Coração, cabeça e estômago - Camilo Castelo B
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Coração, cabeça e estômago - Camilo Castelo B
O romance Coração, cabeça e estômago, de Camilo Castelo Branco apresenta características que destoam do movimento literário ao qual pertenceu. Assinale a alternativa cuja frase denote essa ruptura.
a) “que importa morrer, se não podemos jamais ter nesta vida a nossa esperança de há três anos.”
b) “ofereceu-lhe a mão, e uma pulseira de brilhantes nela, com a condição de me esquecer”
c) “A lua prateava-me a testa, em que o sangue, aquecido no coração, subia em arquejos daquela poesia, que não sai em rimas, e enlouquece, se a paixão a não desafoga em suspiros”
d) “Vi que um rancho de meninas desciam ao jardim e colhiam flores”
a) “que importa morrer, se não podemos jamais ter nesta vida a nossa esperança de há três anos.”
b) “ofereceu-lhe a mão, e uma pulseira de brilhantes nela, com a condição de me esquecer”
c) “A lua prateava-me a testa, em que o sangue, aquecido no coração, subia em arquejos daquela poesia, que não sai em rimas, e enlouquece, se a paixão a não desafoga em suspiros”
d) “Vi que um rancho de meninas desciam ao jardim e colhiam flores”
- Gabarito:
- D
- Dúvida:
- Eu entendi o porquê da letra D, é ela pois a frase apresenta características da natureza (campestre), mas eu fiquei com dúvida e acabei marcando a letra B, pois eu percebi, nessa frase, uma ironia em relação ao romance(sentido de amor),“ofereceu-lhe a mão, e uma pulseira de brilhantes nela, com a condição de me esquecer” bem nessa parte em negrito, é como se estivesse pagando para esquecer o amor. O que vocês acham?
VesTeles- Mestre Jedi
VesTeles- Mestre Jedi