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Mensagem por Guilherme Gomes Avelino Sex 21 Jul 2017, 16:15

Novos equipamentos podem preparar aeroportos em dias de nevoeiro Uma solução são os sistemas de satélite que podem orientar os pilotos a pousar com segurança, mesmo em dias de forte neblina. [...]Em São Paulo, Congonhas já começou a ter problemas devido ao mau tempo. É típico dessa época do ano. No aeroporto mais movimentado do país, é impossível pousar quando a visibilidade fica abaixo de 800 metros, o mínimo necessário para operar com os instrumentos de navegação instalados. O sistema de pouso usado no Brasil funciona como o rádio do carro. O transmissor fica na pista e o receptor na cabine. As ondas de radiofrequência indicam o posicionamento exato do avião e o melhor ângulo para um pouso perfeito. Mas em Congonhas e na maioria dos aeroportos do país, o sistema só funciona quando a neblina é fraca. O piloto precisa avistar a pista quando chega a 800 metros de altura. [...]. (NOVOS EQUIPAMENTOS..., 2011).

 Suponha-se que um piloto, voando em um pequeno avião, durante um dia com pouca neblina, só conseguisse avistar o aeroporto de Congonhas na altura mínima necessária para operar com os instrumentos de navegação e que, nesse exato instante, o piloto iniciasse o procedimento de descida de modo tal que o ângulo formado pela horizontal e pela sua trajetória fosse de 20º. Considerando-se que sen10º = 0,17, é correto afirmar que a distância, em km, que o avião deverá percorrer até o pouso será, aproximadamente, igual a

Como eu consigo achar o seno de 20º utilizando o seno de 10º?

Obrigado desde já!

Guilherme Gomes Avelino
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Mensagem por SergioEngAutomacao Sex 21 Jul 2017, 16:36

Guilherme Gomes Avelino escreveu:
Como eu consigo achar o seno de 20º utilizando o seno de 10º?


Uma possibilidade é

Sen (2B) = 2*cosB*senB

"Mas eu não sei o cosseno de B"

1 = (senB)^2 + (cosB)^2
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