PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como decidir a faculdade?

+5
Emanoel Jorge
Giovana Martins
justanightmare
Felipe Pereira Sales
VesTeles
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Como decidir a faculdade?

Mensagem por VesTeles Qui 12 Jul 2018, 14:26

Relembrando a primeira mensagem :

Olá, não sei se tem outros que possuem alguma dificuldade em escolher algum curso de interesse, mas gostaria de iniciar esse bate-papo para saber mais sobre os cursos.
Quero saber quais os motivos de escolherem esse curso, como é (se for graduando/graduado), vocês acham que a preocupação com o salário é importante e deve influenciar na(s) sua(s) escolha(s)? Se possível, fale os prós e contras do curso com uma descrição.

Possuo certa dúvida em escolher algum curso, sou do tipo que mergulha de cabeça (com toda motivação) quando se interessa por algo, mesmo sendo coisas variadas (desde cozinhar, história, programação, até as disciplinas exatas e biológicas), mas quando não me interesso, pego uma certa repulsão (antipatia - não achei a palavra correta para descrever).

Desde já, só tenho a agradecer ao Fórum, obrigado!!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo


Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Convidado Qui 12 Jul 2018, 18:54

Elcio,telecomunicações é sobre criptografia e afins?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por VesTeles Qui 12 Jul 2018, 19:10

É, o Brasil não está lá aquelas coisas, mas existem essas áreas de pesquisa que são fortíssimas, tanto em cenário nacional como em cenário internacional, acho que estou mais tranquilo para escolher a faculdade sem ter tanto medo, obrigado!!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Elcioschin Qui 12 Jul 2018, 19:30

Ave aquatica

Um curso de Telecomunicações certamente envolve muito conhecimento de eletrônica.
Uma parte importante dele é sobre antenas (de todos os tipos: telefonia, TV, rádio, antenas parabólicas que pesquisam o universo e são usados por astrônomos, satélites artificiais, naves espaciais, etc.). A parte matemática é bem complexa.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71691
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Convidado Qui 12 Jul 2018, 19:37

Eu nunca dei importância para essa engenharia,quando via passava apenas os olhos por cima.Eu pensei que tinha algo a ver com jornalismo - de certa forma tem - Pensei que seria algo extremamente fácil.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Elcioschin Qui 12 Jul 2018, 20:25

Ela facilita o trabalho de muitos profissionais: jornalistas/repórteres, astrônomos, físicos, médicos (cirurgias à distância), engenheiros, astronautas, pesquisadores, etc.)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71691
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Andre Ampère Qui 12 Jul 2018, 21:33

O lugar onde você vai cursar também deve ser decisivo ( se você for exigente com o curso ). Eu estava fazendo engenharia mecânica mas não gostei do lugar mesmo. Provavelmente eu faria engenharia mecânica em outro lugar...
Andre Ampère
Andre Ampère
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 152
Data de inscrição : 23/12/2017
Idade : 26
Localização : São Luís-MA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por MalcolnMed Sex 13 Jul 2018, 15:08

Sempre quis medicina. Algo intrínseco em mim desde que eu tenho minhas primeiras memórias.

Entretanto, não foi pelo clichê clássico de querer salvar vidas e cuidar do próximo.
Pra mim, o importante da medicina é o mistério. É a linha tênue que você está entre a vida e a morte e como você pode ser o tecelão desta.

Ser a profissão mais valorizada financeiramente é lucro. Mas baseia-se que terá sucesso financeiro se fizer sucesso profissionalmente. Logo, não deve ser o mais importante na sua escolha. Claro, não sejamos ingênuos ao dizer que a escolha independe da renda.
Ora, como posso realizar aquilo que gosto mas terei problemas financeiros que culminará em problemas sociais, deslegitimando a excelência do cargo que realizará?

Boa sorte =)
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Dom 22 Jul 2018, 19:19

Bem, cheguei atrasado demais na discussão, mas vou tentar ajudar assim mesmo.

Você tem que ver o que você gosta mais, mas como José? Bem, verifique quais são os tipos de perguntas que você mais gosta fazer no fórum, os tipos de programas que você assiste ou assistiu durante sua infância ou assiste ainda (Se gosta de programas voltados pra Física, Química, Biologia, ou História, ou Filosofia ou quaisquer outras matérias). Verifique a grade curricular de um curso da grade que você deseja. Mas caso você ficar com dúvida em duas grades diferentes mesmo que as tenha visto. Pergunte ao seu professor do ensino médio ou do seu cursinho pré-vestibular. Ele vai te falar o que você gosta mais, mas ele vai te perguntar qual matéria você gosta mais.

Eu por exemplo, já fiquei em dúvidas em diversos cursos, mas diversos mesmo, em engenharia física, astronomia, física (bacharelado, licenciatura em física, engenharia química, engenharia mecânica, engenharia automotiva, ciências sociais.

Quando eu selecionei minhas duas opções de curso, tinha selecionado física como primeira opção, e matemática na segunda. Depois mudei e pus ciências sociais na segunda opção. depois inverti as opções e então as desenverti. Escolhi Física por ser um leque que dá muitas opções, deixei ciências sociais pra depois. Mas por quê, José? Porque eu gosto mais de física (tô fazendo licenciatura em física pela UFRJ).

O primeiro desenho que eu comecei a assistir sobre ciência foi "Ciência Travessa", um desenho onde estudantes do ensino médio sofre um acidente e ficam super inteligentes. Nessa mesma época, assisti muito Mythbusters e Supercâmera. Mas demorei pra perceber que eu gostava de Física. Eu queria ser militar antes, mas aí desisti por causa do reacionarismo do pessoal e mente pior do que de criança. Fiz vestibular único e exclusivamente pra Enem e pra Uerj, e assim eu passei pra UFRJ e Uerj. Hoje me sinto realizado, mas ainda tenho vontade de fazer outra graduação estando mesmo assim no 1º período.

Nunca desista dos seus sonhos, pois aquela pessoa mais realizada é aquela a qual que faz o que gosta, mesmo que as pessoas não acham grande coisa o que essa pessoa faz. Vai lá e conquiste os seus sonhos que você é capaz! Very Happy Wink :cyclops:
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por VesTeles Dom 22 Jul 2018, 20:34

Carl Edward Sagan Jr escreveu:Bem, cheguei atrasado demais na discussão, mas vou tentar ajudar assim mesmo.

Você tem que ver o que você gosta mais, mas como José? Bem, verifique quais são os tipos de perguntas que você mais gosta fazer no fórum, os tipos de programas que você assiste ou assistiu durante sua infância ou assiste ainda (Se gosta de programas voltados pra Física, Química, Biologia, ou História, ou Filosofia ou quaisquer outras matérias). Verifique a grade curricular de um curso da grade que você deseja. Mas caso você ficar com dúvida em duas grades diferentes mesmo que as tenha visto. Pergunte ao seu professor do ensino médio ou do seu cursinho pré-vestibular. Ele vai te falar o que você gosta mais, mas ele vai te perguntar qual matéria você gosta mais.

Eu por exemplo, já fiquei em dúvidas em diversos cursos, mas diversos mesmo, em engenharia física, astronomia, física (bacharelado, licenciatura em física, engenharia química, engenharia mecânica, engenharia automotiva, ciências sociais.

Quando eu selecionei minhas duas opções de curso, tinha selecionado física como primeira opção, e matemática na segunda. Depois mudei e pus ciências sociais na segunda opção. depois inverti as opções e então as desenverti. Escolhi Física por ser um leque que dá muitas opções, deixei ciências sociais pra depois. Mas por quê, José? Porque eu gosto mais de física (tô fazendo licenciatura em física pela UFRJ).

O primeiro desenho que eu comecei a assistir sobre ciência foi "Ciência Travessa", um desenho onde estudantes do ensino médio sofre um acidente e ficam super inteligentes. Nessa mesma época, assisti muito Mythbusters e Supercâmera. Mas demorei pra perceber que eu gostava de Física. Eu queria ser militar antes, mas aí desisti por causa do reacionarismo do pessoal e mente pior do que de criança. Fiz vestibular único e exclusivamente pra Enem e pra Uerj, e assim eu passei pra UFRJ e Uerj. Hoje me sinto realizado, mas ainda tenho vontade de fazer outra graduação estando mesmo assim no 1º período.

Nunca desista dos seus sonhos, pois aquela pessoa mais realizada é aquela a qual que faz o que gosta, mesmo que as pessoas não acham grande coisa o que essa pessoa faz. Vai lá e conquiste os seus sonhos que você é capaz! Very Happy Wink :cyclops:

Simplesmente genial!! kkkk na minha cabeça já passou um monte de opção também (de medicina até ciências políticas - sem nexo nenhum kkkk), mas nunca pensei nessa parte, o que eu gostava de criança. Faz todo sentido relembrar o que nos dava prazer de assistir e fazer quando éramos pequenos, nossa percepção de mundo ainda estava sendo formada.

Mas mesmo assim fica difícil pra mim (kkk), eu quando estava na 4ª série ganhei três livros: um de anatomia, que era simples, adorava ficar vendo os órgãos saber como funciona, um de história (esse eu adorava também, depois que li, fiquei fissurado em história oriental, principalmente quando eu li sobre Gengis khan, eu achava o máximo) e ainda um que explicava fenômenos físicos, era básico também (por exemplo, explicava o derretimento da manteiga, troca de calor - como não tinham contas, eu entendia bem o livro), ainda tenho os três livros. Ainda estou na minha divergência interna de opiniões, mas achei bem legal essa dica, até desenhos podem influenciar no que você vai gostar (física, matemática, história, biologia).

Obrigado pelas palavras! Very Happy

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? - Página 2 Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos