PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EBMSP Densidade, Pressão, Energia

Ir para baixo

EBMSP Densidade, Pressão, Energia Empty EBMSP Densidade, Pressão, Energia

Mensagem por matheuscrj16 Ter 03 Out 2017, 00:48

Parece que a Ciência e Tecnologia dos Materiais deu mais um grande passo científico. Os pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China, quebraram um novo recorde ao desenvolverem o sólido menos denso já existente, chamado de aerogel de grafeno. O material é sólido poroso, derivado de um gel cuja parte líquida foi substituída por um gás, tem densidade de apenas 0,16mg/cm³, menos que os 0,18mg/cm³ do antecessor, o aerogel de grafite. O aerogel de grafeno possui propriedades incríveis como a elevada resistência mecânica, capaz de suportar até quatro mil vezes o seu próprio peso, e extrema elasticidade, com a capacidade de recuperação elástica sem precedentes, que o faz voltar à forma normal depois de comprimido, absorvendo 90% da energia. Por ser um material pouco denso, consegue absorver até 900 vezes o seu próprio peso em produtos orgânicos, como óleo.

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de Física, é correto afirmar:

1) A massa da espuma de aerogel de grafeno contida em um volume de 6,25.10–¹cm³ é igual a 0,1g. 

2) Uma pequena esfera metálica, abandonada de uma altura h acima de uma espuma de aerogel de grafeno, retorna à posição inicial antes do final da queda, desprezado o efeito da resistência do ar. 

3) O aerogel de grafeno constituído, quase que inteiramente, por um gás se comporta como um excelente condutor térmico que propaga energia térmica pelo processo de condução. 

4) A massa de óleo contida no volume de 1,0cm³ de uma espuma de aerogel de grafeno poderá ser, no máximo, 14,4g, admitindo-se o módulo da aceleração da gravidade 10m/s² . 

5) O aerogel de grafeno, com formato cúbico de aresta igual a 1,0cm, suporta a pressão máxima de 6,4.10³ Pa. 





* O gabarito seria a 4, mas estou encontrando "0,144g" ao invés de "14,4g" os seguintes valores:




Fiz da seguinte forma:

P(óleo) = 900 . P(espuma)
Então:
M(óleo) = 900 . M (espuma)

D(espuma) = 0,16 mg/cm³
Vol(espuma) = 1 cm³

Massa(espuma) = 0,16 . 1 = 0,16mg 
Massa(espuma) = 0,16 . 10-³ g

M(óleo) = 900 . 0,16 . 10-³ = 0,144g


Também não encontrei nenhuma outra alternativa certa
Nos meus cálculos:
1 - 0,1mg
2 - Falsa
3 - Falsa
4 - 0,144g
5 - 64Pa (usando g = 10m/s²)

Se souberem onde estou errando, eu agradeço!

matheuscrj16
Padawan
Padawan

Mensagens : 60
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 28
Localização : itabuna, bahia brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos