PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como decidir a faculdade?

+5
Emanoel Jorge
Giovana Martins
justanightmare
Felipe Pereira Sales
VesTeles
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Como decidir a faculdade?

Mensagem por VesTeles Qui 12 Jul 2018, 14:26

Olá, não sei se tem outros que possuem alguma dificuldade em escolher algum curso de interesse, mas gostaria de iniciar esse bate-papo para saber mais sobre os cursos.
Quero saber quais os motivos de escolherem esse curso, como é (se for graduando/graduado), vocês acham que a preocupação com o salário é importante e deve influenciar na(s) sua(s) escolha(s)? Se possível, fale os prós e contras do curso com uma descrição.

Possuo certa dúvida em escolher algum curso, sou do tipo que mergulha de cabeça (com toda motivação) quando se interessa por algo, mesmo sendo coisas variadas (desde cozinhar, história, programação, até as disciplinas exatas e biológicas), mas quando não me interesso, pego uma certa repulsão (antipatia - não achei a palavra correta para descrever).

Desde já, só tenho a agradecer ao Fórum, obrigado!!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Felipe Pereira Sales Qui 12 Jul 2018, 14:56

Eu tenho um amor infinito por biológicas e, entre as áreas de biológicas, estou estudando para passar em medicina. A escolha foi feita pelo interesse no conteúdo, pelo salário e pela importância (deve ser massa salvar vidas). Assim, mergulhei de cabeça (como você disse) pra alcançar meu objetivo. No entanto, não sei se para se dar bem no curso o único requisito seria gostar muito de biologia (também gosto de assistir vídeos de cirurgia). Tenho medo de entrar no curso e não me dar muito bem. Eu sei, é confuso kk
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por justanightmare Qui 12 Jul 2018, 14:58

Eu faço Engenharia Civil e pretendo trocar pra Medicina.

Mesmo que o salário de Medicina fosse um salário mínimo ainda assim eu iria querer, eu gosto de matemática, física, etc. mas a Medicina tem alguma coisa que me deixa fascinado de um jeito diferente

justanightmare
Jedi
Jedi

Mensagens : 280
Data de inscrição : 25/08/2017
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Giovana Martins Qui 12 Jul 2018, 15:09

Eu tenho (talvez eu não tenha mais) essa dificuldade hahaha. Eu passei uns 2 anos da minha vida tendo como objetivo cursar engenharia civil. Porém, ao ver a grade desse curso na faculdade que eu pretendo estudar, eu não gostei nenhum pouco. Os primeiros semestres do curso eu até acho que seriam legais, pois há matérias como cálculo, física, química e programação, que são matérias que eu curto. Agora na parte específica, ainda que eu não tenha grande conhecimento sobre elas, me deu uma desanimada ver matérias como estradas, geologia, pavimentação, concreto etc. As únicas matérias específicas que me pareceram ser interessantes foram hidráulica e parte que envolve estruturas. Daí eu resolvi pesquisar sobre outras engenharias, aeronáutica, elétrica, computação, mecânica etc. Dessas a única que me interessou foi a engenharia mecânica, principalmente pela gama de atuação de um engenheiro mecânico e também pela grade curricular (termodinâmica, vibrações, condicionamento de ar, dinâmica que tem a ver com descrição e cálculo dos mais variados tipos de movimentos etc) que parece "fazer mais o meu estilo". Honestamente, se fosse por amor, eu faria matemática ou física ao invés de engenharia (sim, o lado financeiro influenciou na escolha), porém, na minha opinião, fazer esses cursos no nosso país é inviável (eu tenho total noção de que a engenharia também não está bem) caso você não siga a carreira universitária, a qual eu não tenho a menor vontade de seguir. Um outro fator que fez com que eu optasse pela engenharia mecânica está no fato de minha irmã também fazer esse curso e me informar como as coisas funcionam na graduação e também o básico do mercado de trabalho. Quanto as desvantagens da engenharia mecânica, não há muito o que se dizer. O problema dela é mais ou menos o problema das outras engenharias, "superlotação" de mão de obra, o que desvaloriza bastante o salário, e o fato de ser uma profissão vulnerável em relação à economia do país. Perdão pelo "textão". Não consigo falar/escrever pouco.

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7517
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Fibonacci13 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Emanoel Jorge Qui 12 Jul 2018, 15:29

lie o comentario de todos por favor se der queria que mais alguma pessoas conversa-se sobre isso irei supervisionar este topico talvez ajude na minha escolha.

Emanoel Jorge
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 28/06/2017
Idade : 24
Localização : Maranhão,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por VesTeles Qui 12 Jul 2018, 15:42

Ver o que vocês pensam sobre os cursos é muito legal kkk

Felipe:  Somos 2 apaixonados por Biologia, chega num momento que você gosta tanto que você respeita até uma folha kkkk, amo demaiiis, além disso eu amo matemática e física também, essa são as matérias que mais me dão prazer de estudar. 

Felipe e Nightmare: Fico feliz por vocês terem escolhido essa área, é muito responsabilidade, ein! Confesso que já pensei também em seguir carreira médica, mas por enquanto estou me preparando sem medo do que escolher no dia da inscrição.

Giovana: Hahahahha que bom que você escreve bastante, sou horrível em falar bastante, eu já pensei em seguir engenharia civil também, mas o que me desanimou foi o mesmo motivo que o seu, as matérias (entre nós: deve ser meio chato estudar a pavimentação, estradas, economia dos transportes e até ciência dos materiais de construção kkkkk), como eu disse, gosto muito de exatas (física, química e matemática) e também da biológicas, o primeiro corroborou na escolha da engenharia, a minha parte biológica descordou de tudo kkkk.


Nesse ano eu passaria, no sisu, na maioria dos cursos (Engenharias, ciências em geral, odonto, menos medicina) e isso me deixou mt feliz, porém fiquei mt indeciso (acabei não escolhendo nada - para não atrapalhar quem realmente quer o curso) e estou aqui estudando em casa para prestar de novo, isso me deixou um pouco triste, me sinto um pouco perdido no mundo sabe? ainda mais com família que cobra e os problemas por aí. (não é para achar coitadinho, pelo amor Deus sem coitadismo kkkkkkkk)

Obrigado por responderem!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por justanightmare Qui 12 Jul 2018, 15:50

Eu também penso no seguinte:

Nós somos jovens ainda, eu por exemplo só faço 18 anos em Outubro, se eu escolher um determinado curso eu posso mudar, tenho muito tempo de vida pela frente (espero kkk), e existem pessoas que entram na faculdade com 40, 50, 60, etc., o que eu quero dizer é que se escolhermos algo que não gostamos e mudarmos de ideia dentro do curso, ainda temos tempo de mudar.

justanightmare
Jedi
Jedi

Mensagens : 280
Data de inscrição : 25/08/2017
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Elcioschin Qui 12 Jul 2018, 16:54

Sugiro NÃO escolher somente pelo aspecto financeiro; imagine um/uma jovem que escolha Medicina somente por isto. Forma-se e começa a trabalhar e ganha dinheiro. Mas descobre que não gosta disso e tem que decidir: ou troca de profissão, perdendo os anos de estudo ou continua sendo médico infeliz por toda a sua vida.

O motivo principal para escolher deve ser a afinidade com o trabalho, pois você deverá executá-lo durante toda a sua vida.

Os cursos de Engenharia, Medicina, Biologia, permitem que se trabalhe com pesquisa de ponta, além do trabalho padrão de empresas, indústrias, laboratórios, hospitais, etc.

Entre as engenharias as que exigem uma matemática bem profunda, estão a engenharia elétrica, eletrônica e telecomunicações.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por VesTeles Qui 12 Jul 2018, 17:10

Eu fico com um pouco de receio por optar a área de pesquisador, você acha que a área de pesquisa do Brasil vai aumentar? ou devo, desde já, visar uma carreira fora do País?

Obrigado Elcio!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Elcioschin Qui 12 Jul 2018, 18:26

Difícil dizer, baseado na atual situação econômica do país. Mas lembrem-se, vocês estarão planejando começa a trabalhar daqui a 5/6 anos!

De qualquer maneira temos muitos pesquisadores trabalhando no país, em diversas áreas: no INPE, no ITA, no LNLS, na USP, na Petrobras, em grandes laboratórios farmacêuticos, na EMBRAPA, etc.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como decidir a faculdade? Empty Re: Como decidir a faculdade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos