PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suprimento de oxigênio para os tecidos

2 participantes

Ir para baixo

Suprimento de oxigênio para os tecidos Empty Suprimento de oxigênio para os tecidos

Mensagem por EduardoCaram Ter 10 maio 2016, 17:52

O suprimento de oxigênio para tecidos depende de diversos fatores, resumidos nas lista a seguir:

. ventilação dos pulmões
. trocas gasosas entre o ar que entra nos pulmões e o sangue
. transporte de oxigênio no sangue
. trocas gasosas entre o sangue rico em oxigênio e os tecidos
. utilização do oxigênio pelas células

Quando uma pessoa que vive próxima ao nível do mar vai para um lugar de elevada altitude, todas essas etapas são afetadas. Considerando essa situação, resolva as atividades a seguir.

a) Uma das respostas imediatas a essa situação é a aceleração da ventilação pulmonar, ou seja, a respiração pode ser tornar ofegante. Esse comportamento faz com que o pH do sangue se torne mais alcalino. Baseando-se no que aprendeu sobre controle da respiração, explique como ocorre essa resposta.

b) A exposição à altitude provoca uma ligeira redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio. Por que? Nessa situação, o que deve acontecer com a difusão de oxigênio nos pulmões? E nos tecidos? Justifique sua resposta.

c) Após o período de aclimatação, aumenta a concentração de hemácias no sangue. Qual é a relação entre esse fato e a situação descrita no item b?

EduardoCaram
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/05/2016
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Suprimento de oxigênio para os tecidos Empty Re: Suprimento de oxigênio para os tecidos

Mensagem por karnstein Qua 15 Mar 2017, 21:08

A) Em ambientes com grande altitude, o ar fica rarefeito e a concentração de Oxigênio (O2) diminui. Para compensar a falta de O2 em cada inspiração normal, o corpo efetua a respiração ofegante. Como o sistema respiratório humano é baseado em uma expiração após cada inspiração, haverá, também, um grande número de expirações onde cada uma irá eliminar parte do gás carbônico (CO2) residual mas, em grande quantidade, essas expirações irão eliminar muito mais CO2 do que o normal pro organismo e, como o CO2 no sangue forma ácido carbônico - que o torna ácido-, a diminuição da sua concentração irá tornar o meio sanguíneo alcalino.

B) Em grandes altitudes, a pressão barométrica é menor e a pressão parcial do oxigênio na atmosfera também é menor, o que diminui a saturação da hemoglobina. Com uma respiração normal, a difusão de O2 nos pulmões será dificultada. Já nos tecidos, isso irá reduzir a captação de O2 pelos músculos, por isso que em elevadas altitudes se terá uma diminuição da aptidão para exercícios aeróbios. Essa dificuldade ocorre devido à redução do gradiente de pressão entre os capilares e os tecidos.

C) Como há pouco oxigênio em altitudes elevadas, a captação do mesmo deve ser otimizada. Com uma maior concentração de hemácias, aumenta a captação de O2 em cada inspiração. A elevação do volume do sangue, facilita, portanto, a difusão do O2 para o líquido intersticial.
karnstein
karnstein
Jedi
Jedi

Mensagens : 204
Data de inscrição : 12/10/2016
Idade : 27
Localização : goiânia, goiás, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos