PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinâmica

2 participantes

Ir para baixo

Dinâmica Empty Dinâmica

Mensagem por GrunsGruns Dom 14 maio 2017, 21:18

(ITA - 1969) Um físico acha-se encerrado dentro de uma caixa hermeticamente fechada que é transportada para algum ponto do espaço cósmico sem que ele saiba. Então, abandonando um objeto dentro da caixa ele percebe que o mesmo cai com movimento acelerado. 
Baseado em sua observação ele pode afirmar com segurança que:
a) estou parado num planeta que exerce força gravitacional sobre os objetos de minha caixa;
b) estou caindo sobre um planeta e é por isso que vejo o objeto caindo dentro da caixa
c) minha caixa está acelerada no sentido contrário ao do movimento do objeto;
d) não tenho elementos para julgar se o objeto cai porque a caixa sobe com o movimento acelerado ou se o objeto cai porque existe um campo gravitacional externo;
e) qualquer das afirmações acima que o físico tenha feito está errada.
Alguém poderia me explicar o motivo da D estar correta?

GrunsGruns
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 11/01/2017
Idade : 26
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica Empty Re: Dinâmica

Mensagem por nadadeiro Dom 14 maio 2017, 21:43

Acho que nessa questão cobrou sobre um referencial newtoniano, ou seja, um referencial que esteja em inércia. Caso esse referencial não esteja em repouso, as leis de newton não são validas. Como ele não sabe a que referencial adotar,logo há uma incerteza em sua analise do movimento .Eu iria tbm na letra D. Acho que é isso '-'

nadadeiro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 08/03/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos