PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação FUVEST 2013

2 participantes

Ir para baixo

Redação FUVEST 2013 Empty Redação FUVEST 2013

Mensagem por rodrigoneves 15/12/2016, 11:00 pm

Amigos, gostaria de ouvir sua opinião quanto à redação que escrevi ao responder a prova da Fuvest 2013.
A proposta é a seguinte:
Redação FUVEST 2013 Reda%C3%A7%C3%A3o+Fuvest+2013
Esta é a reprodução (aqui, sem as marcas normais dos anunciantes, que foram substituídas por X) de um anúncio publicitário real, colhido em uma revista, publicada no ano de 2012.
Como toda mensagem, esse anúncio, formado pela relação entre imagem e texto, carrega pressupostos e implicações: se o observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.
Redija uma dissertação em prosa, na qual você interprete e discuta a mensagem contida nesse anúncio, considerando os aspectos mencionados no parágrafo anterior e, se quiser, também outros aspectos que julgue relevantes. Procure argumentar de modo a deixar claro seu ponto de vista sobre o assunto.


Abaixo, meu texto:

                                                   Consumo e felicidade
         A busca pelo verdadeiro significado da felicidade tem ocupado a mente humana desde os tempos imemoráveis. Desprezando o ofício de grandes filósofos e líderes espirituais, porém, o capitalismo pós-moderno trouxe a solução mágica: ser feliz é consumir. O anúncio proposto, sem dúvidas, deve ser analisado dentro do contexto psicossocial no qual se inscreve, que é a realidade do consumismo.
         Na perspectiva marxista, há uma interpretação muito clara desse tipo de anúncio. Com efeito, ele veicula um conjunto de ideias - uma ideologia - que integra a superestrutura do capitalismo contemporâneo. Isso significa, na prática, que somos constantemente bombardeados por panfletos, propagandas, discursos, artigos de jornal, enfim, uma verdadeira avalanche de mecanismos que vão construindo em nós uma certa mentalidade: a de que consumo é felicidade. É claro que essa "verdade universal" inventada pelo sistema serve para sustentá-lo e fortalecê-lo: por pensarem dessa forma, as pessoas procuram consumir mais e mais, caracterizando a retroalimentação do capital.
         Sob a ótica da existência humana, esse tipo de mentalidade é, no mínimo, lamentável. De fato, a alocação do dinheiro e dos bens materiais como ícones definitivos da realização individual acaba conduzindo a um vazio existencial - a liquidez humana, segundo Bauman. Assim, o indivíduo obcecado por prosperidade material trabalha a semana inteira pensando no final de semana, quando será "livre" para gastar o seu salário consumindo. Enquanto trabalha, porém, é infeliz, porque o trabalho é apenas um obstáculo entre ele e o consumo. Essa vida, com ênfase, é uma vida vazia e desgostosa, pois é incapaz de encontrar a felicidade em si mesma ou nas pessoas ao seu redor.
         Portanto, o anúncio em questão reflete uma perigosa mentalidade que já se tornou hegemônica na atual sociedade de consumo. Pensar que o melhor que o mundo tem a oferecer pode ser comprado com um cartão de crédito é abdicar da autêntica complexidade e pluralidade humana e negar a simplicidade imaterial da arte, da filosofia, do amor e da amizade. A cada um resta buscar a sua verdadeira realização e não ser como o desgraçado eu lírico da canção dos Mamonas Assassinas: "a minha felicidade é um crediário das Casas Bahia".

Agradeço desde logo!
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Redação FUVEST 2013 Empty Re: Redação FUVEST 2013

Mensagem por rodrigoneves 20/12/2016, 12:05 pm

UP!
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Redação FUVEST 2013 Empty Re: Redação FUVEST 2013

Mensagem por Hayzel Sh 20/12/2016, 1:23 pm

Rodrigo,

eu não vou arriscar a dar uma nota, mas eu duvido muito de que essa redação não fique acima da média da dos candidatos de medicina que vão para segunda fase da Fuvest.

No entanto, eu ainda acho que seu texto não tem a capacidade de ser um possível candidato para ir ao mural das melhores redações da Fuvest (o qual não existe mais, mas no ano deste tema, existia), em função de um motivo principal:

-> Sua tese e os argumentos a ela relacionados não conseguem atingir o nível de autoria ideal pedido pela Fuvest. A análise que você fez nos dois parágrafos argumentativos é previsível e superficial. Contudo, fica muito menos porque você a fomentou com Marx e Bauman, mas a quantidade de candidatos que tomará caminho parecido será imensa. Isso, no ENEM e na Vunesp, não é um problema, mas, na Fuvest, com certeza é.

Vou dar algumas sugestões para o desenvolvimento desse tema, de forma a - vou tentar - explicar como seria uma análise mais 'autoral'. Faça trabalho análogo ao tema que for cair na Fuvest.

1- Utilizando-se da cronologia, contrastar a lógica ou história do capitalismo/trabalho/consumismo em diferentes épocas. No passado, o objetivo do trabalho, em Max Weber, pautava-se na ideia de que o trabalho sério e a acumulação de capital levariam à salvação, da mesma forma que fazia o personagem João Romão, do livro O Cortiço. Ele privava-se dos prazeres para acumular capital (é possível entender o livro como a evolução do capitalismo, segundo o crítico literário Antônio Cândido). Esse panorama baseia-se num ascetismo, o que pode ser traduzido, aqui, para "auto-controle para não gastar dinheiro com bobagens". Entretanto, atualmente isso não ocorre mais. Ao contrário, percebe-se grande hedonismo (busca imediata pelo prazer, consumismo desenfreado), que se opõe à ética de trabalho de João Romão ou de Weber. Daria para, dentro dessa nova perspectiva, citar nomes como Bauman (modernidade líquida) ou Lipovetsky (hipermodernidade), caso queria fugir um pouco do senso comum.

Eu usaria isso, talvez, para fazer o conteúdo de um parágrafo argumentativo dessa redação.

Não se esqueça de usar sempre as palavras certas na redação da Fuvest, porque escrever tudo corretamente não garante a nota máxima na linguagem, como ocorre no ENEM. Na minha opinião você usou as palavras certas, ou seja, aquelas apropriadas ao campo semântico do tema, como: 'abdicar', 'prosperidade', 'hegemônica', 'retroalimentação', etc. Algumas que eu sugeri também são válidas, como 'ascetismo' ou 'hedonismo'.

2- Uma análise similar à anterior, porém citando Freud, que, em seu livro "Mal Estar da Civilização" diz que vivemos sob uma repressão dos desejos mais primitivos, como a gula ou o sexo. Isso não se verifica - pelo menos não tanto - mais na sociedade atual, cujo pretexto, não raro, é "sexo, drogas e rock n' roll". Ao contrário da análise de Freud, hoje prevalece a análise de Foucault, que dizia que o capitalismo não funciona mais pela repressão, mas sim pelo incitamento. Que tipo de incitamento? "Aproveite [verbo no imperativo] o melhor que o mundo tem a oferecer...". Isso é imprescindível para que o capitalismo se reproduza e se mantenha vivo (retroalimentação do capital, como você mesmo citou).

3- Comparar a estrutura física do shopping center ao modelo de panóptico ("prisão ideal"; forma de controle dos desejos, da mentalidade consumista das pessoas, etc.), de Jeremy Bentham e Foucault. 

4- Comparar a estrutura física do shopping center à de uma catedral gótica: o homem se apequena diante de Deus ou de tanta grandeza.

5- Comparar a estrutura física do shopping center a um ambiente de extrema assepsia e limpeza, um ambiente contrário à vida, onde nada germina (uma redação do mural da Fuvest tem essa análise).

Essas análises para esse tema são muito autorais; ninguém pensa nelas e muito provavelmente impressionam o corretor. 
Eu tentei fazer com que você entenda como são essas análises, de modo que você possa fazer algo parecido para o próximo tema com que for lidar.
Eu acho que não há nada de errado na sua redação, mas eu tenho certeza de que perde nota na Fuvest por causa dos motivos já citados - muito embora a nota dela já esteja muito boa.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação FUVEST 2013 Empty Re: Redação FUVEST 2013

Mensagem por rodrigoneves 20/12/2016, 3:14 pm

Muito obrigado pela crítica, Hayzel. Eu realmente não tinha dado a devida atenção à questão da autoria, não sabia que era tão importante. Certamente vou procurar fazê-lo da próxima vez.
E parabéns pelas análises que você propôs, fiquei realmente impressionado.
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Redação FUVEST 2013 Empty Re: Redação FUVEST 2013

Mensagem por Hayzel Sh 20/12/2016, 3:46 pm

Isso que eu falei é exatamente a barreira a ser transposta da nota 8/9 para a 10, na Fuvest, especificamente.
Eu também não dava tanta importância pra isso, mas foi o que a minha professora do cursinho falou pra mim (que inclusive já foi uma corretora das redações da Fuvest).
Infelizmente, na hora da prova, nem sempre nos vem uma visão "além" sobre o tema, mas é um ponto importante a se pensar!
De qualquer forma, boa sorte nos estudos!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação FUVEST 2013 Empty Re: Redação FUVEST 2013

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos