PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondas Estácionárias

3 participantes

Ir para baixo

Ondas Estácionárias Empty Ondas Estácionárias

Mensagem por Legendcross Qua 23 Nov 2016, 19:23

Com o carro parado no congestionamento sobre o centro de um viaduto, um motorista pôde constatar que a estrutura deste estava oscilando intensa e uniformemente. Curioso, pôs-se a contar o número de oscilações que estava ocorrendo. Conseguiu contar 75 sobes e desces da estrutura no tempo de meio minuto, quando teve de abandonar a contagem devido ao reinício lento do fluxo de carros. 
Mesmo em movimento, observou que, conforme percorria lentamente a outra metade a ser transposta do viaduto, a amplitude das oscilações que havia inicialmente percebido gradativamente diminuía, embora mantinha a mesma relação com o tempo, até finalmente cessar na chegada em solo firme. Levando-se em conta essa medição, pode-se concluir que a próxima forma estacionária de oscilação desse viaduto deve ocorrer para a frequência, em Hz, de?

Na resolução, leva-se em conta que a onda está no 1º harmônico. Por que ela está no 1º harmônico e não em um qualquer?

Legendcross
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 163
Data de inscrição : 06/09/2015
Idade : 23
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas Estácionárias Empty Re: Ondas Estácionárias

Mensagem por Euclides Qua 23 Nov 2016, 22:38

você escreveu:Na resolução, leva-se em conta que a onda está no 1º harmônico. Por que ela está no 1º harmônico e não em um qualquer?

Com o carro parado no congestionamento sobre o centro de um viaduto ... conforme percorria lentamente a outra metade a ser transposta do viaduto, a amplitude das oscilações que havia inicialmente percebido gradativamente diminuía...
Não foi registrado nenhum nodo entre o centro e o extremo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas Estácionárias Empty Re: Ondas Estácionárias

Mensagem por VctMR Seg 12 Ago 2019, 23:09

Alguém pode me ajudar nessa Rolling Eyes ... O gabarito é 5 Hz
VctMR
VctMR
Jedi
Jedi

Mensagens : 255
Data de inscrição : 11/05/2018
Idade : 23
Localização : Brasíla

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas Estácionárias Empty Re: Ondas Estácionárias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos