Interseção de cônicas
2 participantes
Página 1 de 1
Interseção de cônicas
Sejam P(a,b) e Q(c,d) os pontos em que a reta 3x-2y=0 corta a curva x²+6x+y²-4y-12=0. Calcule o produto da distância de P ao ponto R(2,3) pela distância de Q ao mesmo ponto R.
Minha dificuldade está em achar os pontos de interseção, se alguém puder me ajudar fico grato.
, substituindo na curva:
, logo:
Depois fui desenvolvendo (mesmo com esse resultado feio) e a resposta não bateu...tentei isolar o x na equação da reta, mas também não tive êxito.
Minha dificuldade está em achar os pontos de interseção, se alguém puder me ajudar fico grato.
, substituindo na curva:
, logo:
Depois fui desenvolvendo (mesmo com esse resultado feio) e a resposta não bateu...tentei isolar o x na equação da reta, mas também não tive êxito.
Última edição por SanchesCM em Sáb 25 Ago 2018, 19:43, editado 1 vez(es)
SanchesCM- Jedi
Re: Interseção de cônicas
Esse caminho é complicado, Sanches, dá muita conta. Vamos procurar um mais simples.
O ponto R pertence reta dada, e a curva é uma circunferência; então, no fundo, a questão pede a potência do ponto em relação à circunferência.
Para evitar confusão alterei o nome do ponto de R para A, chamei a reta de t, e a circunferência de lâmbda.
Note que, enquanto achar os pontos da intersecção de t com lâmbda é trabalhoso em termos de conta, as contas com o centro a circunf são simples e fáceis.
O ponto R pertence reta dada, e a curva é uma circunferência; então, no fundo, a questão pede a potência do ponto em relação à circunferência.
Para evitar confusão alterei o nome do ponto de R para A, chamei a reta de t, e a circunferência de lâmbda.
Note que, enquanto achar os pontos da intersecção de t com lâmbda é trabalhoso em termos de conta, as contas com o centro a circunf são simples e fáceis.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Re: Interseção de cônicas
Obrigado, mestre! Foi de grande ajuda.
SanchesCM- Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos