PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEPG 2017 quantidade de movimento

2 participantes

Ir para baixo

UEPG 2017 quantidade de movimento Empty UEPG 2017 quantidade de movimento

Mensagem por Ives Vieira Sex 16 Jun 2017, 09:20

03 - (UEPG PR/2017) Considere duas esferas pequenas, uma feita de borracha, possuindo uma massa de 100 g, e outra feita de massa de modelar possuindo uma massa de 200 g. As duas são largadas, simultaneamente a partir do repouso, de uma altura de 5 m. Considere que a colisão da esfera de borracha com o solo é perfeitamente elástica e a da esfera feita de massa de modelar é perfeitamente inelástica. Desconsiderando a resistência do ar, assinale o que for correto.

Dados: aceleração da gravidade g = 10 m/s2 

01. Os impulsos devidos aos choques de cada uma das esferas com o solo são iguais.

02. Podemos afirmar que a conservação da quantidade de movimento sempre terá como consequência a conservação da energia cinética. 

04. O coeficiente de restituição para a colisão da esfera feita de massa de modelar é igual a zero.
 
08. As duas esferas irão atingir o solo ao mesmo tempo e terão neste instante valores idênticos de energias cinéticas. 

16. Podemos afirmar que no caso da colisão da esfera feita de borracha com o solo, a energia cinética da esfera é conservada.  


GABARITO: 21

alguém me explica porque a 01 é verdadeira e a 02 é falsa??
o resto eu entendi !
Ives Vieira
Ives Vieira
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 07/06/2017
Idade : 25
Localização : Goiania, GO

Ir para o topo Ir para baixo

UEPG 2017 quantidade de movimento Empty Re: UEPG 2017 quantidade de movimento

Mensagem por Euclides Sex 16 Jun 2017, 13:42

Lembre que a massa de modelar (choque inelástico) tem o dobro da massa da outra esfera (choque elástico). Chegam ambas com a mesma velocidade:

1. a massa de modelar tem impulso I=2mv
2. a outra esfera tem impulso I=-2mv

A energia cinética não se conserva em choques não perfeitamente elásticos, enquanto a quantidade de movimento sempre se conserva.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos