PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre Circuito RC.

Ir para baixo

Dúvida sobre Circuito RC. Empty Dúvida sobre Circuito RC.

Mensagem por riquinholyra Seg 01 Jul 2019, 20:24

Boa noite Companheiros de forúm!

Estava fazendo algumas questões de circuitos RC e me deparei com o problema abaixo: 
Dúvida sobre Circuito RC. 20190710

O enunciado diz: No circuito mostrado: As chaves estão naturalmente abertas. No instante t = 0s, as duas chaves se fecham. No instante t = 0.9s, a chave 2 (S2) se abre. Sabendo que Vc(0) = 20V, calcule Vc para os intervalos de 0 à 0.9s, e de 0.9 ao infinito.

Minha dúvida cai sobre o seguinte. Lembro de nos meus estudos aprender que um capacitor atinge seu estagio estacionário quando este atinge a DDP da fonte que está conectado (estou certo neste apontamento, amigos?). Já que o capacitor tem, em t=0, V maior que a fonte no circuito, este deve descarregar, até que atinja a ddp da fonte, de 10v. Se eu estou certo no meu raciocínio, devo aplicar diretamente a equação de tensão no capacitor, sendo esta:

Vc(t) = Vo \cdot e^{-t/RC}

Novamente, não estou tão certo do meu julgamento aqui. Venho então me consultar com vocês. Agradeço de antemão a atenção.
riquinholyra
riquinholyra
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/08/2015
Idade : 27
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos