Dúvida em questão de concurso
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Dúvida em questão de concurso
Olá a todos! Poderiam me ajudar com a questão seguuinte?
[ltr]Leia o seguinte texto sobre marés para responder à questão 49.[/ltr]
As marés são movimentos de fluxo e de refluxo das águas dos mares provocados pela atração que a Lua e secundariamente o Sol exercem sobre os oceanos. Uma maré é bem semelhante à outra. Do seu nível mais baixo, conhecida como maré baixa, a água sobe gradualmente por cerca de 6 horas até atingir a maré alta ou preamar. Daí então principia a baixar, continuando por cerca de 6 horas até alcançar a maré baixa ou baixa-mar. O ciclo então começa novamente. A diferença entre a maré alta e a maré baixa é chamada amplitude da maré.
Disponível em : www.planetario.ufsc.br (adaptado)
Questão 49
Em certo dia do ano, a altura da maré, em metros, registrada no Porto do Itaqui, pode ser obtida, aproximadamente, pela fórmula:
A(t) = 4 + 1.1sen { π (t+2)}
6
em que t representa o número de horas decorridas após a meia noite desse dia. A amplitude, em metros, da maré, nesse dia, foi de
a)2,20
b)2,10
c)2,00
d)1,65
e)1,10
[ltr]Encontrei a resposta 2,20, mas o gabarito diz que a resposta é 2,00. Poderiam me ajudar? Desde já agradeço! [/ltr]
Última edição por teteabc em Ter 24 Out 2017, 20:39, editado 1 vez(es)
teteabc- Padawan
Re: Dúvida em questão de concurso
Valor máximo da altura da maré:
sen [pi(t+2)/6] = 1
A = 4 + 1
A = 5
Valor mínimo da altura da maré:
sen [pi(t+2)/6] = -1
A = 4 - 1
A = 3
Amplitude:
5 - 3 = 2
xSoloDrop- Fera
E o 1.1?
Oi xSoloDrop...xSoloDrop escreveu:Valor máximo da altura da maré:sen [pi(t+2)/6] = 1A = 4 + 1A = 5Valor mínimo da altura da maré:sen [pi(t+2)/6] = -1A = 4 - 1A = 3Amplitude:5 - 3 = 2
Mas o seno está sendo multiplicado por 1.1, você viu?
teteabc- Padawan
fala sério...
Ah... fala sério... 1.1 está representando 1 vezes 1 e NÃO é 1,1?xSoloDrop escreveu:Valor máximo da altura da maré:sen [pi(t+2)/6] = 1A = 4 + 1A = 5Valor mínimo da altura da maré:sen [pi(t+2)/6] = -1A = 4 - 1A = 3Amplitude:5 - 3 = 2
teteabc- Padawan
Na legislação brasileira o separador decimal é a vírgula (não é permitido o uso do ponto para separação decimal, como, por exemplo, nos EUA)
Assim, se você queria escrever 1 vírgula 1, escreveu errado.
Elcioschin- Grande Mestre
Elcioschin escreveu:Na legislação brasileira o separador decimal é a vírgula (não é permitido o uso do ponto para separação decimal, como, por exemplo, nos EUA)
Pois é, Elcioschin! Eu não me atentei a isso! Na verdade, foi o concurso que escreveu 1.1sen... E eu interpretei como se fosse 1,1.. snif...
Obrigada, mesmo assim!
teteabc- Padawan
Então foi erro do concurso, que deveria ter respeitado a lei.
Qual foi o concurso e quem elaborou? Por favor, poste uma figura escaneada ou fotografada da questão
Qual foi o concurso e quem elaborou? Por favor, poste uma figura escaneada ou fotografada da questão
Elcioschin escreveu:Então foi erro do concurso, que deveria ter respeitado a lei.
É o PAES Maranhão 2018. Eles ainda não divulgaram o caderno de provas no site. E eu emprestei o meu caderno...
Na verdade, ao que parece, eles consideraram mesmo que o 1.1sen... seria multiplicação de 1 por 1, por conta do gabarito divulgado. Como eu interpretei errado, achei que a resposta seria 2,20 mas o gabarito divulgado indica a resposta como sendo 2,00. Sendo 2 a resposta, o raciocínio da questão dá certinho como tendo 1.1 sendo multiplicação... mas achei desnecessário colocar 1.1sen... quando poderia omitir completamente os dois "1". Achei tipo "pegadinha"...
De qualquer forma, obrigada!
teteabc- Padawan
Questão anulada!
Elcioschin escreveu:Então foi erro do concurso, que deveria ter respeitado a lei.
Oi Elcioschin, tudo bem? Passando só para dizer que essa questão foi anulada por conta do ponto fora do lugar!
teteabc- Padawan
Fizeram bem em cancelar: o uso do ponto . como sinal de multiplicação no fórum é permitido, assim como o uso do asterisco * (já que o uso do símbolo x pode complicar quando a equação for literal: por exemplo 2xx como sendo 2 vezes x)
Mas numa prova isto é complicado: deveria ter sido avisado para todos que o ponto é sinal de multiplicação.
Mas numa prova isto é complicado: deveria ter sido avisado para todos que o ponto é sinal de multiplicação.