mcu bicicleta
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mcu bicicleta
Com relação ao funcionamento de uma bicicleta de marchas, na qual cada marcha é uma combinação de uma das coroas dianteiras com uma das coroas traseiras, são formuladas as seguintes afirmativas:
I. em uma bicicleta que tenha duas coroas dianteiras e cinco traseiras, temos um total de dez marchas possíveis, sendo que cada marcha representa a associação de uma das coroas dianteiras com uma das traseiras.
II. em alta velocidade, convém acionar a coroa dianteira de maior raio com a coroa traseira de maior raio.
III. em uma subida íngreme, convém acionar a coroa dianteira de menor raio e a coroa traseira de maior raio.
Entre as afirmativas anteriores, está(ão) correta(s)?
a) I e III
b) I, II e III
c) I e II
d) II
e) III
Poderiam explicar a II e a III? Obrigado!!
I. em uma bicicleta que tenha duas coroas dianteiras e cinco traseiras, temos um total de dez marchas possíveis, sendo que cada marcha representa a associação de uma das coroas dianteiras com uma das traseiras.
II. em alta velocidade, convém acionar a coroa dianteira de maior raio com a coroa traseira de maior raio.
III. em uma subida íngreme, convém acionar a coroa dianteira de menor raio e a coroa traseira de maior raio.
Entre as afirmativas anteriores, está(ão) correta(s)?
a) I e III
b) I, II e III
c) I e II
d) II
e) III
Poderiam explicar a II e a III? Obrigado!!
Última edição por folettinhomed em Seg 26 Ago 2019, 07:01, editado 1 vez(es)
folettinhomed- Mestre Jedi
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Re: mcu bicicleta
II- Errado. Veja, para o caso de quisermos pedalar em alta velocidade mas com pouco esforço(menor frequência de giro, nesse sentido), o melhor é usar coroa dianteira(pedal) de raio maior e coroa traseira com raio menor.
No caso, por estarem acopladas em uma mesma corrente, terão mesma velocidade. Mas como possuem raios diferentes, farão as rodas girarem em velocidades diferentes.
V1=V2 --> R1.F1=R2.F2
Para manter a equação constante o eixo de maior raio girará com menor frequência, e o eixo de menor raio girará com maior frequência, fazendo com que alcance altas velocidades(pois girará o pneu traseiro com alta frequência)
III - Verdadeiro. Nesse caso, acontece o inverso do que escrevi agora acima. Como a subida é íngreme, é melhor girar o pedal em alta frequência e transferir com baixas frequências para o pneu traseiro. Isso acontece porque, caso as marchas estejam como descrevi no caso II, será necessário muito esforço para subir com a bike, porque o pedal girará menos que o pneu.
No caso, por estarem acopladas em uma mesma corrente, terão mesma velocidade. Mas como possuem raios diferentes, farão as rodas girarem em velocidades diferentes.
V1=V2 --> R1.F1=R2.F2
Para manter a equação constante o eixo de maior raio girará com menor frequência, e o eixo de menor raio girará com maior frequência, fazendo com que alcance altas velocidades(pois girará o pneu traseiro com alta frequência)
III - Verdadeiro. Nesse caso, acontece o inverso do que escrevi agora acima. Como a subida é íngreme, é melhor girar o pedal em alta frequência e transferir com baixas frequências para o pneu traseiro. Isso acontece porque, caso as marchas estejam como descrevi no caso II, será necessário muito esforço para subir com a bike, porque o pedal girará menos que o pneu.
Dr.Astro- Mestre Jedi
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