PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Três objetos caindo não chegam ao mesmo tempo

2 participantes

Ir para baixo

Três objetos caindo não chegam ao mesmo tempo Empty Três objetos caindo não chegam ao mesmo tempo

Mensagem por Mathematicien Ter 24 Out 2017, 22:17

Deixa-se cair de uma mesma altura e ao mesmo tempo três objetos de formas e volumes iguais, sendo um de ferro, um de chumbo e outro de isopor. Admitindo que a densidade do isopor é menor que a do ferro e que esta é menor que a do chumbo, podemos afirmar que 

Dado: existe atmosfera no local da queda dos corpos. 

a) o objeto de ferro chegará primeiro ao solo. 
b) o objeto de isopor chegará primeiro ao solo. 
c) o objeto de chumbo chegará primeiro ao solo. 
d) todos os objetos, independente do material que os constitui, chegarão juntos ao solo.

Não entendo como podemos afirmar isso com certeza.

Eu pensei assim:

Como existe atmosfera, existe ar. É bastante claro que o objeto de isopor não vai ser o primeiro a chegar ao solo, né!! Agora, fiquei pensando muito sobre o chumbo e o ferro:

d = m/v

Como o volume é o mesmo, a densidade é proporcional à massa. Como a densidade do chumbo é maior do que a do ferro, o chumbo tem mais massa que o ferro. Logo, o peso do chumbo é maior do que o do ferro.

Agora, temos de ver o empuxo. Eles estão imersos no ar. Logo, há empuxo. E = d.g.v. A gravidade e o volume do fluido deslocado são os mesmos. Logo, o empuxo do chumbo é maior do que o do ferro.

Ou seja, o chumbo é mais pesado, é verdade, só que o empuxo dele também é maior. Como podemos saber que isso não compensa e que a força resultante que puxa o chumbo para baixo é maior do que a que puxa o ferro para baixo?

Por favor, poderiam me explicar?

Obrigado

Mathematicien
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 668
Data de inscrição : 14/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Três objetos caindo não chegam ao mesmo tempo Empty Re: Três objetos caindo não chegam ao mesmo tempo

Mensagem por Euclides Ter 24 Out 2017, 22:40

Todos, devido ao volume igual, recebem o mesmo empuxo. A diferença P-E é a resultante



sendo \rho (densidade do corpo) a variável da função.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Três objetos caindo não chegam ao mesmo tempo Empty Re: Três objetos caindo não chegam ao mesmo tempo

Mensagem por Mathematicien Ter 24 Out 2017, 23:04

Você tem razão, Euclides! Eu usei o "d" para tudo (densidade dos corpos e do fluido) e acabei me confundindo.

Consegui entender tudo perfeitamente! Obrigado!

Mathematicien
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 668
Data de inscrição : 14/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Três objetos caindo não chegam ao mesmo tempo Empty Re: Três objetos caindo não chegam ao mesmo tempo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos