empuxo sobre balões - pucpr 2016
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
empuxo sobre balões - pucpr 2016
O gás hélio é bastante utilizado em balões por ser mais leve que o ar. Isso implica, por exemplo, que um mol de hélio possui uma massa de 4 g, enquanto em um mol de ar a massa correspondente é de 29 g. Considere dois balões, um contendo ar e outro gás hélio. Os balões possuem volumes iguais e estão submetidos à mesma pressão e temperatura.
Em relação ao empuxo sobre o balão com ar e com gás hélio, respectivamente, assinale a alternativa que estabelece a relação CORRETA.
A) Empuxo(ar) = 1,00 X Empuxo(Hélio).
B) Empuxo(ar) = 4,00 X Empuxo(Hélio).
C) Empuxo(ar) = 7,25 X Empuxo(Hélio).
D) Empuxo(ar) = 29,00 X Empuxo(Hélio).
E) Empuxo(ar) = 25,00 X Empuxo(Hélio).
Nesse caso, posso afirmar que o empuxo sobre os dois é igual, já que ocupam o mesmo volume? Se E = Densidade do meio x volume descolado x gravidade (os dois estão no mesmo meio, deslocam o mesmo volume e estão submetidos a mesma gravidade). A única diferença seria que o balão com ar teria P>Empuxo, enquanto o balão com hélio teria o P < Empuxo, portanto o segundo subiria? Posso afirmar tudo isso?
Em relação ao empuxo sobre o balão com ar e com gás hélio, respectivamente, assinale a alternativa que estabelece a relação CORRETA.
A) Empuxo(ar) = 1,00 X Empuxo(Hélio).
B) Empuxo(ar) = 4,00 X Empuxo(Hélio).
C) Empuxo(ar) = 7,25 X Empuxo(Hélio).
D) Empuxo(ar) = 29,00 X Empuxo(Hélio).
E) Empuxo(ar) = 25,00 X Empuxo(Hélio).
Nesse caso, posso afirmar que o empuxo sobre os dois é igual, já que ocupam o mesmo volume? Se E = Densidade do meio x volume descolado x gravidade (os dois estão no mesmo meio, deslocam o mesmo volume e estão submetidos a mesma gravidade). A única diferença seria que o balão com ar teria P>Empuxo, enquanto o balão com hélio teria o P < Empuxo, portanto o segundo subiria? Posso afirmar tudo isso?
leco1398- Jedi
Re: empuxo sobre balões - pucpr 2016
leco1398 escreveu:Nesse caso, posso afirmar que o empuxo sobre os dois é igual, já que ocupam o mesmo volume? Se E = Densidade do meio x volume descolado x gravidade (os dois estão no mesmo meio, deslocam o mesmo volume e estão submetidos a mesma gravidade). A única diferença seria que o balão com ar teria P>Empuxo, enquanto o balão com hélio teria o P < Empuxo, portanto o segundo subiria? Posso afirmar tudo isso?
Isso mesmo!! Muito bom.
Euclides- Fundador
Re: empuxo sobre balões - pucpr 2016
interessante...obrigado mestre!
leco1398- Jedi