PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética - linkage

Ir para baixo

Genética - linkage Empty Genética - linkage

Mensagem por JMão Dom 19 maio 2019, 14:44

(UFPI) 
Em certas ervilhas as relações de dominância para cor e forma do grão de pólen são as seguintes:

V: flores azuis;    v: flores vermelhas;
E: pólen oblongo;   e: pólen esférico. 

Uma planta duplamente heterozigota cruzada com outra de flores vermelhas e de pólen esférico forneceu: 40 flores azuis e pólen oblongo; 160 flores azuis e pólen oblongo; 160 flores vermelhas e pólen oblongo; 40 flores vermelhas e pólen esférico. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:

a) Os genes V e E distam 80 URs e na planta duplamente heterozigota estão em posição cis.
b) Os genes V e E distam 20 URs, estando em posição cis na planta duplamente heterozigota.
c) Os genes V e E distam 20 URs e na planta duplamente heterozigota estão em posição trans.
d) Os genes V e E distam 80 URs, estando em posição trans na planta duplamente heterozigota.


Estou me embolando bem nessa questão na hora de desenhar os cromossomos e fazer o linkage.
* Os resultados do cruzamento vem da "junção" do cromossomo 've' com os da planta duplo-heterozigota após o linkage

Onde estou errando?

Gabarito C

Genética - linkage Geneti10

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos