Função Modular - Escola Naval
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Oziel- Estrela Dourada
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Re: Função Modular - Escola Naval
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Charlotte de Witte - Universal Nation
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: Função Modular - Escola Naval
A função existe para x=3?
biologiaéchato- Mestre Jedi
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Re: Função Modular - Escola Naval
Sim e é um ponto, Dudu. Para x=3 tem-se f(3)=0, ou seja, tem-se o ponto (3,0). Veja a bolinha fechada no ponto (3,0) no gráfico postado pelo colega Oziel.
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Charlotte de Witte - Universal Nation
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: Função Modular - Escola Naval
Sim, eu vi o ponto, e foi isso que me intrigou.
f(x)=([x²-4x+3]/[x-3])+2x-1
f(3)=([9-12+3]/[3-3])+6-1
f(3)=(0/0)+5
Existe divisão por 0?
f(x)=([x²-4x+3]/[x-3])+2x-1
f(3)=([9-12+3]/[3-3])+6-1
f(3)=(0/0)+5
Existe divisão por 0?
biologiaéchato- Mestre Jedi
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Re: Função Modular - Escola Naval
A função é definida por sentenças (digamos que por "partes") e, como a própria sentença diz, f(x)=([x²-4x+3]/[x-3])+2x-1 só vale se x for diferente de 3. Sendo assim, não faz sentido atribuir x=3 em f(x)=([x²-4x+3]/[x-3])+2x-1, visto que esta "parte" da função, previamente, foi definida para todo x diferente de 3. A outra "parte" da função nos diz que a função f(x) só é definida para x=3 quando f(x)=0.
"f(x)=([x²-4x+3]/[x-3])+2x-1
f(3)=([9-12+3]/[3-3])+6-1
f(3)=(0/0)+5
Existe divisão por 0?"
Logicamente não, o que é indicado pelo círculos abertos no gráfico, que mostram que a "parte" f(x)=([x²-4x+3]/[x-3])+2x-1 não é definida para x=3.
"f(x)=([x²-4x+3]/[x-3])+2x-1
f(3)=([9-12+3]/[3-3])+6-1
f(3)=(0/0)+5
Existe divisão por 0?"
Logicamente não, o que é indicado pelo círculos abertos no gráfico, que mostram que a "parte" f(x)=([x²-4x+3]/[x-3])+2x-1 não é definida para x=3.
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Charlotte de Witte - Universal Nation
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: Função Modular - Escola Naval
Entendi, mas não faz sentido isso.
Quer dizer que só porquê está escrito no enunciado "0, se x=3", que teremos que colocar esse ponto no gráfico(embora ele não exista)?
O mais lógico seria um "vão" no gráfico para x=3, certo?
Quer dizer que só porquê está escrito no enunciado "0, se x=3", que teremos que colocar esse ponto no gráfico(embora ele não exista)?
O mais lógico seria um "vão" no gráfico para x=3, certo?
biologiaéchato- Mestre Jedi
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Data de inscrição : 19/09/2017
Idade : 23
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Re: Função Modular - Escola Naval
"Entendi, mas não faz sentido isso."
Você está procurando pelo em ovo.
"Quer dizer que só porquê está escrito no enunciado "0, se x=3", que teremos que colocar esse ponto no gráfico(embora ele não exista)?"
A função foi definida assim. Uma parte dela vale para x=3 e a outra, não. E o ponto existe. Ele está lá, só que definido para a outra parte da função.
"O mais lógico seria um "vão" no gráfico para x=3, certo?"
Não, pois para x=3 tem-se uma imagem definida, que é a ordenada 0.
Você está procurando pelo em ovo.
"Quer dizer que só porquê está escrito no enunciado "0, se x=3", que teremos que colocar esse ponto no gráfico(embora ele não exista)?"
A função foi definida assim. Uma parte dela vale para x=3 e a outra, não. E o ponto existe. Ele está lá, só que definido para a outra parte da função.
"O mais lógico seria um "vão" no gráfico para x=3, certo?"
Não, pois para x=3 tem-se uma imagem definida, que é a ordenada 0.
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Giovana Martins- Grande Mestre
- Mensagens : 8552
Data de inscrição : 15/05/2015
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Localização : São Paulo
Re: Função Modular - Escola Naval
É, embora para mim esse ponto não exista(e realmente não existe, como regra geral), é algo "bobo" que o enunciado impõe e que tem de ser respeitado.
Muito obrigado pela ajuda, Giovana.
Forte abraço!
Muito obrigado pela ajuda, Giovana.
Forte abraço!
biologiaéchato- Mestre Jedi
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Data de inscrição : 19/09/2017
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Localização : São Bonifácio - SC
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