PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida: Salinização x Desertificação

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida: Salinização x Desertificação Empty Dúvida: Salinização x Desertificação

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 07 Mar 2018, 16:24

(Fuvest) No mapa estão assinaladas áreas situadas tanto em países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos e que apresentam um problema ecológico comum produzido por intensa atividade humana, sobretudo a construção de extensas redes de irrigação ou outras obras hidráulicas. O texto refere-se à:

Dúvida: Salinização x Desertificação Sal10

a) desertificação.
b) lixiviação.
c) denudação.
d) laterização.
e) salinização.


Eu sei que a irrigação excessiva de um solo pode levar a salinização e, consequentemente, a desertificação, a exemplo do Mar de Aral, mas como diferenciar em qual processo está?
Nessa questão, eu fiquei em dúvida entre a a) e a e)...

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Salinização x Desertificação Empty Re: Dúvida: Salinização x Desertificação

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 07 Mar 2018, 23:09

Salinização-> Quando temos uma irrigação ou passagem de água em um local quente. A Água evapora (isso não acontece com água da chuva). A Água sempre tem íons e sais minerais. A água evapora e os sais minerais ficam.O Acúmulo deles seca o solo,e o excesso de íons o torna infértil.Digo que salinização é principalmente gerada pela água
Desertificação->É um processo gerado graças à ação humana ou natural. Natural se acontecer igual ao nosso semi-árido,um local já seco,que quando o Planalto da Borborema impede que massas de ar úmidas abasteçam a região e chova.Fica ainda mais árido. Mudanças Climáticas também afetam os desertos naturalmente.
Ocorre com ação humana se o homem fizer desmatamento,sobreexploração, falta de reflorestamento

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Salinização x Desertificação Empty Re: Dúvida: Salinização x Desertificação

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 19 Mar 2018, 19:25

Obrigada!!

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Salinização x Desertificação Empty Re: Dúvida: Salinização x Desertificação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos