PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre Função Composta

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre Função Composta Empty Dúvida sobre Função Composta

Mensagem por Oziel Qua 30 Nov 2016, 14:54

Para que uma composição (f o g)(x) exista, é necessário que: 

X pertença ao Domínio de g 

Imagem de g esteja contida no Domínio de f

Poderiam me explicar com exemplos essas duas composições, pois, estou sem entender.
Oziel
Oziel
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Função Composta Empty Re: Dúvida sobre Função Composta

Mensagem por Priimo Qua 30 Nov 2016, 20:01

Aí, primeiramente você tem que entender o que é abssissa e ordenada, domínio e imagem. Abssissa são todos os valores reais do eixo x do plano cartesiano, e ordenada(também chamada de contra-domínio) são todos os valores reais do eixo y. perceba que o domínio de uma função está contido na abssissa e a imagem na ordenada. Ou seja, o domínio é um subconjunto da abssissa e a imagem, um subconjunto da ordenada. Matematicamente o domínio é representado pelos valores x que satisfazem a condição de existência da função, e a imagem pela fórmula f(x).

De forma intuitiva você sabe o que é uma função, é uma regra que transforma um subconjunto primário em outro subconjunto chamado de secundário. Matematicamente a regra é a fórmula da função, o subconjunto primário é o domínio e o secundário é a imagem. Veja que uma função não é apenas a fórmula, ela é composta de 2 ideias: domínio e imagem, e a fórmula. Porém, não pensando dessa forma fica muito propício errar o conceito de função, pois te induz a pensar que a função é apenas a regra(a fórmula) em sí. Se faltar uma dessas ideias eu não posso afirmar que existe uma função. Vou fazer uma analogia com vetores: Para existir um vetor tem que existir módulo, direção e sentido. Se você tiver o módulo, a direção e não tiver o sentido você não tem o vetor. O mesmo vale para a função, se você tiver a fórmula e não tiver o domínio e a imagem, você não tem a função. Resumindo: É necessário, além da fórmula você ter o domínio para que a função exista.

Temos (f o g)(x), veja que (f o g)(x)=f(g(x)). Veja que o domínio de f é a imagem da função g(x)("É necessário que a imagem de g esteja contida no Domínio de f"). Então o domínio de f(ou a imagem de g) só existirá, se a função g(x) existir. E a condição de existencia para uma função é tirar seu domínio. Logo, "é necessário que x pertença ao domínio de g". Com o domínio de g definido, temos a imagem de g definida ou o domínio de f definido.

Fica um pouco difícil entender esses conceitos por aqui. Se não tiver ficado claro, procure alguém que possa acompanhar essa ideia contigo pessoalmente que da tudo certo. Abração!
Priimo
Priimo
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo