PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A formação do território brasileiro

2 participantes

Ir para baixo

A formação do território brasileiro Empty A formação do território brasileiro

Mensagem por Nova Era Sex 23 Mar 2018, 18:45

A partir dos anos de 1970, as chamadas frentes pioneiras avançaram gradativamente para o Centro-Oeste e, hoje, já atingem principalmente o norte de Mato Grosso, Rondônia e Pará, como mostra o mapa. Assinale a alternativa que melhor explique esse processo de uso e ocupação do território nacional

A formação do território brasileiro Fgv-sp10
(A) Fundamenta-se na expansão da pecuária e na cultura de grãos, com destaque para a soja, cuja expansão é orientada, especialmente, pelos cursos fluviais caudalosos que caracterizam a região.
(B) Baseia-se no cultivo de grãos para exportação, assentado na agricultura familiar em grandes latifúndios, cujas frentes se abrem ao longo das rodovias.
(C) As frentes pioneiras são hoje incentivadas para atender ao programa nacional de biocombustíveis e caracterizam-se, principalmente, pelo cultivo de cana-de-açúcar e espécies oleaginosas.
(D) A extração de madeira, o cultivo de grãos e a pecuária são os fatores que movimentam a frente pioneira, por se mostrarem economicamente mais lucrativos do que as alternativas de extrativismo sustentável.
(E) Após a Eco-92, evento que trouxe à tona a questão da biodiversidade, as frentes pioneiras passaram a caracterizar-se pelo extrativismo sustentável sediado em reservas extrativistas e controlado pelos governos regionais em associação com as ONGs, muitas delas internacionais, e que representam importantes fontes de financiamento.



Gabarito:
Nova Era
Nova Era
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 529
Data de inscrição : 05/11/2017
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A formação do território brasileiro Empty Re: A formação do território brasileiro

Mensagem por dd0123 Sáb 27 Out 2018, 15:22

Olá, fiquei entre a A e a D, mas acabaria marcando a A mesmo porque em se tratando de frente pioneira, sabe-se que a expansão pelo território brasileiro foi facilitada pelo curso dos rios, assim como todo e qualquer processo de ocupação, os rios são tomados como fator fundamental para as atividades agropecuárias. Mas a D ainda possuo algumas dúvidas..
Com relação às demais alternativas, os erros encontrados foram:
(B) Baseia-se no cultivo de grãos para exportação, assentado na agricultura familiar em grandes latifúndios, cujas frentes se abrem ao longo das rodovias. não, a expansão da fronteira agrícola é feita por meio de agricultura mecanizada, patronal e com destino à exportação.

(C) As frentes pioneiras são hoje incentivadas para atender ao programa nacional de biocombustíveis e caracterizam-se, principalmente, pelo cultivo de cana-de-açúcar e espécies oleaginosas. a expansão da fronteira agrícola possui base na soja e no gado. A produção da cana de açúcar se concentra no sudeste e nordeste.

(E) Após a Eco-92, evento que trouxe à tona a questão da biodiversidade, as frentes pioneiras passaram a caracterizar-se pelo extrativismo sustentável sediado em reservas extrativistas e controlado pelos governos regionais em associação com as ONGs, muitas delas internacionais, e que representam importantes fontes de financiamento. pelo contrário, a expansão agrícola na região está sendo causadora de desmate grave da floresta e é prejudicial para os ecossistemas locais.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A formação do território brasileiro Empty Re: A formação do território brasileiro

Mensagem por Nova Era Qui 01 Nov 2018, 20:24

Boa noite
Muito obrigado, amigo ddmr01234.

Forte abraço
Nova Era
Nova Era
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 529
Data de inscrição : 05/11/2017
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A formação do território brasileiro Empty Re: A formação do território brasileiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos