(Bahiana 2014.2) Eletrostática
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(Bahiana 2014.2) Eletrostática
(Bahiana 2014.2) A esteira elétrica requer tanto lubrificação quanto limpeza, pois o uso desse equipamento sem manutenção produz o aumento da intensidade da corrente elétrica e pode danificar o motor que gira o cilindro e movimenta a lona da esteira.
Com base nos conhecimentos de Física, pode - se afirmar que o aumento da intensidade da corrente no circuito da esteira elétrica sem manutenção, deve - se:
01) à redução do valor a força contraeletromotriz do motorelétrico
02) ao aumento da força eletromotriz do gerador elétrico do circuito
03) ao aumento da diferença de potencial elétrico do motor
04) à redução da resistência elétrica total do circuito
05) ao aumento da potência consumida pelo motor
GABARITO: 01
Com base nos conhecimentos de Física, pode - se afirmar que o aumento da intensidade da corrente no circuito da esteira elétrica sem manutenção, deve - se:
01) à redução do valor a força contraeletromotriz do motorelétrico
02) ao aumento da força eletromotriz do gerador elétrico do circuito
03) ao aumento da diferença de potencial elétrico do motor
04) à redução da resistência elétrica total do circuito
05) ao aumento da potência consumida pelo motor
GABARITO: 01
rodrigos.souza- Iniciante
- Mensagens : 21
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Localização : Salvador
Re: (Bahiana 2014.2) Eletrostática
Com a falta de lubrificação o motor (um receptor) passa a "trancar", o que reduz sua força contraeletromotriz (em via da redução da indução de tensão tida em consequência da diminuição do fluxo magnético, que, por sua vez, ocorre em decorrência da redução da velocidade de rotação da bobina), de forma que a tensão que antes era aplicada pelo gerador a essa fcem passe a ficar atuando apenas em sua própria resistência interna, que por isso passa a receber mais corrente, podendo danificar-se.
Última edição por Christian M. Martins em Seg 25 Abr 2016, 15:40, editado 1 vez(es)
Re: (Bahiana 2014.2) Eletrostática
Um motor elétrico funciona de acordo com a Lei de Gauss: a força contra-eletromotriz surge induzida pela variação de um campo magnético \epsilon=-d\phi/dt . Quando a rotação do motor é reduzida pelos atritos, a variação do campo magnético é reduzida e, como consequência, reduz-se a força contra eletromotriz e há maior dissipação por efeito joule, ocasionando a queima.
PS: questão super forte da Bahiana.
PS: questão super forte da Bahiana.
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
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Re: (Bahiana 2014.2) Eletrostática
Lei de Gauss ou de Faraday-Neumann-Lenz, Euclides? Acho que você está confundindo com fluxo elétrico!
Re: (Bahiana 2014.2) Eletrostática
Faraday-Neumann-Lenz.Christian M. Martins escreveu:Lei de Gauss ou de Faraday-Neumann-Lenz, Euclides? Acho que você está confundindo com fluxo elétrico!
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Euclides- Fundador
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Re: (Bahiana 2014.2) Eletrostática
Se eu alterar a sua observação vai ficar sem sentido. A correção fica, assim, a posteriori.
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Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
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Localização : São Paulo - SP
Re: (Bahiana 2014.2) Eletrostática
Ola,ainda nao consegui entender a relacao da corrente eletrica com a lei de faraday.Obrigada
ANA LUISA VIEIRA- Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/04/2016
Idade : 31
Localização : VERA CRUZ
Re: (Bahiana 2014.2) Eletrostática
Você sabe como funcionam motores?
Neles existem espiras a rotacionar em via de campos magnéticos produzidos por outros componentes. Sabendo pela Lei de Faraday que o fluxo magnético (Φ) e a tensão induzida (ε) por ele são dados por:
Φ = ABcosθ
ε = -∆Φ/∆t
É possível deduzir que, com a redução da frequência de rotação das espiras, reduz-se tanto a variação do cosseno do ângulo entre o vetor campo magnético (B) e a área da espira (A), quanto a área da espira afetada por ele, de forma que tal tensão induzida seja reduzida com o "trancar" do motor.
Essa parcela da tensão que já não é mais aplicada no receptor (motor) - já que sua força contraeletromotriz reduziu - passa a ser aplicada no próprio gerador, de forma que a corrente que percorre sua resistência interna aumente, já que, pela Lei de Ohm:
R = U/i (tensão diretamente proporcional à corrente)
O aumento da corrente pode estragar o gerador e, consequentemente, o aparelho.
Neles existem espiras a rotacionar em via de campos magnéticos produzidos por outros componentes. Sabendo pela Lei de Faraday que o fluxo magnético (Φ) e a tensão induzida (ε) por ele são dados por:
Φ = ABcosθ
ε = -∆Φ/∆t
É possível deduzir que, com a redução da frequência de rotação das espiras, reduz-se tanto a variação do cosseno do ângulo entre o vetor campo magnético (B) e a área da espira (A), quanto a área da espira afetada por ele, de forma que tal tensão induzida seja reduzida com o "trancar" do motor.
Essa parcela da tensão que já não é mais aplicada no receptor (motor) - já que sua força contraeletromotriz reduziu - passa a ser aplicada no próprio gerador, de forma que a corrente que percorre sua resistência interna aumente, já que, pela Lei de Ohm:
R = U/i (tensão diretamente proporcional à corrente)
O aumento da corrente pode estragar o gerador e, consequentemente, o aparelho.
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