PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consideração a respeito das velocidades.

2 participantes

Ir para baixo

Consideração a respeito das velocidades. Empty Consideração a respeito das velocidades.

Mensagem por ANTONIO WIECIKOWSKI 5/8/2011, 10:21 pm

Vamos supor que Hublle esteja certo, eu creio que sim. Em um ponto qualquer do Universo, uma galáxia está em recessão, em relação a nós, Terra, e em outro ponto, diametralmente
oposto a esta primeira galáxia, uma outra também está em recessão, em relação a nós, Terra, logo, estas duas galáxias estão se afastando, tanto de nós, Terra, quanto uma da outra.
Estas galáxias se deslocam já em velocidades maiores que a metade da velocidade da luz. Em uma destas galáxias, os seres inteligentes que vivem em um planeta qualquer, possuem um modo de medir a distancia que separa uma galáxia de outra, e quando aplicam as relações apropriadas entre distancia e tempo, concluem forçosamente, que a velocidade de afastamento destas galáxias é maior do que a velocidade da luz. Meu raciocínio está certo, na opinião de voces?

ANTONIO WIECIKOWSKI
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 69
Localização : RIO DE JANEIRO/RJ/BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Consideração a respeito das velocidades. Empty Re: Consideração a respeito das velocidades.

Mensagem por Euclides 5/8/2011, 11:52 pm

Não gosto de especulações fáceis (quando baseadas apenas em idéias triviais).

A situação proposta parece ingênua na medida em que faz uma abordagem clássica (newtoniana) de uma situação em que distâncias e velocidades já são relativísticas e em que a medição das distâncias deve estar associada a uma métrica que varia com o tempo.

Num espaço-tempo em expansão a velocidade da luz não é um limite para velocidades de expansão. O universo relativístico de Einstein era estático.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consideração a respeito das velocidades. Empty Consideração a respeito da velocidade.

Mensagem por ANTONIO WIECIKOWSKI 6/8/2011, 2:34 pm

O universo não é newtoniano ou einsteniano, grandes inteligencias, até hoje reconhecidas, interpretaram o Universo de modo incorreto. Einstein cometeu, no mínimo, uma grande gafe, para usarmos uma palavra pouco contundente, e foi obrigado a reconhecer isto. Algo relativistico, seja o que for, não pode ser estático. Minha pergunta, não afirmação foi: ao se medir a distancia percorrida por dois móveis que se afastam, será possível concluirmos que elas se afastaram com velocidade superior a da luz, caso ambos possuissem velocidades superiores a metade da velocidade da luz, sob o mesmo referencial?

ANTONIO WIECIKOWSKI
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 69
Localização : RIO DE JANEIRO/RJ/BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Consideração a respeito das velocidades. Empty Re: Consideração a respeito das velocidades.

Mensagem por Euclides 7/8/2011, 12:56 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Seja a situação proposta acima. O observador do referencial O (galáxia 1) medirá de seu referencial a velocidade relativa de afastamento da galáxia 2. A medida inversa, a partir da galáxia 2 resultará a mesma.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não é maior do que a velocidade da luz.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Consideração a respeito das velocidades. Empty Re: Consideração a respeito das velocidades.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos