Platão e a Libertação Anímica

Ir em baixo

Platão e a Libertação Anímica

Mensagem por GranTorino em Sab Abr 28 2018, 00:48

(UEL – 2005) “- Mas a cidade pareceu-nos justa, quando existiam dentro dela três espécies de naturezas, que executavam cada uma a tarefa que lhe era própria; e, por sua vez, temperante, corajosa e sábia, devido a outras disposições e qualidades dessas mesmas espécies.
- É verdade.
- “Logo, meu amigo, entenderemos que o indivíduo, que tiver na sua alma estas mesmas espécies, merece bem, devido a essas mesmas qualidades, ser tratado pelos mesmos nomes que a cidade”. (PLATÃO. A república. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. 7 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. p. 190.)



Com base no texto e nos conhecimentos sobre a justiça em Platão, é correto afirmar:



a) As pessoas justas agem movidas por interesses ou por benefícios pessoais, havendo a possibilidade de ficarem invisíveis aos olhos dos outros.
b) A justiça consiste em dar a cada indivíduo aquilo que lhe é de direito, conforme o princípio universal de igualdade entre todos os seres humanos, homens e mulheres.
c) A verdadeira justiça corresponde ao poder do mais forte, o qual, quando ocupa cargos políticos, faz as leis de acordo com os seus interesses e pune a quem lhe desobedece.
d) A justiça deve ser vista como uma virtude que tem sua origem na alma, isto é, deve habitar o interior do homem, sendo independente das circunstâncias externas.

e) Ser justo equivale a pagar dívidas contraídas e restituir aos demais aquilo que se tomou emprestado, atitudes que garantem uma velhice feliz.


RESPOSTA: B e D?

Na minha apostila diz ser a letra B, mas eu marquei a D. Pesquisei na internet para ver qual resposta ia se confirmar e , de um site de sociologia, vi que para a mesma pergunta a resposta correta seria a letra D.

Poderia me ajudar, por favor? 


GRATO!
avatar
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 535
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 73
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Platão e a Libertação Anímica

Mensagem por Aluna59 em Sab Abr 28 2018, 11:44

Olá,

ao meu ver, também acredito que a letra D seja a mais correta.
Tal alternativa se aproxima mais do conceito de Sofocracia, modelo político ideal de Platão, no qual a organização social é divida pelas funções que cada indivíduo saiba realizar da melhor forma.
Além disso, podemos pensar que a definição de justiça da letra B só foi estabelecida com a revolução francesa, com os direitos igualitários e as teorias iluministas, muito posterior a Platão.
avatar
Aluna59
matadora
matadora

Mensagens : 308
Data de inscrição : 07/09/2016
Idade : 20
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum