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Tema: Uma sociedade hedonista: O prazer como vício
Discuta a função do prazer na atualidade. Analise a idéia de que os indivíduos de hoje não aceitam conviver com a frustração nem adiar a realização de seus menores sonhos e desejos. Cultua-se um prazer imediatista, dito hedonista, que tende a se transformar num vício que não se sacia jamais, seja em termos de consumo, de relacionamentos ou de projetos de vida.
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A Grécia Antiga foi o berço de muitos princípios, tais como a democracia e a Civilização Ocidental. Outro pensamento que surgiu nessa época foi o hedonismo – a busca pelo prazer como objetivo da vida. Essa filosofia, atualmente, influência as pessoas a viciarem-se em certas substâncias e práticas. Logo, é necessário que a sociedade se organize para que essa busca pelo prazer não seja nociva.
É essencial considerar, antes de tudo, o vício mais nocivo, a dependência química. Esse vício atinge, especialmente, os jovens, uma vez que é nessa idade na qual o desejo por um prazer imediato está maior. Drogas, como a cocaína ou a heroína, por apresentarem alto fator viciante, o usuário torna-se dependente logo após o uso.
Além disso, outro vício que está presente no mundo atual é a dependência por jogos eletrônicos. Pessoas, sobretudo as crianças e os adolescentes,em uma tentativa de fugir de suas realidades, acabam viciando nesses jogos. Uma vez que esses jogos apresentam universos mais felizes ou emocionantes do que a realidade do jogador.
Fica evidente, portanto, que setores da sociedade devem realizar ações em conjunto para combater a busca do prazer como vício. Por isso, o governo deve investir mais em campanhas de combate ao uso de drogas, conscientizando os usuários e os grupos de riscos, além de oferecer o tratamento para quem deseja abandonar esse vício. Por sua vez, cabe aos pais ensinar seus filhos sobre os limites que o uso de jogos eletrônicos deve possuir.
Lucas Lopess- Mestre Jedi
- Mensagens : 531
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 29
Localização : Campo Belo, Minas Gerais, Brasil
Re: Jogadores
A Grécia Antiga foi o berço de muitos princípios, os quais foram fundamentais para o surgimento da democracia e da Civilização Ocidental[1]. Outro pensamento que surgiu nessa época foi o hedonismo – a busca pelo prazer como objetivo da vida. Essa filosofia, atualmente, influência as pessoas a viciarem-se em certas substâncias e práticas. Logo, é necessário que a sociedade se organize para que essa busca pelo prazer não seja nociva.
É essencial considerar, antes de tudo, o vício mais nocivo, a dependência química. Esse vício atinge, especialmente, os jovens, uma vez que é nessa idade na qual o desejo por um prazer imediato está maior. Drogas, como a cocaína ou a heroína, por apresentarem alto fator viciante, fazem o usuário tornar-se[2] dependente logo após o uso. [faça um período de conclusão para este parágrafo]
Além disso, outro vício que está presente no mundo atual é a dependência por jogos eletrônicos. Pessoas, sobretudo, as crianças e os adolescentes, em uma tentativa de fugir de suas realidades, acabam viciando-se[3] nesses jogos, uma vez que[4] esses jogos [repetição desnecessária de palavras sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua] apresentam universos mais felizes ou emocionantes do que a realidade do jogador. [faça um período de conclusão para este parágrafo]
Fica evidente, portanto, que setores da sociedade devem realizar ações em conjunto para combater a busca do prazer como vício. Por isso, o governo deve investir mais em campanhas de combate ao uso de drogas, conscientizando os usuários e os grupos de riscos [como deve se dar essa conscientização?], além de oferecer o tratamento para quem deseja abandonar esse vício [como?]. Por sua vez, cabe aos pais ensinar seus filhos sobre os limites que o uso de jogos eletrônicos devem[5] possuir [como eles devem fazer isso?].
[1]Não diria que a democracia é um princípio, tampouco a civilização ocidental. Reformulei a frase.
[2]A frase estava fragmentada.
[4]Erro de regência verbal. O certo é viciar-se em, ou viciar-se com.
[4]Você tinha feito uma oração subordinada sem oração principal. Assim como [2], é considerado um erro grave.
[5]Erro de concordância verbal.
Nota: 760/1000
Competência I: 160/200
Competência II: 160/200¹
Competência III: 160/200²
Competência IV: 160/200³
Competência V: 120/200*
¹Nessa competência, avaliam-se a estrutura da redação e a apresentação do tema. Em relação ao primeiro requisito, só faltaram as conclusões dos parágrafos argumentativos. Já em relação ao segundo critério, tu apresentou o tema bem citando Grécia, mas daria pra usar mais bagagem cultural, sobretudo durante os parágrafos de desenvolvimento. Eu sugeriria falar sobre Modernidade Líquida, do sociólogo Bauman, ou então sobre Razão Instrumental, do filósofo Habermas. Ambas as ideias tem a ver com o tema e deixam a sua redação muito mais autoral, não dando dúvidas ao corretor de dar a nota máxima nessa competência.
²Os argumentos estão previsíveis. Fomente-os com exemplos ou ideias de autoridades, como de filósofos. Ou então mude um ou dois argumentos, a fim de fazer uma análise pouco previsível sobre o tema, porém ainda dentro da realidade.
³Coloque mais conectivos (pegue uma tabela de conectivos e decore e use alguns bons) para relacionar melhor e mais claramente os períodos dentro de um mesmo parágrafo, pra fazer uma coesão interna melhor. Já em relação à sua coesão externa, achei que ficou boa (tu ligou os dois parágrafos de desenvolvimento através de uma relação de adição usando além disso). Por fim, faça melhor (ou seja, uso explícito, para que o corretor identifique) uso dos mecanismos de substituição, como sinônimos, hiperônimos, elipses, coesão lexical, etc, como explicado em: http://pucrs.br/gpt/coesao.php
*A proposta de intervenção está relacionada ao que foi discutido no texto. No entanto, não são explicitados os meios para a realização delas. Essa falta de detalhamento te tira 40 pontos nessa competência. Mas mesmo se tu tivesse explicado bem esses meios, ainda tiraria 160 e não 200 nessa competência, porque as propostas de intervenção não são inovadoras. Por isso eu te tirei 40 pontos duas vezes aqui, ficando com 120/200.
Fonte: grade de correção do ENEM.
[1]Não diria que a democracia é um princípio, tampouco a civilização ocidental. Reformulei a frase.
[2]A frase estava fragmentada.
[4]Erro de regência verbal. O certo é viciar-se em, ou viciar-se com.
[4]Você tinha feito uma oração subordinada sem oração principal. Assim como [2], é considerado um erro grave.
[5]Erro de concordância verbal.
Nota: 760/1000
Competência I: 160/200
Competência II: 160/200¹
Competência III: 160/200²
Competência IV: 160/200³
Competência V: 120/200*
¹Nessa competência, avaliam-se a estrutura da redação e a apresentação do tema. Em relação ao primeiro requisito, só faltaram as conclusões dos parágrafos argumentativos. Já em relação ao segundo critério, tu apresentou o tema bem citando Grécia, mas daria pra usar mais bagagem cultural, sobretudo durante os parágrafos de desenvolvimento. Eu sugeriria falar sobre Modernidade Líquida, do sociólogo Bauman, ou então sobre Razão Instrumental, do filósofo Habermas. Ambas as ideias tem a ver com o tema e deixam a sua redação muito mais autoral, não dando dúvidas ao corretor de dar a nota máxima nessa competência.
²Os argumentos estão previsíveis. Fomente-os com exemplos ou ideias de autoridades, como de filósofos. Ou então mude um ou dois argumentos, a fim de fazer uma análise pouco previsível sobre o tema, porém ainda dentro da realidade.
³Coloque mais conectivos (pegue uma tabela de conectivos e decore e use alguns bons) para relacionar melhor e mais claramente os períodos dentro de um mesmo parágrafo, pra fazer uma coesão interna melhor. Já em relação à sua coesão externa, achei que ficou boa (tu ligou os dois parágrafos de desenvolvimento através de uma relação de adição usando além disso). Por fim, faça melhor (ou seja, uso explícito, para que o corretor identifique) uso dos mecanismos de substituição, como sinônimos, hiperônimos, elipses, coesão lexical, etc, como explicado em: http://pucrs.br/gpt/coesao.php
*A proposta de intervenção está relacionada ao que foi discutido no texto. No entanto, não são explicitados os meios para a realização delas. Essa falta de detalhamento te tira 40 pontos nessa competência. Mas mesmo se tu tivesse explicado bem esses meios, ainda tiraria 160 e não 200 nessa competência, porque as propostas de intervenção não são inovadoras. Por isso eu te tirei 40 pontos duas vezes aqui, ficando com 120/200.
Fonte: grade de correção do ENEM.
Hayzel Sh- Estrela Dourada
- Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR
Re: Jogadores
Excelente correção. Obrigado, HayzelS!
Lucas Lopess- Mestre Jedi
- Mensagens : 531
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 29
Localização : Campo Belo, Minas Gerais, Brasil
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