Livros e horários, estão certos?
3 participantes
Página 1 de 2 • 1, 2
Livros e horários, estão certos?
Saudações. Me passaram esta bibliografia voltada para os estudos pro IME/ITA, gostaria que vocês me dessem o veredito.
''Lista de livros de base:
Matemática:
Marcelo Rufino volume 0
Aref 1
Aref 2
Aref 3
Aref 4
Morgado 1
Morgado 2
Iezzi 10
Iezzi 7
Caio Guimarães: complexos e polinômios
Cálculo 1: todas as aulas do projeto plin + apostila de cálculo de qualquer turma ITA IME
Física
Fis. classica (teoria)
Tópicos (exercícios)
Química
Feltre
Tu começa domingo e termina sexta. Dia física, dia química. São 3 dias pra física, 3 pra química. 10 horas de estudo por dia, sendo 1 pra matemática todo santo dia.
E todo sábado provas antigas do IME
Tem um livro lá que é assim: a matemática no vestibular do IME
Recomendo resolver todo.
Pra português: uma gramática boa de capa a capa
Inglês: aprenda inglês em 5 minutos diários (livro)
+ 10 provas antigas.
Cara, isso é só o primeiro ano.
No segundo ano você pode entrar numa turma ITA pra aprofundar
Ou estudar em casa.
Em casa você pega o Atkins pra Química, Peruanos pra matemática, Os 2 renatos britos pra física + os livros do Irodov
E 20 provas antigas pra cada.
Eu montei essa estratégia com um ex aluno e tô seguindo.
Só que de segunda não vou estudar em casa, vou entrar numa turma ITA. Mas fica a seu critério.''
Está certo?
Outra coisa, a respeito de horários como lazer no computador, como eu posso defini-los? Digo, uma hora fixa do dia que eu possa vir aqui ao fórum, ouvir música, ver vídeos no youtube, etc.
Perco muito tempo na internet e quero extirpar isto da minha rotina. Quero usar o computador vez ou outra, e sim, focar necessariamente nos estudos.
Agradeço desde já e espero que possam me auxiliar.
''Lista de livros de base:
Matemática:
Marcelo Rufino volume 0
Aref 1
Aref 2
Aref 3
Aref 4
Morgado 1
Morgado 2
Iezzi 10
Iezzi 7
Caio Guimarães: complexos e polinômios
Cálculo 1: todas as aulas do projeto plin + apostila de cálculo de qualquer turma ITA IME
Física
Fis. classica (teoria)
Tópicos (exercícios)
Química
Feltre
Tu começa domingo e termina sexta. Dia física, dia química. São 3 dias pra física, 3 pra química. 10 horas de estudo por dia, sendo 1 pra matemática todo santo dia.
E todo sábado provas antigas do IME
Tem um livro lá que é assim: a matemática no vestibular do IME
Recomendo resolver todo.
Pra português: uma gramática boa de capa a capa
Inglês: aprenda inglês em 5 minutos diários (livro)
+ 10 provas antigas.
Cara, isso é só o primeiro ano.
No segundo ano você pode entrar numa turma ITA pra aprofundar
Ou estudar em casa.
Em casa você pega o Atkins pra Química, Peruanos pra matemática, Os 2 renatos britos pra física + os livros do Irodov
E 20 provas antigas pra cada.
Eu montei essa estratégia com um ex aluno e tô seguindo.
Só que de segunda não vou estudar em casa, vou entrar numa turma ITA. Mas fica a seu critério.''
Está certo?
Outra coisa, a respeito de horários como lazer no computador, como eu posso defini-los? Digo, uma hora fixa do dia que eu possa vir aqui ao fórum, ouvir música, ver vídeos no youtube, etc.
Perco muito tempo na internet e quero extirpar isto da minha rotina. Quero usar o computador vez ou outra, e sim, focar necessariamente nos estudos.
Agradeço desde já e espero que possam me auxiliar.
ruanbentorb- Iniciante
Re: Livros e horários, estão certos?
Boa tarde,
Em matemática, o próprio Caio Guimarães fala no livro de Complexos dele que você já precisa ter a base. Assim, eu recomendo que você use o Aref 7 para isso. Vi que colocou o Iezzi de geometria analítica. Considero o do Aref melhor nesse conteúdo. Você pode usar peruanos para aprofundar matemática (são muito bons, eu garanto), mas também pode optar pelos outros volumes do Elementos da Matemática do Rufino para aprofundar, pois são exercícios que vão direto ao ponto IME ITA.
Em física eu não discordo do roteiro, mas se você já tiver alguma base em física pode ir direto pelos Tópicos(eu fiz isso e não tive muitos problemas, a explicação é boa e cada exercício que você resolve fica como fonte para o seguinte), pois economiza tempo para aprofundar. Tópicos + RB é uma combinação excelente.
Em química, sim, Feltre, mas também leia a parte teórica e resolva alguns exercícios de outros autores, que podem falar de algum outro tema que não foi abordado ou falar de um mesmo assunto com uma intenção diferente, o que é útil. Para aprofundamento, Atkins mesmo, mas creio que um livro do Nelson Santos pode ser útil como fonte de exercícios(esse eu nunca usei, então sei muita coisa sobre ele).
A estratégia de estudo é basicamente essa, e note o seguinte: com11 horas por dia , se acordar às 7 horas da manhã, estudará até às 6 da tarde, e terá tempo livre para ler, acessar à internet sem problemas
Em matemática, o próprio Caio Guimarães fala no livro de Complexos dele que você já precisa ter a base. Assim, eu recomendo que você use o Aref 7 para isso. Vi que colocou o Iezzi de geometria analítica. Considero o do Aref melhor nesse conteúdo. Você pode usar peruanos para aprofundar matemática (são muito bons, eu garanto), mas também pode optar pelos outros volumes do Elementos da Matemática do Rufino para aprofundar, pois são exercícios que vão direto ao ponto IME ITA.
Em física eu não discordo do roteiro, mas se você já tiver alguma base em física pode ir direto pelos Tópicos(eu fiz isso e não tive muitos problemas, a explicação é boa e cada exercício que você resolve fica como fonte para o seguinte), pois economiza tempo para aprofundar. Tópicos + RB é uma combinação excelente.
Em química, sim, Feltre, mas também leia a parte teórica e resolva alguns exercícios de outros autores, que podem falar de algum outro tema que não foi abordado ou falar de um mesmo assunto com uma intenção diferente, o que é útil. Para aprofundamento, Atkins mesmo, mas creio que um livro do Nelson Santos pode ser útil como fonte de exercícios(esse eu nunca usei, então sei muita coisa sobre ele).
A estratégia de estudo é basicamente essa, e note o seguinte: com11 horas por dia , se acordar às 7 horas da manhã, estudará até às 6 da tarde, e terá tempo livre para ler, acessar à internet sem problemas
GFMCarvalho- Jedi
Boa tarde, Astuto,
Primeiramente, seja bem vindo! Bem, vejo que você está se preparando para IME e ITA, além disso, vejo que está no caminho certo. Agora, se você não se sente bem (e também, não se sente preparado), fazendo as provas anteriores do IME. Você fecha as matérias do IME e ITA, e assim que você terminá-las, aí sim parte pro abraço.
Nunca fiz IME ou ITA, mas essa estratégia de estudos está show de bola, continue firme e forte na luta que assim você vai conseguir realizar seus sonhos!
Um forte abraço.
Convidado- Convidado
Se quer decorar vá no Feltre. Eu não gosto dele. Prefiro seguir a linha dele e estudar pela internet e pelo Atkins.
Convidado- Convidado
Se eu fosse vc comprava os livros do Aref e os do Iezzi de geometria, ou somente os do Aref pq Iezzi vc acha virtualmente e mesclaria as obras, http://www.rumoaoita.com/forum/index.php?topic=1168.0 nesse link um professor fala sobre as obras. Mas se vc ficar na dúvida, acho que pegando os livros do Aref+os Iezzi de geometria(não sei se são piores ou melhores que o do morgado) seria uma boa. O livro do morgado de combinatória alguns falam que é um pouco difícil, mas se vc entender pode usar ele no lugar do Aref. Aprofundamento pelo que o GFM falou está bom.
Para física, Renato Brito é muito bom pra aprofundamento, tem tbm Saraeva e livros de ensino superior como Halliday(que vc teria que escolher certos assuntos,pq alguns são desnecessários, então é melhor ter em pdf).
Para química, tem gente que fala que Feltre já está de bom tamanho, outros falam que tem que complementar com autores como Tito e Canto, Martha Reis, Usberco e Salvador, como disse o GFM. Aprofudamento são os livros que o GFM disse tbm.
Eu tenho um drive com livros de embasamento, como Tópicos de Física, Física Classica(3 de 5), Feltre e de aprofundamento, como Atkins, Renato Brito,etc. Se quiser, só acessar https://drive.google.com/drive/folders/0B0mcCp8x8EVmRjIwdE9lVEdkVkE
Edit: Não se importe com a edição dos livros do Iezzi, tenho o livro de 2013 de geometria plana e a teoria é igual ao de um pdf de 1993.
Bom estudo!
Para física, Renato Brito é muito bom pra aprofundamento, tem tbm Saraeva e livros de ensino superior como Halliday(que vc teria que escolher certos assuntos,pq alguns são desnecessários, então é melhor ter em pdf).
Para química, tem gente que fala que Feltre já está de bom tamanho, outros falam que tem que complementar com autores como Tito e Canto, Martha Reis, Usberco e Salvador, como disse o GFM. Aprofudamento são os livros que o GFM disse tbm.
Eu tenho um drive com livros de embasamento, como Tópicos de Física, Física Classica(3 de 5), Feltre e de aprofundamento, como Atkins, Renato Brito,etc. Se quiser, só acessar https://drive.google.com/drive/folders/0B0mcCp8x8EVmRjIwdE9lVEdkVkE
Edit: Não se importe com a edição dos livros do Iezzi, tenho o livro de 2013 de geometria plana e a teoria é igual ao de um pdf de 1993.
Bom estudo!
marcelomendes1- Recebeu o sabre de luz
marcelomendes1 escreveu:Se eu fosse vc comprava os livros do Aref e os do Iezzi de geometria, ou somente os do Aref pq Iezzi vc acha virtualmente e mesclaria as obras, http://www.rumoaoita.com/forum/index.php?topic=1168.0 nesse link um professor fala sobre as obras. Mas se vc ficar na dúvida, acho que pegando os livros do Aref+os Iezzi de geometria(não sei se são piores ou melhores que o do morgado) seria uma boa. O livro do morgado de combinatória alguns falam que é um pouco difícil, mas se vc entender pode usar ele no lugar do Aref. Aprofundamento pelo que o GFM falou está bom.
Bom estudo!
O de Química do Universo da Química do Daltamir também é muito bom.
Convidado- Convidado
Eu tenho todos os Fundamentos da Matemática Elementar do Iezzi. É interessante eu mesclar com TODOS os do Aref?
ruanbentorb- Iniciante
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] pode seguir essa lista ai. Você tem algumas alternativas: 1ª - seguir a lista, 2ª - Estudar por todos do Aref menos o de geometria(volume 5), que tem que ser pelos do Iezzi de geometria plana e espacial, cuidado, o Aref tem melhor geometria analítica, mas em espacial e plana os Iezzi são os melhores. 3ª - Estudar so pelos Iezzi (alguns dizem que já está de bom tamanho, depende da sua base) 4ª - melhor alternativa, porém a que necessita de mais tempo, estudar ambas as coleções,mesclando-as, escolhendo algum assunto que não está no livro do Iezzi mas que no do Aref esteja. Ou até mesmo estudar 2 vezes a mesma matéria, lendo as coleções simultaneamente(por ex: Capitulo 1 do Iezzi, depois capitulo 1 do Aref, e sucessivamente desse jeito), até você achar a coleção mais didática e que vc se adaptou melhor.
marcelomendes1- Recebeu o sabre de luz
Marcelo, Por que ele fala que o Geometria Espacial e Plana do Iezzi é melhor, mas "de longe"?
Convidado- Convidado
Vou mesclar as duas coleções. Obrigado!
ruanbentorb- Iniciante
Página 1 de 2 • 1, 2