PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia Interna

Ir para baixo

Energia Interna Empty Energia Interna

Mensagem por Convidado Seg 18 Jul 2016, 07:34

Eu baixei vários livros deste assunto, mas fiquei com uma dúvida ainda: o trabalho realizado no sistema (considero aqui, um recipiente fechado com gás à pressão constante) é feito por uma força; porém, o deslocamento da fórmula de trabalho será do centro de massa ou do ponto de contato da força? Outra dúvida: em Termodinâmica, o trabalho é a capacidade de um sistema de levantar um peso (peguei de um livro essa definição) - entendo isso como uma força que é exercida num deslocamento enquanto existe outra contrária a essa - então se um sistema de expandir no vácuo não realiza trabalho. Mas uma força não realiza trabalho em qualquer condição, desde que atua durante um deslocamento? Obrigado!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Energia Interna Empty Re: Energia Interna

Mensagem por Blackmount Dom 24 Jul 2016, 01:08

Não sei se entendi a primeira dúvida, mas o trabalho é calculado com relação ao deslocamento do êmbolo. É através desse deslocamento que sabemos quanta energia foi transferida pelo gás.

Quanto à segunda, depende da situação. Vamos supor que você tenha um recipiente com dois compartimentos, separados por uma parede. Em um dos compartimentos há gás, enquanto no outro há vácuo. Se você retirar a parede, o gás se expandirá sem nenhuma resistência, não realizando trabalho. Agora, imagine um recipiente cilíndrico vertical com um êmbolo móvel separando um compartimento de gás e outro de vácuo. Assim que o movimento do êmbolo for liberado, o gás empurrará o êmbolo, realizando trabalho igual, em módulo, ao produto do deslocamento pela intensidade do peso do êmbolo.
Blackmount
Blackmount
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 185
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos