PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre Atrito

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre Atrito Empty Dúvida sobre Atrito

Mensagem por Stevin Ter 21 Jun 2016, 16:27

Os blocos A e B tem massas 35 Kg e 20 Kg respectivamente.O Coeficiente de atrito cinético entre todas as Superfícies planas é de µ = 0,20.O ângulo do plano inclinado com a Horizontal é de 35°,e a intensidade da força aplicada em A é F = 250N. Despreze a massa e o atrito da roldana,assim como a massa do fio.Determine o módulo da Aceleração dos Blocos e a intensidade da Tensão no fio.
Dúvida sobre Atrito 2i6csgk



Meu raciocínio foi o seguinte:
Corpo A => Pax+F-T-Fat'AB = Ma.a
Corpo B => T-Pbx-Fat'AB-Fat'B = Mb.a


Equação resultante:
Pax+F-2Fat'AB-Fat'B-Pbx = (Ma+Mb).a


Isso foi o que eu pensei.Mas na realidade,a equação do Corpo B não contém o atrito entre os dois corpos (Fat'AB),contém apenas o atrito do corpo B com o plano.
O que eu queria saber é o porque que o atrito entre os dois blocos (Fat'AB) entra apenas na equação do Corpo A.Afinal esse atrito é uma força em comum em ambos os blocos,o Bloco B sobe e o atrito dele com o bloco A o puxa pra baixo,e o Bloco A desce,e o atrito dele com o bloco B o puxa para cima.


Equação de B segundo a resolução:
Corpo B => T-Pbx-Fat'B = Mb.a
Stevin
Stevin
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 27
Localização : Presidente Prudente-SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Atrito Empty Re: Dúvida sobre Atrito

Mensagem por estraveneca Sex 24 Jun 2016, 10:19

Veja da seguinte maneira: o FatAB é a força de atrito que impede o corpo A de deslizar sobre B; ele não atua diretamente sobre o corpo B, então, quando você equaciona os corpos A e B distintamente, você está analisando as forças que atuam SOBRE o corpo em análise. A força de atrito FatAB é uma força de contato da superfície B em A que resiste o movimento espontâneo de A. O que puxará o B para cima, quando o A descer, é a força de tração, que age diretamente em B.

Acho que visualizar tudo como um único bloco, segurado por uma única corda com 2T que impede-o de descer funcionaria, até que um se desprendesse do outro. Eu faria dessa forma:

F + PxAB''  - 2T - FatAB'' = mAB''.a

Não sei se estaria correto, no entanto, essa é a minha perspectiva.
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos