PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimentos operários - séc XIX

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Movimentos operários - séc XIX

Mensagem por VesTeles Seg 20 Ago 2018, 13:39

As afirmativas abaixo referem-se aos movimentos operários, no contexto da Revolução Industrial do século XIX:

I. Ao longo do século XIX a consolidação do capitalismo tornaria as condições de vida e de trabalho do nascente proletariado extremamente precárias. 
II. O ludismo traduz as primeiras manifestações de resistência da nascente classe operária que ocupou os últimos anos do século XVIII e os primeiros do século XIX.
III. Em meados do século XVIII a greve geral dos trabalhadores na Europa, organizada nas sedes sindicais que representavam a classe operária, provocou importantes mudanças na legislação trabalhista da época. 
IV. O movimento cartista, movimento operário que surgiu na primeira metade do século XIX, não se constituiu um fato isolado, pois foi precedido de greves, motins, insurreições e outras manifestações da classe operária.
V. Na segunda metade do século XIX, e principalmente com a formação das associações internacionais dos trabalhadores, percebeu-se uma estreita relação entre o marxismo e o movimento operário europeu.

Assinale se:

a) Apenas I, II, III e IV forem verdadeiras.
b) Apenas I, II, IV e V forem verdadeiras.
c) Apenas I, II, III e V forem verdadeiras.
d) Todas as alternativas forem verdadeiras.

Gabarito :
Dúvida:


Última edição por VesTeles em Seg 20 Ago 2018, 15:26, editado 1 vez(es)

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Movimentos operários - séc XIX

Mensagem por dd0123 Seg 20 Ago 2018, 15:16

"Em meados do século XVIII a greve geral dos trabalhadores na Europa, organizada nas sedes sindicais que representavam a classe operária, provocou importantes mudanças na legislação trabalhista da época. "

Um dos erros dessa alternativa está no século, pois é preciso ter em mente, que as manifestações e motins do Cartismo apenas ocorreram no início do século XIX e suas poucas conquistas efetivas apenas foram ocorrer no meio do século, tais como a primeira lei de proteção ao trabalho infantil (1833), a lei de imprensa (1836), a reforma do Código Penal (1837), a lei permitindo as associações políticas e a lei da jornada de trabalho de 10 horas. Além disso, paralisações de carácter grevista apenas foram ser "gerais" durante o século XIX e não XVIII, cujo ponto culminante terá sido a experiência da Comuna de Paris de 1871, suscitando grandes debates no interior do movimento operário e dos partidos e movimentos revolucionários (anarquistas, comunistas, socialistas).

Outro erro é "organizada nas sedes sindicais" e "mudanças na legislação trabalhista da época".. nesse período ainda não havia nenhuma sede propriamente dita, da forma como nós conhecemos hoje, ou algum tipo de regularização trabalhista.  Os empregados das fábricas apenas formavam as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições. Somente em 1824, diante de todo esse crescimento das lutas operárias, a Inglaterra acabou aprovando a primeira lei, que permitiu a organização sindical dos trabalhadores. A partir desse momento, começaram a surgir organizações de federações que unificavam várias categorias dos trabalhadores e em 1830 foi fundada a primeira entidade geral dos operários ingleses. Em 1866, ocorreu o primeiro congresso internacional das organizações de trabalhadores de vários países, que representou um grande avanço na unidade dos assalariados, onde surge a fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT).

Espero que tenha ficado claro. Abraço! Qualquer coisa escreve aqui!
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Movimentos operários - séc XIX

Mensagem por VesTeles Seg 20 Ago 2018, 15:24

Obrigado pela completíssima resposta!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Movimentos operários - séc XIX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos