PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EN - Elipse

3 participantes

Ir para baixo

EN - Elipse Empty EN - Elipse

Mensagem por SanchesCM Sáb 31 Ago 2019, 08:10

Sejam a elipse de equação EN - Elipse 3369ad6e16d7c69899b5 e o ponto P(8,0). Duas retas r e s, que passam por P, tangenciam a elipse nos pontos A e B, respectivamente. Sendo assim, a área do triângulo ABP é igual a:


A) 40

B) 15V3
C) (80V3)/3
D) (35V15)/4
E) 21V3
Meu gabarito consta letra B.
Tentei fazer que o feixe de retas pode ser descrito como m=y/x-8, isolei y e joguei na equação para achar os ponto A e B de tangência, entretanto, está dando uma conta absurda e gostaria de saber se tem algum caminho por geometria plana. 
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

EN - Elipse Empty Re: EN - Elipse

Mensagem por lookez Sáb 31 Ago 2019, 14:28

Acho que o caminho é realmente fazer a conta substituindo uma equação na outra e fazendo Δ = 0 para achar o m das retas tangentes, mas se você gostar de decorebas existe um truque que eu aprendi no cursinho chamado equação mágica da reta, que encontra direto o m das retas tangentes passando por um ponto exterior:

EN - Elipse Img_2019

Não lembro como demonstrar, mas precisa utilizar derivadas.
lookez
lookez
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 140
Data de inscrição : 11/10/2018
Idade : 24
Localização : RJ, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

EN - Elipse Empty Re: EN - Elipse

Mensagem por SanchesCM Sáb 31 Ago 2019, 15:13

Não tinha conhecimento disso, valeu lookez, vou dar uma olhada!
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

EN - Elipse Empty Re: EN - Elipse

Mensagem por SnoopLy Sáb 31 Ago 2019, 15:47

Lookez, esse tipo de material é bem bacana, é do Elite?

Sanches, uma saída é a seguinte(acredito que a mesma saída é a que gera as "equações mágicas" que o Lookez mostrou, basta apenas generalizar um ponto externo P(a,b))

Derivando implicitamente a elipse dada

\frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} x} \left(\frac{x^2}{16} + \frac{y^2}{25} = 1\right) \longrightarrow \frac{x}{8}+\frac{2yy'}{25}=0

y'=-\frac{25x}{16y}

Mas também temos que

y'=\frac{y}{x-8}

-\frac{25x}{16y}=\frac{y}{x-8}

\frac{16y^2}{25}=x(8-x)

Da equação da elipse

\frac{y^2}{25}=1-\frac{x^2}{16}

16\left(1-\frac{x^2}{16}\right)=x(8-x)

16-x^2=x(8-x)

x=2

y=\pm \frac{5\sqrt{3}}{2}

\begin{vmatrix}
8& 0 & 1   \\
2 & \frac{5\sqrt{3}}{2} & 1 \\
2 &-\frac{5\sqrt{3}}{2}  & 1  
\end{vmatrix} =30\sqrt{3}


\frac{|\Delta|}{2}=15\sqrt{3}
SnoopLy
SnoopLy
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 23/02/2017
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

EN - Elipse Empty Re: EN - Elipse

Mensagem por SanchesCM Sáb 31 Ago 2019, 22:45

Minha base de cálculo é bem precária, visto que não cai na minha prova; tive que dar uma revisada, mas agora compreendi, valeu Snooply, não sofro mais com esse tipo de questão agora xdd
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

EN - Elipse Empty Re: EN - Elipse

Mensagem por lookez Dom 01 Set 2019, 04:03

SnoopLy escreveu:Lookez, esse tipo de material é bem bacana, é do Elite?
É do curso Pensi, apostila da turma IME/ITA 2019, a qual eu faço parte.

Deixo aqui a resolução padrão sem utilizar cálculo aos interessados:

Equação rápida da reta passando por P(8, 0): y = mx - 8m
Substituindo na elipse : x²/16 + (mx - 8m)²/25 = 1 --> 25x² + 16m²x² - 256m²x + 1024m² - 400 = 0
Manipulando para deixar na forma de uma equação do segundo grau em x: (16m² + 25)x² - 256m²x + (1024m² - 400) = 0

Como a reta é tangente o ponto será único, logo essa equação deve ter raiz dupla, ou seja, Δ = 0:
256²m⁴ - 4(16m² + 25)(1024m² - 400) = 0 --> m² = 400/768 --> m = ±5√3/12
Assim as retas tangentes procuradas são r: y = (5√3/12)x - 10√3/3 e s: y= -(5√3/12)x + 10√3/3

Fazendo a interseção das mesmas com a elipse, encontramos o ponto (2, -5√3/2) para a reta r e (2, 5√3/2) para s, agora basta utilizar um determinante com os três pontos para calcular a área como foi feito na resolução do camarada acima.



Existe também uma maneira prática que eu costumo utilizar: da mesma forma que existem as equações mágicas para retas tangentes conhecendo-se um ponto externo, temos também as equações da reta tangente por um ponto que pertence a curva, também demonstradas com derivada:
EN - Elipse Img_2020

No entanto, quando se utiliza um ponto externo nessa equação ao invés de um ponto de tangência, obtemos a equação de uma reta que passa pelos dois pontos de tangência procurados, assim basta fazer a interseção dessa nova reta com a elipse e achamos direto os dois pontos que faltam para calcular a área pedida. Caso o problema pedisse as retas tangentes e não o ponto de tangência, seria melhor utilizar a equação mágica mencionada acima.

Não me recordo do porquê de isso funcionar, mas há uma explicação. Tenha em mente que essas equações são truques específicos de cursinho para ganhar vantagem em vestibulares, não seria a solução ideal caso estivesse produzindo um trabalho ou algo do tipo, pois são pouco conhecidas e precisam ser decoradas, o que não é muito prático.
lookez
lookez
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 140
Data de inscrição : 11/10/2018
Idade : 24
Localização : RJ, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

EN - Elipse Empty Re: EN - Elipse

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos