PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pena de morte: À favor ou Contra?

4 participantes

Ir para baixo

Pena de morte: À favor ou Contra? Empty Pena de morte: À favor ou Contra?

Mensagem por victornery29 Qui 05 Jan 2017, 10:26

No Brasil, principalmente, o código penal é muito desfavorável para os crimes de maior intensidade. Por que não adotar a legalização da pena? Precisa-se de mais impunidade e desrespeito para com os cidadãos de bem?
   
   A mesma lei que prende, solta. Os Diretos Humanos, vêm mostrando a sua identidade e objetividade ao longo dos anos, defendendo o indefensável. Pode-se citar: grupos de adolescentes, que aterrorizam frequentemente na praia de Copacabana à população refém e de bem; Onde cometem, dentre tantos, roubos seguidos de mortes e não são verdadeiramente penalizados.
   
   No que diz respeito a mais impunidade e desrespeito à sociedade, diariamente, centenas de pessoas sofrem além da dor sentimental, a falta de justiça aos bandidos merecedores de penas mais rígidas. Recentemente, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Estado do Rio de Janeiro, um médico teve a sua bicicleta roubada e pior, a sua vida ceifada sem o direito de defender-se.

   Dessa forma, a melhor solução é radicalizar às leis e também aprovar a pena de morte aos crimes mais complexos e brutais. Pois, esses marginais que não têm respeito e caráter, pensarão diversas vezes antes de tomarem qualquer decisão.

OBS: 25 linhas no papel. Numa escala de 0 a 50 pts, qual seria o valor?

Desde já agradeço.
victornery29
victornery29
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 640
Data de inscrição : 24/04/2012
Idade : 31
Localização : Brasil, Rio de Janeiro.

Ir para o topo Ir para baixo

Pena de morte: À favor ou Contra? Empty Re: Pena de morte: À favor ou Contra?

Mensagem por rodrigoneves Qui 05 Jan 2017, 12:10

Não vou dar nota, mas digo que não gostei. Você se ateve ao senso comum; não apontou dados, estatísticas, teorias sociológicas/filosóficas, não fez uma análise da possível consequência da legalização da pena de morte. Apenas falou o que qualquer pessoa desinstruída (não estou dizendo que é seu caso!) falaria na rua. Pior ainda, usou argumentos de ordem quase sentimental. Citou os Direitos Humanos apenas para criticar de forma vazia, sem fazer nenhum balanço de lados positivos e negativos, e por aí vai.
Quanto à linguagem, achei um tanto precária.

victornery29 escreveu:No Brasil, principalmente, o código penal é muito desfavorável para os crimes de maior intensidade. Por que não adotar a legalização da pena? Precisa-se de mais impunidade e desrespeito para com os cidadãos de bem?
   
   A mesma lei que prende, solta. Os Diretos Humanos, vêm mostrando a sua identidade e objetividade ao longo dos anos, defendendo o indefensável. Pode-se citar: grupos de adolescentes, que aterrorizam frequentemente na praia de Copacabana à população refém e de bem; Onde cometem, dentre tantos, roubos seguidos de mortes e não são verdadeiramente penalizados.
   
   No que diz respeito a mais impunidade e desrespeito à sociedade, diariamente, centenas de pessoas sofrem além da dor sentimental, a falta de justiça aos bandidos merecedores de penas mais rígidas. Recentemente, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Estado do Rio de Janeiro, um médico teve a sua bicicleta roubada e pior, a sua vida ceifada sem o direito de defender-se.

   Dessa forma, a melhor solução é radicalizar às leis e também aprovar a pena de morte aos crimes mais complexos e brutais. Pois, esses marginais que não têm respeito e caráter, pensarão diversas vezes antes de tomarem qualquer decisão.

OBS: 25 linhas no papel. Numa escala de 0 a 50 pts, qual seria o valor?

Desde já agradeço.
Usou vírgula para separar sujeito e predicado.
Regência verbal: aterrorizar e radicalizar são verbos transitivos diretos, e não indiretos.
Inicial maiúscula?
Separou a conjunção do resto da oração, com vírgula...
E por aí vai.
Finalizando, quero ressaltar que, se for uma redação no modelo do Enem (não sei se é o caso), sua nota provavelmente é zero, devido ao fato de ter desrespeitado acintosamente os direitos humanos.

Um abraço!
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Pena de morte: À favor ou Contra? Empty Re: Pena de morte: À favor ou Contra?

Mensagem por victornery29 Qui 05 Jan 2017, 18:58

Essa redação é para instituição militar, mesmo assim seria zerada? Eu colocando meu ponto negativo, que é a verdade sobre o DH, estou errado? Como eu poderia melhorar meu desenvolvimento nessa parte?

OBS: Poderia me auxiliar com algum site, videoaula ou material relacionados a dissertação? Não consigo encontrar um BOM material.

Obrigado mais uma vez por corrigir.

 Um abraço!
victornery29
victornery29
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 640
Data de inscrição : 24/04/2012
Idade : 31
Localização : Brasil, Rio de Janeiro.

Ir para o topo Ir para baixo

Pena de morte: À favor ou Contra? Empty Re: Pena de morte: À favor ou Contra?

Mensagem por rodrigoneves Qui 05 Jan 2017, 22:03

victornery29 escreveu:Essa redação é para instituição militar, mesmo assim seria zerada? Eu colocando meu ponto negativo, que é a verdade sobre o DH, estou errado? Como eu poderia melhorar meu desenvolvimento nessa parte?

OBS: Poderia me auxiliar com algum site, videoaula ou material relacionados a dissertação? Não consigo encontrar um BOM material.

Obrigado mais uma vez por corrigir.

 Um abraço!
Não, não posso dizer que seria zerada. Falei no caso do Enem, mas não conheço a matriz de correção do concurso ao qual você se refere...
Veja, o problema é que numa dissertação você nunca deve se ater ao senso comum, fazer afirmações sem provas, entende? É essencial que você fundamente seu ponto de vista, para que não fique algo vazio. Imagine que você está discutindo com alguém que pensa diferente. Como você pode provar que é você quem está certo?
Mas não sou um grande entendedor desse assunto, aqui no fórum mesmo temos outros muito mais bem preparados.
Infelizmente não conheço nenhum material online sobre isso, gostaria muito de ajudar mas, se eu só fizesse uma busca no Google por alto e te indicasse qualquer coisa, estaria sendo desonesto...
Provavelmente aqui no fórum deve haver tópicos de discussão sobre esse assunto.
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Pena de morte: À favor ou Contra? Empty Re: Pena de morte: À favor ou Contra?

Mensagem por Sinal Sex 06 Jan 2017, 17:06

O Artigo 5º, inciso XLVII, da Constituição Federal, afirma: 
"Não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
b) de caráter perpétuo;
c) de trabalhos forçados;
d) de banimento;
e) cruéis."
Este artigo é cláusula pétrea, ou seja, não pode ser restringido ou abolido por emenda constitucional, mas somente por uma nova Constituição.
O principal problema do Brasil não é a ausência de pena de morte para os infratores, mas sim uma "Justiça injusta". 
Eu sou a favor da pena de morte.
Sinal
Sinal
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pena de morte: À favor ou Contra? Empty Re: Pena de morte: À favor ou Contra?

Mensagem por jorgejhsg Sex 06 Jan 2017, 18:02

Olha, vou te dar uma dica. A questão de ponto de vista é livre, você pode ser tanto a favor como contra. No entanto, você precisa fundamentar o seu ponto de vista, seja com estatísticas, estudos sociológicos, filosóficos, científicos e etc. Na escrita de uma dissertação o que eu aconselho é que o candidato interprete a direção em que os textos de apoio apontam. Quando se deparar com um tema polêmico, principalmente no que diz respeito ao Enem, avalie se você tem bagagem cultural pra construir argumentos sólidos em relação à posição que defende, caso não tenha, veja se os textos não te oferecem um suporte no que diz respeito à estatísticas, como pesquisas do IBGE, fundações e etc. O uso dos dados é livre e acrescenta muito mais do que você simplesmente afirmar uma determinada coisa sem apoio externo algum. O que eu sempre falo é que nas dissertações você precisa escolher uma posição em que você se sinta mais seguro em relação à solidez dos argumentos, e muitas vezes, temos que escrever aquilo que diverge da nossa opinião. É dançar conforme a música da banca avaliadora.

jorgejhsg
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 28/03/2013
Idade : 28
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Pena de morte: À favor ou Contra? Empty Re: Pena de morte: À favor ou Contra?

Mensagem por jorgejhsg Sex 06 Jan 2017, 18:28

victornery29 escreveu:No Brasil, principalmente, o código penal é muito desfavorável para os crimes de maior intensidade. Por que não adotar a legalização da pena? Precisa-se de mais impunidade e desrespeito para com os cidadãos de bem?
   
   A mesma lei que prende, solta. Os Diretos Humanos, vêm mostrando a sua identidade e objetividade ao longo dos anos, defendendo o indefensável. Pode-se citar: grupos de adolescentes, que aterrorizam frequentemente na praia de Copacabana à população refém e de bem; Onde cometem, dentre tantos, roubos seguidos de mortes e não são verdadeiramente penalizados.
   
   No que diz respeito a mais impunidade e desrespeito à sociedade, diariamente, centenas de pessoas sofrem além da dor sentimental, a falta de justiça aos bandidos merecedores de penas mais rígidas. Recentemente, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Estado do Rio de Janeiro, um médico teve a sua bicicleta roubada e pior, a sua vida ceifada sem o direito de defender-se.

   Dessa forma, a melhor solução é radicalizar às leis e também aprovar a pena de morte aos crimes mais complexos e brutais. Pois, esses marginais que não têm respeito e caráter, pensarão diversas vezes antes de tomarem qualquer decisão.

OBS: 25 linhas no papel. Numa escala de 0 a 50 pts, qual seria o valor?

Desde já agradeço.
Introdução : Não use expressões inflamadas como esse ataque aos Direitos Humanos. Use dados históricos logo na inicio.. Um exemplo de assunto para o seu tema: Código Penal de 1940, retrógrado e inadequado para a realidade atual. Fazendo isso você demonstra bagagem de conhecimento e ainda faz uma conexão interdisciplinar. 

Desenvolvimento : Evite confirmar sua tese com fatos isolados como o do Médico, use estatísticas gerais. Um exemplo: A violência vem crescendo em índices exponencias.. Segundo o mapa da violência, o número de homicídios aumentou x vezes nos últimos 5 anos. Fazendo isso você consolida seu ponto de vista e ainda demonstra conhecimento.

Conclusão: Evite termos direcionados e sentimentais como: "esses marginais que não têm respeito e caráter"
Isso desvaloriza sua argumentação e a deixa parecida com um texto em primeira pessoa. Sobre a conclusão, no geral, você deve solucionar o problema que apontou no desenvolvimento. Essa finalização deve apontar no minimo 2 agentes como, por exemplo: O poder legislativo e as escolas. Você deve citar detalhadamente O QUE esses agentes devem fazer, COMO devem fazer e qual é o objetivo da ação. 


Eu vejo redação da mesma forma que matemática, só se aprende treinando. Você pediu uma dica sobre site, eu uso o Redação Online, no meu ponto de vista é muito bom. Lá tem espaço para inserir o edital do seu concurso ou vestibular e os corretores vão avaliar conforme essas linhas e determinações. 

Sobre nota, eu não sou corretor e portanto, não tenho capacidade para isso.

jorgejhsg
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 28/03/2013
Idade : 28
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Pena de morte: À favor ou Contra? Empty Re: Pena de morte: À favor ou Contra?

Mensagem por victornery29 Sex 06 Jan 2017, 22:21

Jorge e rodrigoneves,

Muito obrigado pelos conhecimentos, dicas e sugestões.

Um forte abraço!
victornery29
victornery29
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 640
Data de inscrição : 24/04/2012
Idade : 31
Localização : Brasil, Rio de Janeiro.

Ir para o topo Ir para baixo

Pena de morte: À favor ou Contra? Empty Re: Pena de morte: À favor ou Contra?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos