PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação UERJ (ENEM) Dissertação

2 participantes

Ir para baixo

Redação UERJ (ENEM) Dissertação Empty Redação UERJ (ENEM) Dissertação

Mensagem por GBRezende Sáb 30 Nov 2019, 16:11

Segue abaixo redação modelo pra UFRJ. A correção é similar a banca do Enem, então apreciaria uma correção usando as 5 competências do Enem. É dissertativa argumentativa, e o tema é Êxodo rural.

A automatização do trabalho agrícola, assim como a modernização dos campos são, hoje, uma das principais causas do êxodo rural. Porém, esse processo social não é recente, na música ‘’3x4’’ de Belchior, que a compôs nos anos 70, o mesmo já deixava clara a sua vigília do Norte do país para o Sul e Sudeste a procura de melhores condições de vida e emprego, realidade que até hoje assola a vida de muitos brasileiros.
Assim como na canção, o processo de migração não é simples. Muitas vezes fazendo-o sem apoio ou dinheiro, devido as péssimas condições de vida no interior do país, a parcela da população que opta por essa alternativa enfrenta em seu caminho não só a dura viagem como também o preconceito e o desprezo das capitais. Sendo tão grande a discrepância econômica entre capital e interior, sobram aos migrantes os subempregos já que em maioria não são capacitados ou letrados o suficiente para assumir cargos mais elevados.
Além disso a barreira linguística e cultural torna ainda mais difícil a inserção dessa população na nova sociedade em que se encontram, por isso o preconceito linguístico acaba por bestializar aqueles que não possuem vasto conhecimento da língua falada na região. Porém, como foi supracitado, as péssimas condições de trabalho não permitem que essa população se desenvolva academicamente, causando uma estagnação que precariza ainda mais a possibilidade de ascensão social desses indivíduos.
Portanto, é necessário tomar as devidas providencias para reverter essa situação tão prejudicial a nossa sociedade. É possível, através de um árduo trabalho de estudo e catalogação da realidade social destes imigrantes, criar novos planos de governo que visam educar e capacitar esses indivíduos e garantir a eles seus direitos, de forma que suas gerações futuras tenham os meios necessários para mudar a realidade social na qual estão inseridos.

Desde já agradeço.
GBRezende
GBRezende
Jedi
Jedi

Mensagens : 227
Data de inscrição : 18/10/2017
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação UERJ (ENEM) Dissertação Empty Re: Redação UERJ (ENEM) Dissertação

Mensagem por gabrielpieri8 Sex 06 Dez 2019, 18:57

Olá GBRezende;

A princípio, o que eu pude notar de errado foi o seguinte:

Linha 2: Após "3X4" coloque uma vírgula, para isolar o aposto.
Linha 3: Não se usa "o mesmo" para substituir pronome. Tente outro pronome como "ele" ou não use pronome algum, adaptando a oração para tal. Ex: ...a música "3X4", de Belchior, já deixava clara a sua vigília..."
Linha 7: O uso do recurso de estilo não é muito bem-visto na redação (Exceto metáforas e comparações específicas) porque trás um tom informal ao texto. Então, antes de "capitais" especifique que é a população das capitais, ou os moradores metropolitanos, algo assim. Esse recurso que foi suprimido é conhecido como Metonímia.
Na conclusão, "providências" tem acento (proparoxítona);

Quanto à conclusão. Eu não sei se na UFRJ eles cobram propostas de intervenção super detalhas e afins. Mas eu acho que a sua ficou vaga. Não há uma clareza sobre o que deve ser feito: planos de governo em quê? Capacitar onde? Como? Dando ensino profissional gratuito, por exemplo? Mais ou menos assim. 
Os pontos que eu sempre me atenho para escrever a minha redação são:
O que deve ser feito? Por quem? Como? Quais as consequências imediatas e futuras?


Um exemplo que eu consegui pensar rapidamente para esse tema seria:

Portanto, é necessário tomar as devidas providencias para reverter essa situação tão prejudicial a nossa sociedade.O Governo, em parceria com a iniciativa privada, deve incentivar essa leva de imigrantes à busca por qualificação profissional técnica a partir da concessão de benefícios em programas sociais para tal, permitindo que as pessoas possam ter um sustento mínimo concomitante ao seu aprendizado. Assim, não só a quantidade de imigrantes desempregados irá diminuir, como a qualidade de vida nas metrópoles verá uma melhora significativa, tanto para essa quanto para as futuras gerações de brasileiros.

Apesar disso, acho que você escreve muito bem, exceto por alguns detalhes que, muitas vezes, os corretores nem percebem... rsrs

Espero ter ajudado. Bons estudos!!
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 25
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação UERJ (ENEM) Dissertação Empty Re: Redação UERJ (ENEM) Dissertação

Mensagem por gabrielpieri8 Sex 06 Dez 2019, 19:08

Eu acabei esquecendo de avaliar com aquele sistema de notas que o ENEM usa. Me desculpe, deixe-me colocar um quadro sobre o que é avaliado em cada competência para deixar isso mais claro:

Redação UERJ (ENEM) Dissertação ?u=https%3A%2F%2Fs5.static.brasilescola.uol.com.br%2Fimg%2F2017%2F10%2Fcompet%25C3%25AAncias.jpg

Como relação à competência 2, 3 e 4 eu não percebi desvio algum. Poderia ter usado uma informação a mais para embasar o texto, um argumento de autoridade, citação, etc; Mas, eu achei suas informações relevantes e muito boas, apesar disso. 
A competência 1 teve poucos desvios, que poderiam ser até desconsiderados, dependendo do corretor. Exceto no uso de "o mesmo" para pronome, essa falta seria visível para alguém da área de linguagens.

A competência 5 é a que ficou mais defasada mesmo, mas não é algo muito gritante não. 

Redação UERJ (ENEM) Dissertação ?u=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-Vi5FZLQ3O9M%2FVFNX0Jx9vjI%2FAAAAAAAAAS4%2FrSlfqUbyQvk%2Fs1600%2FCompet%25C3%25AAncia%252B5

Como pode ver, eu diria que ficaria entre 120 e 160 pontos. 

Provavelmente tiraria de 880 a 960 com essa redação.

Abraços!!
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 25
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação UERJ (ENEM) Dissertação Empty Re: Redação UERJ (ENEM) Dissertação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos