Redação Modelo ENEM
3 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Redação Modelo ENEM
A Persistência do racismo na sociedade brasileira contemporânea
https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/a-persistencia-do-racismo-na-sociedade-brasileira-contemporanea
https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/a-persistencia-do-racismo-na-sociedade-brasileira-contemporanea
O racismo é uma prática histórica no Brasil. Na atualidade, a sua existência é influenciada pelas transformações sociais do século XXI, como a evolução dos meios de comunicação e das relações socioeconômicas baseadas em padrões culturais. Com isso, surge a problemática da intolerância racial que, entre outros motivos, relaciona-se à questões educacionais e institucionais.
O preconceito racial sempre foi uma constante no País. Atualmente, a sua existência pode surgir de forma velada, como na baixa inserção de ícones afrodescendentes na industria cultural da música e da moda ou como a baixa representatividade dessa demanda no poder público, ou pode surgir também de forma explícita nas redes sociais por meio de ''discursos de ódio'' pautados pelo anonimato, como ocorreu recentemente com a atriz Taís Araújo. Desse modo, evidencia-se que o preconceito racial nunca deixou de ser uma realidade no país, pois pode ser percebido nas novas relações sociais.
Ainda nesse sentido, a pouca abordagem desse tema no âmbito educacional contribui para a perpetuação dessa problemática. Para o educador Paulo Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno, seguindo esse pensamento, o país carece de uma educação específica para desconstruir o preconceito sobre a população afrodescendente. Do mesmo modo, apesar da constituição de 1988 ser conhecida como '' carta dos povos '' e tipificar o racismo como crime, percebe-se que a mesma promoveu poucas transformações para a igualdade racial no país.
Verifica-se, portanto, que a intolerância racial adquiriu novas características na contemporaneidade e sua continuidade é favorecida pela sua baixa inserção nas esferas legislativas e educacionais. Afim de atenuar o problema, o ministério da educação pode incluir disciplinas que promovam o reconhecimento dos afrodescendentes e o respeito as diferenças, e além do mais, os poderes legislativos e judiciário devem criar emendas constitucionais que promovam inclusão social, como a Lei de Cotas, e campanhas junto a mídia incentivando as denúncias contras esses crimes. Dessa forma, será possível eliminar uma prática que é incompatível com a diversidade cultural do país.
hugo araujo- Estrela Dourada
- Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG
Re: Redação Modelo ENEM
nossa, achei perfeito.
Quanto à citação, é algo que você viu por leitura própria mesmo ou é de alguma informação (que não encontrei) no próprio site que propôs o tema?
Quanto à citação, é algo que você viu por leitura própria mesmo ou é de alguma informação (que não encontrei) no próprio site que propôs o tema?
VioletChachki- Jedi
- Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil
Re: Redação Modelo ENEM
Obrigado.
Leitura. Vasculhe na internet, Paulo Freire, Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Caio Prado Junior, Aristóteles, Marx, Weber, Durkheim etc.
Leitura. Vasculhe na internet, Paulo Freire, Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Caio Prado Junior, Aristóteles, Marx, Weber, Durkheim etc.
hugo araujo- Estrela Dourada
- Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG
Re: Redação Modelo ENEM
Excelente.
1000. ^^
Gostei que vc não se perdeu com a introdução... quando eu vi aquele negócio de novos padrões culturais achei que vc não iria responder no texto... usou um conectivo "isso" e também explicou o que significa esses novos padrões culturais.
Todo tempo dentro do tema da continuação do racismo. Sem nada para comentar a mais.
Bons estudos.
1000. ^^
Gostei que vc não se perdeu com a introdução... quando eu vi aquele negócio de novos padrões culturais achei que vc não iria responder no texto... usou um conectivo "isso" e também explicou o que significa esses novos padrões culturais.
Todo tempo dentro do tema da continuação do racismo. Sem nada para comentar a mais.
Bons estudos.
Última edição por JaJacs em Seg 06 Jun 2016, 22:50, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Redação Modelo ENEM
Obrigado pelo incentivo JaJacs.
Bons estudos para você também. ^^
Bons estudos para você também. ^^
hugo araujo- Estrela Dourada
- Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG
Re: Redação Modelo ENEM
O racismo é uma prática histórica no Brasil. Na atualidade, a sua existência é influenciada pelas transformações sociais do século XXI, como a evolução dos meios de comunicação e das relações socioeconômicas baseadas em padrões culturais. Com isso, surge a problemática da intolerância racial que, entre outros motivos, relaciona-se à questões educacionais e institucionais.
O preconceito racial sempre foi uma constante no País. Atualmente, a sua existência pode surgir [se dá] [1] de forma velada, como na baixa inserção de ícones afrodescendentes na industria cultural da música e da moda ou como a baixa representatividade dessa demanda no poder público, ou pode surgir também de forma explícita nas redes sociais por meio de ''discursos de ódio'' pautados pelo anonimato, como ocorreu recentemente com a atriz Taís Araújo. Desse modo, evidencia-se que o preconceito racial nunca deixou de ser uma realidade [1] no país, pois pode ser percebido nas novas relações sociais.
Ainda nesse sentido, a pouca abordagem desse tema no âmbito educacional contribui para a perpetuação dessa problemática. Para o educador Paulo Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno, seguindo esse pensamento, o país carece de uma educação específica para desconstruir o preconceito sobre a população afrodescendente. Do mesmo modo, apesar da constituição de 1988 ser conhecida como ''carta dos povos'' e tipificar o racismo como crime, percebe-se que a mesma promoveu poucas transformações para a igualdade racial no país.
Verifica-se, portanto, que a intolerância racial adquiriu novas características na contemporaneidade e sua continuidade é favorecida pela sua baixa inserção [2] nas esferas legislativas e educacionais. Afim de atenuar o problema, o ministério da educação pode incluir disciplinas que promovam o reconhecimento dos afrodescendentes e o respeito as diferenças, e[,] além do mais, os poderes legislativos e judiciário devem criar [3] emendas constitucionais que promovam [a] inclusão social, como a Lei de Cotas, e campanhas junto a mídia incentivando as denúncias contras esses crimes [os crimes de racismo]. Dessa forma, será possível eliminar uma prática que é incompatível com a diversidade cultural do país.
______________________________
[1] vês que ao sugerir que o preconceito "pode surgir" controverte-se àquilo que está no final do parágrafo, "nunca deixou de ser uma realidade"
[2] "sua baixa inserção". Baixa inserção do negro no legislativo? não está bem definido, o pronome ficou vago. Cuidado com o pronome possessivo "sua"!
[3] o poder judiciário não cria leis e emendas, esse poder tem o dever de julgar segundo as leis criadas pelo legislativo.
Coesão: [2]
Coerência: [1] e [3]
Norma: Foram corrigidos no texto
Apesar de cometido alguns deslizes o texto está muito bom.
O preconceito racial sempre foi uma constante no País. Atualmente, a sua existência pode surgir [se dá] [1] de forma velada, como na baixa inserção de ícones afrodescendentes na industria cultural da música e da moda ou como a baixa representatividade dessa demanda no poder público, ou pode surgir também de forma explícita nas redes sociais por meio de ''discursos de ódio'' pautados pelo anonimato, como ocorreu recentemente com a atriz Taís Araújo. Desse modo, evidencia-se que o preconceito racial nunca deixou de ser uma realidade [1] no país, pois pode ser percebido nas novas relações sociais.
Ainda nesse sentido, a pouca abordagem desse tema no âmbito educacional contribui para a perpetuação dessa problemática. Para o educador Paulo Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno, seguindo esse pensamento, o país carece de uma educação específica para desconstruir o preconceito sobre a população afrodescendente. Do mesmo modo, apesar da constituição de 1988 ser conhecida como ''carta dos povos'' e tipificar o racismo como crime, percebe-se que a mesma promoveu poucas transformações para a igualdade racial no país.
Verifica-se, portanto, que a intolerância racial adquiriu novas características na contemporaneidade e sua continuidade é favorecida pela sua baixa inserção [2] nas esferas legislativas e educacionais. Afim de atenuar o problema, o ministério da educação pode incluir disciplinas que promovam o reconhecimento dos afrodescendentes e o respeito as diferenças, e[,] além do mais, os poderes legislativos e judiciário devem criar [3] emendas constitucionais que promovam [a] inclusão social, como a Lei de Cotas, e campanhas junto a mídia incentivando as denúncias contras esses crimes [os crimes de racismo]. Dessa forma, será possível eliminar uma prática que é incompatível com a diversidade cultural do país.
______________________________
[1] vês que ao sugerir que o preconceito "pode surgir" controverte-se àquilo que está no final do parágrafo, "nunca deixou de ser uma realidade"
[2] "sua baixa inserção". Baixa inserção do negro no legislativo? não está bem definido, o pronome ficou vago. Cuidado com o pronome possessivo "sua"!
[3] o poder judiciário não cria leis e emendas, esse poder tem o dever de julgar segundo as leis criadas pelo legislativo.
Coesão: [2]
Coerência: [1] e [3]
Norma: Foram corrigidos no texto
Apesar de cometido alguns deslizes o texto está muito bom.
Diego A- Monitor
- Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR
Re: Redação Modelo ENEM
Obrigado Diego Matheus.
Segue a Reescrita.
O racismo é uma prática histórica no Brasil. Na atualidade, a sua existência é influenciada pelas transformações do século XXI, como a evolução dos meios de comunicação e das relações socioeconômicas baseadas em padrões culturais. Com isso surge a problemática da intolerância racial que, entre outros motivos, relaciona-se à questões educacionais e institucionais.
O preconceito racial ganhou novos contornos nas últimas décadas. Hoje, a sua existência pode surgir de forma velada, como na baixa inserção de ícones afrodescendentes na indústria cultural da música e da moda ou como na baixa representatividade da população negra no poder público, ou de forma explícita nas redes sociais - através dos discursos de ódio pautados pelo anonimato, como ocorreu recentemente com a atriz Taís Araújo. Desse modo, evidencia-se a continuidade do racismo no mundo moderno.
Ainda nesse sentido, a pouca abordagem desse tema no âmbito educacional contribui para a perpetuação dessa problemática. Para o educador Paulo Freire, '' o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno '' e, seguindo esse pensamento, o país carece de uma educação específica para desconstruir o preconceito sobre a população afrodescendente. Do mesmo modo, apesar da Constituição de 1988 ser conhecida como '' Constituição Cidadão '' e tipificar a injúria racial como crime, o seu texto ainda não conseguiu amenizar a desigualdade racial histórica persistente na nação.
Verifica-se, portanto, que a continuidade do racismo na contemporaneidade é favorecida pela sua baixa abordagem no setor educacional e pela ineficácia do setor institucional. A fim de atenuar o problema, o ministério da educação pode incentivar nas escolas o reconhecimento dos afrodescendentes e o respeito às diferenças por meio de disciplinas específicas, e além disso, o Governo pode criar emendas constitucionais para promover inclusão social, como a Lei de Cotas, e campanhas junto à mídia incentivando denúncias contra os crimes raciais. Dessa forma, pode ser possível minimizar gradualmente uma prática incompatível com a diversidade do país.
hugo araujo- Estrela Dourada
- Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG
Tópicos semelhantes
» Redação Modelo ENEM
» Redação | Modelo ENEM
» Redação modelo ENEM
» Redação Modelo Enem
» Modelo de redação ENEM
» Redação | Modelo ENEM
» Redação modelo ENEM
» Redação Modelo Enem
» Modelo de redação ENEM
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|