PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimento Circular Uniforme

2 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Movimento Circular Uniforme - Página 2 Empty Movimento Circular Uniforme

Mensagem por Hayzel Sh Ter 25 Abr 2017, 17:42

Relembrando a primeira mensagem :

(UECE) Um automóvel desce uma rampa, com velocidade constante. Considere que o pneu tem diâmetro 60 cm e que gira sem deslizar. Se o tempo para o pneu dar uma volta completa for 0,314s, a velocidade do carro, em m/s, será de? (π=3,14)

Eu sei que quando o pneu girar uma volta completa, o carro anda 2πR, então a velocidade do carro será de V=2πR/T=(2*3,14*0,3)/0,314=6m/s, que é a resposta.

No entanto, pensando em centro de rotação instantâneo, a velocidade instantânea de um ponto na extremidade do pneu é V; do centro, V/2. Por que então a velocidade do carro é a mesma do que a de um ponto no extremo da roda (V), e não do que a do centro da roda (V/2)?


Última edição por Hayzel Sh em Ter 25 Abr 2017, 18:34, editado 1 vez(es)
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo


Movimento Circular Uniforme - Página 2 Empty Re: Movimento Circular Uniforme

Mensagem por Hayzel Sh Dom 30 Abr 2017, 16:13

RioBrancoabc escreveu:Eu estudei mais sobre isso e pude melhor em algumas coisas:
Pense nessa velocidade do extremo (6 m/s) como um único movimento (apenas o de rotação).
Movimento Circular Uniforme - Página 2 Viu1fwHlFVeKBkhrqMAAAAASUVORK5CYII=

Mas ele não está apenas em rotação, está também em translação.

Se não houver deslizamento, a velocidade relativa do ponto extremo da roda em relação ao solo deve ser nula, pois se não estaria escorregando.
Isso só ocorre quando a velocidade de translação é igual ao de rotação do ponto extremo. Logo, a velocidade de translação é essa aí mesmo.

Em muitos exercícios de física universitários são considerados os atritos em polias.
Movimento Circular Uniforme - Página 2 Sem_ty45
Nesse caso da imagem, é realizado uma força na corda (que está enrolada na polia) que faz girar a polia (devido o atrito) e pede-se para calcular a energia cinética final desta. É considerado a situação de não deslizamento, assim, a força de atrito não realiza trabalho (pois é necessário um movimento relativo entre as superfícies para isso). Essa ideia facilita o cálculo de tal energia.

Espero que tenha entendido melhor agora (achei minha outra explicação meio confusa).

Ah, isso esclareceu bastante, muito obrigada!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos