PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Teorema da Bola Cabeluda

+2
WladimirC
Elcioschin
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por Elcioschin Sex 28 Jan 2011, 20:16

Imaginem uma esfera, com toda a sua supefície coberta de cabelos.
Foi matematicamente provado, em 1912, que é impossível pentear esta cabeleira de modo uniforme. Quaisquer tentativas implicam em pelo menos um tufo, isto é, pelo menos um lugar onde os cabelos não estão deitados.
Do ponto de vista matemático é o mesmo que dizer que "qualquer campo vetorial uniforme numa superfície esférica possui pelo menos uma singularidade".

Embora pareça apenas uma curiosidade, este teorema tem aplicações importantes na Física.
Alguém poderia sugerir alguma aplicação?
Eu conheço duas: serve para explicar o clima e serve para projetar reatores de fusão nuclear.
Sugestões?
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71876
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por WladimirC Sex 28 Jan 2011, 20:23

Ah que isso mestre, para com isso :aac: . Como que pode um negócio desse? Eu entendi a parte do cabelo. Quando falou do campo vetorial, pronto, travou o windows. Não faço a menor ideia de aplicação porque não sei o que é singularidade. Mas estou curioso para entender isso tudo.
WladimirC
WladimirC
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 192
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 32
Localização : Guarujá, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por Euclides Sex 28 Jan 2011, 21:06

Caro amigo Elcioschin: você é formidável!!!

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por WladimirC Sex 28 Jan 2011, 21:09

Euclides escreveu:Caro amigo Elcioschin: você é formidável!!!

Idem.
WladimirC
WladimirC
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 192
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 32
Localização : Guarujá, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por Elcioschin Sex 28 Jan 2011, 22:18

Wladimir

Se você verificar na sua cabeça, verá que tem um ponto singular: o centro do redemoinho dos seus cabelos. Por mais que você tente nunca irá conseguir um penteado uniforme.
O mesmo ocorre numa esfera.

Se você já estudou eletricidade deve se lembrar que o campo elétrico entre as placas de um capacitor plano é uniforme.
Isto significa que os vetores representativos do campo são paralelos, isto é, são uniformes.

Um exemplo de singularidade: baseado na teoria do big-bang, há aproximadamente 13,5 bilhões de anos o universo consistia em um único ponto, onde se concentrava toda a sua massa. Após o big-bang ele começou a se expandir e continua se expandindo até hoje. Este ponto é uma singularidade. Os físicos imaginam e provam tudo o que aconteceu após a grande explosão. Entretanto, exatamente no momento da explosão (e antes dela) não dá nem para imaginar o que era, pois, segundo as provas nem o tempo existia.

Então, singularidade é tudo aquilo que foge a um padrão.

Vamos ver as consequência e aplicações do teorema:

1) Existem ventos no ar que cobre a Terra. Por este teorema prova-se que a velocidade horizontal do vento, em algum ponto da Terra (pelo menos 1) é nula. Tendo em mente que os ventos típicos são diferentes de zero, este ponto estará quase sempre isolado e muitas das vezes estará cercado por um ciclone. Portanto, em qualquer instante deve haver pelo menos um ciclone na atmosfera terrestre.

2) Os reatores de fusão nuclear experimentais utilizam câmaras magnéticas para conter o plasma superaquecido. Para funcionar, o campo magnético deve ser uniforme. É óbvio, portanto que as câmaras NÃO podem ser esféricas, senão haveria(m) ponto(s) com campos não uniformes.

Sabe qual foi a saída dos físicos e matemáticos? Imagine uma câmara de ar de um pneu (ou uma rosquinha). Este corpo é denominado toro. Os matemáticos provaram que no toro NÃO existe singularidade (o campo na sua superfícia é uniforme). Então construiram as câmaras magnéticas com este formato.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71876
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por WladimirC Sex 28 Jan 2011, 22:36

Nossa :!: Que viagem mestre! Eu não tinha nem ideia disso, nada, absolutamente nada. Então haverá ciclone 24hrs na Terra, em virtude desse teorema. Sensacional! cheers Deixa eu ver se entendi: o campo vetorial comportaria-se como os fios de cabelo. Em um determinado ponto haveria tal singularidade. É isso? Fui pesquisar singularidade matemática: uma singularidade é geralmente um ponto no qual um dado objeto matemático não é definido, ou um ponto de um conjunto excepcional onde ele não é "bem comportado" de alguma maneira particular, como em diferenciação. É uma definição extensa. Qualquer "pertubação" em uma função seria um exemplo de singularidade?
WladimirC
WladimirC
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 192
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 32
Localização : Guarujá, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por Euclides Sex 28 Jan 2011, 23:22

WladimirC,

o mestre Elcio tem uma grande habilidade para tratar de assuntos complexos. O teorema da bola peluda (é conhecido por esse nome no mundo todo) faz parte de um campo avançado da Matemática chamado Topologia. A Topologia Matemática é o estudo do espaço.

Até a terceira dimensão lidamos com vetores e espaços vetoriais. A partir daí os elementos se chamam tensores e o cálculo tensorial é coisa que, para você fazer idéia, Einstein teve de estudar por dois anos com um matemático italiano para poder completar suas idéias sobre a relatividade.

Espaços e campos vetoriais são estudados em cursos superiores de Engenharia, Física e Matemática. Esse assunto escapa da minha competência.

O tratamento que o Elcio deu foi, porém, divertido e interessante.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por WladimirC Sex 28 Jan 2011, 23:39

Pow, bota habilidade nisso; e conseguir torná-lo acessível a um cérebro em estágio inicial como o meu, tinha que ser o mestre!
WladimirC
WladimirC
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 192
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 32
Localização : Guarujá, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por luiseduardo Sáb 29 Jan 2011, 02:14

Muito boa mesmo.
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por JoaoGabriel Sáb 29 Jan 2011, 08:32

Nossa sem comentários mesmo^^
Unbelievable! Shocked
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O Teorema da Bola Cabeluda Empty Re: O Teorema da Bola Cabeluda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos