Redação Modelo Enem
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Redação Modelo Enem
Tema:
Os efeitos da quarentena e da pandemia do novo coronavírus nas crianças
Introdução:
Em seus aforismos filosóficos, o frade São Thomas de Aquino defendeu ainda do Século XV, que todas as pessoas possuem a mesma importância. No entanto, no Brasil hodierno, essa importância não é comprovada, visto que há entraves a respeito dos dos efeitos da quarentena e da pandemia do novo corona vírus nas crianças. Com isso, urge discutir tanto os impactos desse cenário na vida das crianças, quanto a garantia da saúde a essa parcela.
D1:
Sob tal contexto em voga, a atual realidade danosa que vivem as crianças, resulta numa fragilização interpessoal dessa parcela. Essa realidade vai de encontro com o Artigo 230 da Carta Magna do Brasil, é dever do Estado amparar a sociedade e a família. Sob a luz dessa prerrogativa legal, é indiscutível que ela não é cristalizada na prática, já que os efeitos da pandemia, como o distanciamento social, a quarentena e a falta de relações físicas nas escolas, impactam de forma danosa as crianças, que nessa faixa etária, necessitam de uma convívio social ativo, para inibir futuros problemas de saúde, como a depressão. Por consequência dessa realidade comprometedora, a harmonia emocional da população será afetada.
D2:
Ademais, a saúde é um fator de suma importância no momento da quarentena, haja vista que o cuidado não deve ser negligenciado. Dado o exposto, de acordo com o filósofo contratualista Jhon Locke, o contrato social visa uma organização política e social da população através do Estado. Na édige dessa óptica, é imprescindível o amparo do Ministério da Saúde às crianças nesse momento de pandemia, na qual são submetidas ao medo constante pelo avanço da enfermidade, essa sensação de insegurança torna-se um potencializador do desgaste da saúde mental.
Conclusão:
Infere-se, portanto, que cabe ao Ministério da Educação -em conjunto com o Ministério da Saúde- , promover a implementação de aulas online mais inclusivas, respeitando o distanciamento social, ao induzir uma participação mais afetiva do aluno, através de atividades lúdicas, como o objetivo de mitigar a diminuição das relações interpessoais, uma vez que é garantida essa harmonia social, é combatido, assim, o desgaste da saúde mental das crianças. Dessa forma, os aforismos aquinianos poderão cristalizar-se na atualidade brasileira.
Os efeitos da quarentena e da pandemia do novo coronavírus nas crianças
Introdução:
Em seus aforismos filosóficos, o frade São Thomas de Aquino defendeu ainda do Século XV, que todas as pessoas possuem a mesma importância. No entanto, no Brasil hodierno, essa importância não é comprovada, visto que há entraves a respeito dos dos efeitos da quarentena e da pandemia do novo corona vírus nas crianças. Com isso, urge discutir tanto os impactos desse cenário na vida das crianças, quanto a garantia da saúde a essa parcela.
D1:
Sob tal contexto em voga, a atual realidade danosa que vivem as crianças, resulta numa fragilização interpessoal dessa parcela. Essa realidade vai de encontro com o Artigo 230 da Carta Magna do Brasil, é dever do Estado amparar a sociedade e a família. Sob a luz dessa prerrogativa legal, é indiscutível que ela não é cristalizada na prática, já que os efeitos da pandemia, como o distanciamento social, a quarentena e a falta de relações físicas nas escolas, impactam de forma danosa as crianças, que nessa faixa etária, necessitam de uma convívio social ativo, para inibir futuros problemas de saúde, como a depressão. Por consequência dessa realidade comprometedora, a harmonia emocional da população será afetada.
D2:
Ademais, a saúde é um fator de suma importância no momento da quarentena, haja vista que o cuidado não deve ser negligenciado. Dado o exposto, de acordo com o filósofo contratualista Jhon Locke, o contrato social visa uma organização política e social da população através do Estado. Na édige dessa óptica, é imprescindível o amparo do Ministério da Saúde às crianças nesse momento de pandemia, na qual são submetidas ao medo constante pelo avanço da enfermidade, essa sensação de insegurança torna-se um potencializador do desgaste da saúde mental.
Conclusão:
Infere-se, portanto, que cabe ao Ministério da Educação -em conjunto com o Ministério da Saúde- , promover a implementação de aulas online mais inclusivas, respeitando o distanciamento social, ao induzir uma participação mais afetiva do aluno, através de atividades lúdicas, como o objetivo de mitigar a diminuição das relações interpessoais, uma vez que é garantida essa harmonia social, é combatido, assim, o desgaste da saúde mental das crianças. Dessa forma, os aforismos aquinianos poderão cristalizar-se na atualidade brasileira.
Última edição por GuilhermeSS em Seg 31 maio 2021, 11:44, editado 1 vez(es)
GuilhermeSS- Jedi
- Mensagens : 226
Data de inscrição : 18/04/2020
Idade : 23
Localização : Teresina, Piauí
Re: Redação Modelo Enem
Bom dia Guilherme!
Bom... vamos iniciar sua correção! De parágrafo em parágrafo e com calma, veremos todos os pontos q iremos discutir! Vamo q vamo!
I) Introdução:
-> "... defendeu, ainda do Século XV, ..."
Aqui, é importante vc por a vírgula q pontuei em negrito, pois vc está especificando uma data.
-> "... pessoas possuem ..."
Nesse trecho, temos um vício de linguagem...
Quando vc fala ele, em voz alta, não fica bom... não soa bem
Recomendo que vc altere essa parte... pode colocar outro verbo, ou então uma locução!
-> "... respeito dosdos efeitos ..."
Se atente ao digitar sua redação!
Quando vc digita errado, da ao entender que vc errou ai do outro lado do computador, e eu pontuarei isso! Logo, sempre revise seu texto, tanto escrito quanto digitado!
-> "...corona vírus coronavírus ..."
Vc considera a palavra "coronavírus" junta ou separada?
Pois, no tema, ela está junta, mas na sua redação, está separada...
Atente-se a isso.
-> "... impactosdesse deste cenário ..."
Se atente ao uso desses tipos de pronomes...
Eles costumam confundir mesmo!
-> "... aessa esta parcela. ..."
-> A respeito do seu primeiro parágrafo, gostei!
Vc contextualizou e soube ligar as suas ideias...
Apenas atente-se ao digitar o seu texto. Vamos para o 2º parágrafo!
II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "Sob tal contexto, em voga, ..."
Primeiro, não entendi o uso desse "em voga" nesse trecho...
Segundo, é necessário uma vírgula antes do mesmo, pois vc está utilizando um advérbio ali.
-> "... crianças, resulta ..."
Não precisa da vírgula aqui!
-> " ... é dever do Estado amparar a sociedade e a família. ..."
Aqui ficou sem sentido...
Pois, vc falou que tal realidade vai de encontro com um artigo da Constituição, e logo após, vc cita isso. O que vc quis dizer?
1. Relatar o que fala no artigo? Se for isso, refomule o trecho.
2. Falar por vc mesmo? Se for isso, reformule também, e mais ainda, pois ai a ideia do artigo que vc citou na frase anterior ficou solta e sem ligação...
-> "... Sob a luz dessa prerrogativa legal, é indiscutível que ela não é cristalizada na prática, já que os efeitos da pandemia, como o distanciamento social, a quarentena e a falta de relações físicas nas escolas, impactam de forma danosa as crianças, que nessa faixa etária, necessitam de uma convívio social ativo, para inibir futuros problemas de saúde, como a depressão. ..."
Frase muitooooo extensa.
Vc não pode escrever uma frase tão longa assim, nem nesse tipo de parágrafo, e nem em outro!!
Isso deixa o seu texto cansativo, além de deixa-lo precário também!
Vou colocar logo abaixo, uma reescritura dele! Segue:
Sob a luz dessa prerrogativa, é indiscutível que tal situação não é realizada na prática, já que os efeitos pandêmicos - distânciamento social, quarentena e a falta de relações físicas, por exemplo - impactam de forma danosa as crianças. Além disso, cabe citar que, nessa faixa etária, aquelas necessitam de um convívio social ativo, para inibir futuros problemas de saúde, como a depressão.
-> Bom... gostei do seu segundo parágrafo!
Porém, vc deve tomar mais cuidado com a linguagem que vc usa. Em uma redação, deve ser elaborada, de modo que, ela seja bonita ao ler, mas bem entendível!
Veja os tópicos que pontuei acima, leia-os com calma, e qualquer dúvida pode pontuar abaixo!
III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "... enfermidade, - essa sensação de insegurança torna-se um potencializador do desgaste da saúde mental."
Aqui, recomendo que vc altere essas vírgulas, e coloque outra pontuação. No caso, eu prefiro o travessão!
-> O seu segundo parágrafo está muito bom!
Gostei dele; apenas para pontuar que, em parágrafos de desenvolvimento, é importante que haja pelo menos 4 - 5 frases. Sendo todas elas bem arrumadas com as devidas pontuações!
Atente-se a essa ideia!
Vamos para o último parágrafo!
IV) Conclusão:
-> " -em conjunto com o Ministério da Saúde- , promover a implementação de aulas online mais inclusivas,respeitando o distanciamento social, ao induzir uma participação mais afetiva do aluno, através de atividades lúdicas, como o objetivo de mitigar a diminuição das relações interpessoais, uma vez que é garantida essa harmonia social, é combatido, assim, o desgaste da saúde mental das crianças. ..."
Frase muitoooo longa de novo!
Não pode esse tipo de coisa! Irei reescreve-lo para que vc veja seus erros! Vamo q vamo:
- em conjunto com o Ministério da Saúde - promover a implementação de aulas online mais inclusivas, induzindo uma participação mais efetiva do aluno. Tal interação social pode ser feita através de atividades lúdicas, com o objetivo de mitigar a diminuição das relações interpessoais. Nesse aspecto, portanto, é perceptível que, uma vez que é garantida a harmonia social, será combatido o desgaste da saúde mental das crianças.
Bom...
Fechamos sua correção!
A princípio, a sua ideia textual está boa! Porém, vc caiu em alguns pontos, que são importantíssimos na redação! Estrutura, estilística, coesão e coerência...
Recomendo, portanto, vc dar uma olhada com calma no que eu pontuei acima e ver o que vc errou! Qualquer dúvida não deixe de falar, ok?!
E quero ver mais redações suas por aqui!
Abraços! E um bom domingo para vc!
Bom... vamos iniciar sua correção! De parágrafo em parágrafo e com calma, veremos todos os pontos q iremos discutir! Vamo q vamo!
I) Introdução:
-> "... defendeu, ainda do Século XV, ..."
Aqui, é importante vc por a vírgula q pontuei em negrito, pois vc está especificando uma data.
-> "... pessoas possuem ..."
Nesse trecho, temos um vício de linguagem...
Quando vc fala ele, em voz alta, não fica bom... não soa bem
Recomendo que vc altere essa parte... pode colocar outro verbo, ou então uma locução!
-> "... respeito dos
Se atente ao digitar sua redação!
Quando vc digita errado, da ao entender que vc errou ai do outro lado do computador, e eu pontuarei isso! Logo, sempre revise seu texto, tanto escrito quanto digitado!
-> "...
Vc considera a palavra "coronavírus" junta ou separada?
Pois, no tema, ela está junta, mas na sua redação, está separada...
Atente-se a isso.
-> "... impactos
Se atente ao uso desses tipos de pronomes...
Eles costumam confundir mesmo!
-> "... a
-> A respeito do seu primeiro parágrafo, gostei!
Vc contextualizou e soube ligar as suas ideias...
Apenas atente-se ao digitar o seu texto. Vamos para o 2º parágrafo!
II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "Sob tal contexto, em voga, ..."
Primeiro, não entendi o uso desse "em voga" nesse trecho...
Segundo, é necessário uma vírgula antes do mesmo, pois vc está utilizando um advérbio ali.
-> "... crianças, resulta ..."
Não precisa da vírgula aqui!
-> " ... é dever do Estado amparar a sociedade e a família. ..."
Aqui ficou sem sentido...
Pois, vc falou que tal realidade vai de encontro com um artigo da Constituição, e logo após, vc cita isso. O que vc quis dizer?
1. Relatar o que fala no artigo? Se for isso, refomule o trecho.
2. Falar por vc mesmo? Se for isso, reformule também, e mais ainda, pois ai a ideia do artigo que vc citou na frase anterior ficou solta e sem ligação...
-> "... Sob a luz dessa prerrogativa legal, é indiscutível que ela não é cristalizada na prática, já que os efeitos da pandemia, como o distanciamento social, a quarentena e a falta de relações físicas nas escolas, impactam de forma danosa as crianças, que nessa faixa etária, necessitam de uma convívio social ativo, para inibir futuros problemas de saúde, como a depressão. ..."
Frase muitooooo extensa.
Vc não pode escrever uma frase tão longa assim, nem nesse tipo de parágrafo, e nem em outro!!
Isso deixa o seu texto cansativo, além de deixa-lo precário também!
Vou colocar logo abaixo, uma reescritura dele! Segue:
Sob a luz dessa prerrogativa, é indiscutível que tal situação não é realizada na prática, já que os efeitos pandêmicos - distânciamento social, quarentena e a falta de relações físicas, por exemplo - impactam de forma danosa as crianças. Além disso, cabe citar que, nessa faixa etária, aquelas necessitam de um convívio social ativo, para inibir futuros problemas de saúde, como a depressão.
-> Bom... gostei do seu segundo parágrafo!
Porém, vc deve tomar mais cuidado com a linguagem que vc usa. Em uma redação, deve ser elaborada, de modo que, ela seja bonita ao ler, mas bem entendível!
Veja os tópicos que pontuei acima, leia-os com calma, e qualquer dúvida pode pontuar abaixo!
III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "... enfermidade, - essa sensação de insegurança torna-se um potencializador do desgaste da saúde mental."
Aqui, recomendo que vc altere essas vírgulas, e coloque outra pontuação. No caso, eu prefiro o travessão!
-> O seu segundo parágrafo está muito bom!
Gostei dele; apenas para pontuar que, em parágrafos de desenvolvimento, é importante que haja pelo menos 4 - 5 frases. Sendo todas elas bem arrumadas com as devidas pontuações!
Atente-se a essa ideia!
Vamos para o último parágrafo!
IV) Conclusão:
-> " -em conjunto com o Ministério da Saúde- , promover a implementação de aulas online mais inclusivas,
Frase muitoooo longa de novo!
Não pode esse tipo de coisa! Irei reescreve-lo para que vc veja seus erros! Vamo q vamo:
- em conjunto com o Ministério da Saúde - promover a implementação de aulas online mais inclusivas, induzindo uma participação mais efetiva do aluno. Tal interação social pode ser feita através de atividades lúdicas, com o objetivo de mitigar a diminuição das relações interpessoais. Nesse aspecto, portanto, é perceptível que, uma vez que é garantida a harmonia social, será combatido o desgaste da saúde mental das crianças.
Bom...
Fechamos sua correção!
A princípio, a sua ideia textual está boa! Porém, vc caiu em alguns pontos, que são importantíssimos na redação! Estrutura, estilística, coesão e coerência...
Recomendo, portanto, vc dar uma olhada com calma no que eu pontuei acima e ver o que vc errou! Qualquer dúvida não deixe de falar, ok?!
E quero ver mais redações suas por aqui!
Abraços! E um bom domingo para vc!
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