Equação 1º grau CN
4 participantes
Página 1 de 1
Equação 1º grau CN
O conjunto-solução da equação: ((x+1/x-1)-(x-1/x+1))/((2/x+1)+(2/x-1))=1 é igual a:
a)Conjunto vazio
b)R
c)R-{-1, 0, 1}
d)R-{1, -1}
Gabarito: letra C
antes de resolver, impus as condições x diferente de 1, -1 e comecei a simplificação.
Encontrei 4x/4x=1, logo conclui que R-{1, -1}, todavia pelo gabarito a resposta correta é a letra C :/. Estou tendo um pouco de dificuldade em relação à divisão de 0/0, em um outro exercício errei pois adotei 0/0 como indeterminação, dai coloquei como V=Reais menos os valores que fariam eu econtrar 00 e errei pois deveria adotar que 00 é igual a 1, já neste resolvi adotar que 00 é 1 e errei. Quando ,em uma equação, devo considerar 00=1 e quando não devo?
a)Conjunto vazio
b)R
c)R-{-1, 0, 1}
d)R-{1, -1}
Gabarito: letra C
antes de resolver, impus as condições x diferente de 1, -1 e comecei a simplificação.
Encontrei 4x/4x=1, logo conclui que R-{1, -1}, todavia pelo gabarito a resposta correta é a letra C :/. Estou tendo um pouco de dificuldade em relação à divisão de 0/0, em um outro exercício errei pois adotei 0/0 como indeterminação, dai coloquei como V=Reais menos os valores que fariam eu econtrar 00 e errei pois deveria adotar que 00 é igual a 1, já neste resolvi adotar que 00 é 1 e errei. Quando ,em uma equação, devo considerar 00=1 e quando não devo?
guilherme.resende2- Recebeu o sabre de luz
Re: Equação 1º grau CN
0^0 é uma indeterminação na matemática, assim como 0/0, ∞-∞, ∞/∞, 1^∞, 0.∞ ,∞^0. 0^0 é indeterminado pois há infinitos valores que tornam essa igualdade verdadeira, não apenas o 1. Mostre sua resolução, seu erro está nessa passagem. Se possível, depois gostaria que postasse essa questão em que 0^0=1, ou me mande por MP.
Willian Honorio- Matador
E defina bem quais são os numeradores e denominadores da equação.
Por exemplo, no início está escrito x + 1/x - 1 ---> pode ser interpretado como:
1) O único denominador é x em 1/x
2) O x - 1 é denominador apenas de 1; se for isto deveria estar escrito 1/(x - 1)
3) O x - 1 é denominador de x + 1; se for ist deveria estar escrito (x + 1)/(x - 1)
Isto vale também para outras partes.
Por exemplo, no início está escrito x + 1/x - 1 ---> pode ser interpretado como:
1) O único denominador é x em 1/x
2) O x - 1 é denominador apenas de 1; se for isto deveria estar escrito 1/(x - 1)
3) O x - 1 é denominador de x + 1; se for ist deveria estar escrito (x + 1)/(x - 1)
Isto vale também para outras partes.
Elcioschin- Grande Mestre
CE: R-{1,-1,0}
Neste caso temos uma divisão de 0/0, não há o que se falar em divisão por 0. Aqui acho que é pacífico considerar que não existe a divisão por 0. Temos uma indeterminação
" 0=x*0. Qualquer valor que colocarmos para x satisfaz a igualdade. Se x pode ser qualquer número, então 0/0 é igual a qualquer coisa. Portanto, não é possível dizer quanto vale essa divisão, que é considerada uma indeterminação."
No caso de 00 temos una convenção que será 1.
Afinal, 0^0 é uma indeterminação ou é igual a 1? :suspect:
Willian Honorio- Matador
Eu consegui identificar meu erro agora que resolvi novamente, esqueci de impor que (2/x+1)+... fosse diferente de 0. Mas tenho uma dúvida na parte em que hachurei de vermelho: eu considerava que a igualdade era válida para os Reais-{0}, mas num exercício que fiz (ta no post anterior que eu criei) adotava que 00=1 isso me confundiu um pouco zz.Willian Honorio escreveu:0^0 é uma indeterminação na matemática, assim como 0/0, ∞-∞, ∞/∞, 1^∞, 0.∞ ,∞^0. 0^0 é indeterminado pois há infinitos valores que tornam essa igualdade verdadeira, não apenas o 1. Mostre sua resolução, seu erro está nessa passagem. Se possível, depois gostaria que postasse essa questão em que 0^0=1, ou me mande por MP.
guilherme.resende2- Recebeu o sabre de luz
Willian Honorio
uma questão controversa entre os matemáticos e não existe uma resposta universal mas por convenção ;
No uso de identidades ( como binômio de Newton, fórmulas de Combinatória, somatórios, etc ) normalmente o melhor a fazer é adotar 00 = 1
No cálculo de limites de variáveis, a prática atual é de considerar 00 como forma indeterminada, cujo valor precisa ser estudado caso a caso
( chamamos esse estudo de "levantar a indeterminação" )
uma questão controversa entre os matemáticos e não existe uma resposta universal mas por convenção ;
No uso de identidades ( como binômio de Newton, fórmulas de Combinatória, somatórios, etc ) normalmente o melhor a fazer é adotar 00 = 1
No cálculo de limites de variáveis, a prática atual é de considerar 00 como forma indeterminada, cujo valor precisa ser estudado caso a caso
( chamamos esse estudo de "levantar a indeterminação" )