FUNÇÕES UFSC
2 participantes
Página 1 de 1
FUNÇÕES UFSC
Olá, colegas de fórum.
Tenho dificuldades em interpretar questões do assunto funções bijetoras, sobrejetoras, injetoras, inversas, etc... Então venho pedir uma luz:
V OU F
( )É possivel obter uma bijeção entre o conjunto N dos numeros naturais e o conjunto Q dos numeros racionais+* dos numeros racionais positivos.
( )É possivel obter uma bijeção entre o conjunto N dos naturais e o conjunto Z dos inteiros.
Resposta:
Tenho dificuldades em interpretar questões do assunto funções bijetoras, sobrejetoras, injetoras, inversas, etc... Então venho pedir uma luz:
V OU F
( )É possivel obter uma bijeção entre o conjunto N dos numeros naturais e o conjunto Q dos numeros racionais+* dos numeros racionais positivos.
( )É possivel obter uma bijeção entre o conjunto N dos naturais e o conjunto Z dos inteiros.
Resposta:
amandacze- Padawan
Re: FUNÇÕES UFSC
N = 0, 1, 2, 3, 4 ......
Q (parcial) ---> .... -1/2, 1/2, 1, 3/2, 2, 5/2, 3, 7/2, 4 .....
Proceda de forma similar para N e Z
Q (parcial) ---> .... -1/2, 1/2, 1, 3/2, 2, 5/2, 3, 7/2, 4 .....
Última edição por Elcioschin em Ter 03 Abr 2018, 08:44, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
Para ser uma bijeção todo o contra dominio deve ser a imagem certo? A relação que o exercicio quer que eu faça entre os conjuntos é encontrar quais elementos eles tem em comum para ser um x e o outro y? Porque eu imaginei isso mas Q+* excluiria o 0, e teria numeros positivos como 1/2...Elcioschin escreveu:N = 0, 1, 2, 3, 4 ......
Q (parcial) ---> .... -1/2, 0, 1/2, 1, 3/2, 2, 5/2, 3, 7/2, 4 .....
amandacze- Padawan
Você está certa: na solução do item a) devemos excluir o 0, que não faz parte de Q+*
Vou editar minha solução.
Vou editar minha solução.
Eu ainda não entendi o que a questão quer que eu imagine entre os dois conjuntos
amandacze- Padawan
O enunciado quer saber a interseção entre os dois conjuntos, isto é, quais elementos eles tem em comum.
Note que o conjunto N está completo, até o 4. Já para o conjunto Q+* eu só postei alguns elementos, entre eles os do conjunto N
Note que o conjunto N está completo, até o 4. Já para o conjunto Q+* eu só postei alguns elementos, entre eles os do conjunto N
Então a questão quer dizer o conjunto N sendo o dominio e o Q+* o contra dominio e perguntando se isso seria uma bijeção? Que ao meu ver não seria pois o contra dominio é maior que a imagem(numeros em comum do Q com N)Elcioschin escreveu:O enunciado quer saber a interseção entre os dois conjuntos, isto é, quais elementos eles tem em comum.
amandacze- Padawan