PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Período Pombalino

2 participantes

Ir para baixo

Período Pombalino Empty Período Pombalino

Mensagem por Liss Collins Seg 16 Abr 2018, 22:53

Oi, gente!
Poderiam me ajudar nessa questãozinha aqui?


O chamado “despotismo esclarecido” tem entre as caracterizações que mais se lhe apontam a de que patrocinava políticas de reforma das estruturas administrativas nacionais, no sentido de racionalizá-las. Neste sentido, a América Portuguesa, sob o governo do “déspota” Pombal, foi objeto de ampla reforma de suas estruturas administrativas, de que podemos tomar como exemplos as indicações abaixo, EXCETO a:
a) Reestruturação do antigo Estado do Grão-Pará e Maranhão;
b) Laicização das escolas, exemplificada na criação das “aulas régias”;
c) Instalação da Capitania do Piauí;
d) Extinção do padroado régio, para ele um resquício medieval incompatível com o “séculos das luzes”;
e) Criação das seis primeiras municipalidades piauienses (depois de Oeiras) com o objetivo de estender o domínio luso para o sertão.

Spoiler:


Eu não entendi o porquê da letra D estar certa. :scratch:
Para mim ela estaria errada. Enfim, agora não sei identificar a incorreta. Alguém poderia me esclarecer?


Última edição por Liss Collins em Qua 18 Abr 2018, 15:44, editado 2 vez(es)
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 24
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Período Pombalino Empty Re: Período Pombalino

Mensagem por Aluna59 Ter 17 Abr 2018, 18:47

Basicamente, o padroado régio consiste em: "uma autorização para que os reis ibéricos pudessem tratar do ordenamento da Igreja nas regiões ultramares, o imperador acumulava as funções de nomear e sustentar os membros do clero nos espaços coloniais".
Ou seja, o padroado atrela as funções de igreja e monarca, sendo o rei um representante político e religioso para o Estado. Assim, Pombal não poderia impor medidas acima do poder real, romper com a ligação rei-igreja não é assim tão aceitável. 
Obs. Lembra que o questão da maçonaria e D.Pedro II com a igreja culminou em um dos motivos para queda do império? é isso.
Aluna59
Aluna59
matadora
matadora

Mensagens : 308
Data de inscrição : 07/09/2016
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos