PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UNEB 2019) Interpretação de texto

2 participantes

Ir para baixo

(UNEB 2019) Interpretação de texto Empty (UNEB 2019) Interpretação de texto

Mensagem por dani_medrado Qua 16 Jan 2019, 16:48

Dentre os desafios dos tempos atuais para a preservação da identidade cultural do nosso país encontram-se a globalização e as consequências dela decorrentes. Em que pesem os aspectos positivos da mesma que, implicitamente, traz em seu bojo o ideal de união e confraternização entre os povos, há que se destacar que não se pode esquecer os aspectos particulares da cultura, da língua, das tradições de cada povo. Há que se destacar a importância da identidade cultural de cada país.
     Por outro lado, também o conceito de identidade nacional brasileira é frequentemente discutido. Já se afirmou que a identidade nacional se confundiria com a identidade cultural face à grande heterogeneidade de traços culturais ligados à diversidade dos grupos étnicos. Contudo, apesar de ser um país de dimensões geográficas gigantescas e de grande diversidade cultural, econômica, social e étnica, o Brasil tem no idioma português um elemento de unificação do país. Falamos português, apesar dos inúmeros sotaques e vocabulários regionais. Portanto, um dos fortes aspectos da identidade nacional brasileira é a língua.
     Há quem defina a identidade nacional como um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. E muitos entendem que a cultura e a identidade estão inteiramente ligadas. Portanto, trata-se de um exercício complexo determinar uma identidade nacional para um país formado de diversas culturas, hábitos e povos oriundos de vários lugares do mundo.
     Diante destes pontos que visam incentivar a reflexão sobre o assunto, ainda é preciso enfatizar a importância de se preservar a identidade da cultura brasileira, nos seus variados aspectos, inclusive nos que interagem com a educação, independentemente da realidade econômica e política do nosso país.
     E, se identidade nacional é interpretada como somatória de valores culturais resultantes da vivência, é igualmente importante que o governo, a sociedade e os profissionais ligados à área cultural resgatem sempre a memória de todos os registros que embasaram as decisões, os fatos, as atividades, o acervo, a legislação, que propiciaram a evolução do que se entende, nos dias atuais, como identidade cultural do Brasil.

Percebe-se, pela leitura do texto, que a difícil sedimentação de uma cultura nacional está intrinsecamente vinculado à
01) língua.
02) diversidade cultural.
03) multiplicidade racial.
04) globalização.
05) expansão territorial.

Alguém poderia me explicar o erro da 2?

dani_medrado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 552
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 27
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UNEB 2019) Interpretação de texto Empty Re: (UNEB 2019) Interpretação de texto

Mensagem por Emanoel Mendonça Qua 16 Jan 2019, 18:44

Boa tarde

Lendo esse trecho; 

" ...muitos entendem que a cultura e a identidade estão inteiramente ligadas. Portanto, trata-se de um exercício complexo determinar uma identidade nacional para um país formado de diversas culturas, hábitos e povos oriundos de vários lugares do mundo.... E, se identidade nacional é interpretada como somatória de valores culturais resultantes da vivência, é igualmente importante que o governo, a sociedade e os profissionais ligados à área cultural resgatem sempre a memória de todos os registros que embasaram as decisões, os fatos, as atividades, o acervo, a legislação, que propiciaram a evolução do que se entende, nos dias atuais, como identidade cultural do Brasil."

Com o que está grifado entende-se que a diversidade cultural pode ser considerada parte da cultura nacional, havendo uma integração entre ambos conceitos.

E o que podemos ver que dificulta a sedimentação dessa cultura nacional, é o processo de globalização que aproxima e permite que outras culturas sejam espalhadas, fazendo com que "deixeimos" de lado nossas verdadeiras raízes culturais.


Espero ter ajudado.


Última edição por Emanoel Mendonça em Qua 16 Jan 2019, 18:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Melhorar a resposta)
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos