PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conjuntos numéricos - FME vol 01

4 participantes

Ir para baixo

Conjuntos numéricos - FME vol 01 Empty Conjuntos numéricos - FME vol 01

Mensagem por Rubro Seg 01 Jan 2018, 17:12

a) Mostre, por meio de um exemplo, que existe um número irracional a tal que a⁴ e a⁶ são números racionais.

b) Mostre que, se a⁷ e a¹² são racionais, então a é racional.

Galera, eu fiz a letra a usando como exemplo pedido √2. Já na b eu travei, como posso fazê-la?


Última edição por Rubro em Seg 01 Jan 2018, 17:17, editado 1 vez(es)
Rubro
Rubro
Iniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 10/12/2017

JaquesFranco e Lucas_DN684 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos numéricos - FME vol 01 Empty Re: Conjuntos numéricos - FME vol 01

Mensagem por Elcioschin Seg 01 Jan 2018, 17:15

a = √2 ---> (√2)4 = (21/2)4 = 2² = 4

a = √2 ---> (√2)6 = (21/2)6 = 2³ = 8
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71759
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

JaquesFranco e Lucas_DN684 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos numéricos - FME vol 01 Empty Re: Conjuntos numéricos - FME vol 01

Mensagem por Rubro Seg 01 Jan 2018, 17:19

Conjuntos numéricos - FME vol 01 Screen10

Achei a resposta para a b, professor, muito obrigado Wink ,
Rubro
Rubro
Iniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 10/12/2017

JaquesFranco e Lucas_DN684 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos numéricos - FME vol 01 Empty Re: Conjuntos numéricos - FME vol 01

Mensagem por "João Pedro BR" Ter 31 Out 2023, 10:26

b) 


[latex]a^{7} \in \mathbb{Q} \wedge a^{12} \in \mathbb{Q} \Rightarrow a \in \mathbb{Q}[/latex]
[latex]a = \frac{b}{c}, b \wedge c \in \mathbb{Z}[/latex] (isso faz com que a seja racional)



[latex]a^{7} = \left ( \frac{b}{c} \right )^{7} = \frac{b^{7}}{c^{7}} \Rightarrow a^{7} \in \mathbb{Q}[/latex]

Como b e c são inteiros, um número inteiro vezes um número inteiro (como é o caso de b elevado a 7 e c elevado a 7) resultará em um número inteiro. A divisão de um número inteiro por inteiro resultará em um racional.


Repete-se o mesmo para a^12.

É válida essa demonstração?


Última edição por "João Pedro BR" em Ter 31 Out 2023, 10:28, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentei umas coisas e modifiquei "racionais" por "inteiros" em uma das minhas constatações.)
Conjuntos numéricos - FME vol 01 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 204
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos numéricos - FME vol 01 Empty Re: Conjuntos numéricos - FME vol 01

Mensagem por Lucas_DN684 Ter 31 Out 2023, 17:49

João Pedro BR escreveu:b) 


[latex]a^{7} \in \mathbb{Q} \wedge a^{12} \in \mathbb{Q} \Rightarrow a \in \mathbb{Q}[/latex]
[latex]a = \frac{b}{c}, b \wedge c \in \mathbb{Z}[/latex] (isso faz com que a seja racional)



[latex]a^{7} = \left ( \frac{b}{c} \right )^{7} = \frac{b^{7}}{c^{7}} \Rightarrow a^{7} \in \mathbb{Q}[/latex]

Como b e c são inteiros, um número inteiro vezes um número inteiro (como é o caso de b elevado a 7 e c elevado a 7) resultará em um número inteiro. A divisão de um número inteiro por inteiro resultará em um racional.


Repete-se o mesmo para a^12.

É válida essa demonstração?

Ela não é válida porque você tenta provar que "a" é racional assumindo que "a" é racional, o que é uma contradição. Você poderia partir da negação da tese e demonstrar que isso é absurdo, ao qual negando a negação da tese teríamos a tese em si, ao qual deseja-se demonstrar; essa técnica de demonstração chama-se de redução ao absurdo. No caso:

[latex]\underset{(I)}{\underbrace{a^{7} \in \mathbb{Q} \; \wedge \; a^{12} \in \mathbb{Q} \; \wedge \; a\notin \mathbb{Q}}}[/latex]

E da definição de racional, então teríamos:

[latex]\underset{(II)}{\underbrace{a^{12}=\left ( \frac{a^{7}}{a} \right )^2 \; \wedge \; (I) \; \Leftrightarrow a^{2}\in \mathbb{\mathbb{Z}^{*}}}}[/latex]

E sabendo que a multiplicação dum irracional com um racional sempre resulta num irracional:

[latex]a^{7}=\left ( a^{2} \right )^{3} \cdot \left ( a \right ) \; \wedge \; (I) \; \wedge \; (II) \Leftrightarrow a^{7}\in \mathbb{I}\; \wedge \; a^{7}\in \mathbb{Q}\; \; \left ( ABSURDO! \right )[/latex]

Ora, como é falso que "a" é irracional, então a negação disto é que "a" é racional, no conjunto universo real.

Essa técnica de demonstração no início me deixava com um pé atrás porque parecia uma espécie de trapaça, mas após verificá-la através da tabela verdade eu fiquei mais tranquilo, aliás, o cerne por trás disso é através dessa tautologia:

[latex]\left ( \sim p\rightarrow q \right ) \; \wedge \; \left ( \sim p \rightarrow \sim q \right ) \rightarrow p [/latex]
Lucas_DN684
Lucas_DN684
Fera
Fera

Mensagens : 97
Data de inscrição : 26/07/2022

"João Pedro BR" gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos numéricos - FME vol 01 Empty Re: Conjuntos numéricos - FME vol 01

Mensagem por "João Pedro BR" Qui 02 Nov 2023, 10:16

Lucas_DN684 escreveu:
João Pedro BR escreveu:b) 


[latex]a^{7} \in \mathbb{Q} \wedge a^{12} \in \mathbb{Q} \Rightarrow a \in \mathbb{Q}[/latex]
[latex]a = \frac{b}{c}, b \wedge c \in \mathbb{Z}[/latex] (isso faz com que a seja racional)



[latex]a^{7} = \left ( \frac{b}{c} \right )^{7} = \frac{b^{7}}{c^{7}} \Rightarrow a^{7} \in \mathbb{Q}[/latex]

Como b e c são inteiros, um número inteiro vezes um número inteiro (como é o caso de b elevado a 7 e c elevado a 7) resultará em um número inteiro. A divisão de um número inteiro por inteiro resultará em um racional.


Repete-se o mesmo para a^12.

É válida essa demonstração?

Ela não é válida porque você tenta provar que "a" é racional assumindo que "a" é racional, o que é uma contradição. Você poderia partir da negação da tese e demonstrar que isso é absurdo, ao qual negando a negação da tese teríamos a tese em si, ao qual deseja-se demonstrar; essa técnica de demonstração chama-se de redução ao absurdo. No caso:

[latex]\underset{(I)}{\underbrace{a^{7} \in \mathbb{Q} \; \wedge \; a^{12} \in \mathbb{Q} \; \wedge \; a\notin \mathbb{Q}}}[/latex]

E da definição de racional, então teríamos:

[latex]\underset{(II)}{\underbrace{a^{12}=\left ( \frac{a^{7}}{a} \right )^2 \; \wedge \; (I) \; \Leftrightarrow a^{2}\in \mathbb{\mathbb{Z}^{*}}}}[/latex]

E sabendo que a multiplicação dum irracional com um racional sempre resulta num irracional:

[latex]a^{7}=\left ( a^{2} \right )^{3} \cdot \left ( a \right ) \; \wedge \; (I) \; \wedge \; (II) \Leftrightarrow a^{7}\in \mathbb{I}\; \wedge \; a^{7}\in \mathbb{Q}\; \; \left ( ABSURDO! \right )[/latex]

Ora, como é falso que "a" é irracional, então a negação disto é que "a" é racional, no conjunto universo real.

Essa técnica de demonstração no início me deixava com um pé atrás porque parecia uma espécie de trapaça, mas após verificá-la através da tabela verdade eu fiquei mais tranquilo, aliás, o cerne por trás disso é através dessa tautologia:

[latex]\left ( \sim p\rightarrow q \right ) \; \wedge \; \left ( \sim p \rightarrow \sim q \right ) \rightarrow p [/latex]
Obrigado novamente, Lucas!
Conjuntos numéricos - FME vol 01 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 204
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos numéricos - FME vol 01 Empty Re: Conjuntos numéricos - FME vol 01

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos