dúvida
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
dúvida
Ex.1
NH3+ H2O → NH4+ OH-
Como devo fazer a dissociação do NH3 e H2O?
Porque não fica N+ H3- H+ OH- (sei que está incorreto, mas não entendo o porquê)
Ex.2
HCl + H2O ↔ H3O+ + Cl-
H+ Cl- H2+ O- (sei que está incorreto, mas não entendo o porquê)
NH3+ H2O → NH4+ OH-
Como devo fazer a dissociação do NH3 e H2O?
Porque não fica N+ H3- H+ OH- (sei que está incorreto, mas não entendo o porquê)
Ex.2
HCl + H2O ↔ H3O+ + Cl-
H+ Cl- H2+ O- (sei que está incorreto, mas não entendo o porquê)
mari- Estrela Dourada
Re: dúvida
Oi amigo, não se esqueça que a amônia é uma base de Lewis, devido o N ter um par eletrônico livre. O que acontece é o seguinte:
- um H da água doa seu elétron do compartilhamento da ligação covalente para o O. Assim temos um H+ e um OH-.
- o par eletrônico do N é doado para o H+, sucedendo-se uma ligação dativa. Assim temos o NH4+ formado.
Figura para exemplificar:
Espero ter ajudado, abraço!
- um H da água doa seu elétron do compartilhamento da ligação covalente para o O. Assim temos um H+ e um OH-.
- o par eletrônico do N é doado para o H+, sucedendo-se uma ligação dativa. Assim temos o NH4+ formado.
Figura para exemplificar:
Espero ter ajudado, abraço!
Convidado- Convidado
Gabriel, obrigada pela ajuda.
Eu posso dizer que nesta eq. química houve hidratação?
E sempre que houver H2O um H vai ser "ligado" ao elemento que recebe? No caso N...
Eu posso dizer que nesta eq. química houve hidratação?
E sempre que houver H2O um H vai ser "ligado" ao elemento que recebe? No caso N...
mari- Estrela Dourada
Veja se pensei corretamente, por gentileza:
HCl + H2O <-> H3O+ + Cl
HCl é ácido, mas há 3 pares eletrônicos livres :. não usarei Lewis e sim Arrhenius.
HCl doa H+ para a base (H2O)
HCl + H2O <-> H3O+ + Cl
HCl é ácido, mas há 3 pares eletrônicos livres :. não usarei Lewis e sim Arrhenius.
HCl doa H+ para a base (H2O)
mari- Estrela Dourada
Não mapll, essa reação não configura uma hidratação. Em química, existem compostos chamados complexos, ou compostos de coordenação, que são formados por um elemento central - geralmente um metal - que aceita pares eletrônicos de várias moléculas do mesmo composto, formando várias ligações dativas em torno dele.
Veja um exemplo de complexo, o hexamincobalto (III):
Veja que amônia faz ligações dativas ao crômio, mas também repare que a estrutura química dos ligantes não foram alteradas: o crômio permanece como está, assim como as amônias não se alteram.
Uma hidratação não deixa de ser uma complexação: a água contém um átomo de O que tem dois pares eletrônicos disponíveis, e então eles podem ser doados para algum metal, formando ligações dativas. Daí nasce um complexo hidratado, veja:
Então, o que aconteceu entre o NH3 e a água não é uma hidratação, e sim uma neutralização
Respondendo a sua segunda pergunta: sim, caso o composto seja uma base de Lewis, ele vai ter um par eletrônico disponível para doar, no caso para o H.
Se for ácido, ele vai receber um par eletrônico, como no caso do HCl: o H+ aceita dois elétrons do H2O, formando o H3O+. No caso da teoria de Arrhenius, ele doou um H+, o que dá na mesma.
Abraço!
Veja um exemplo de complexo, o hexamincobalto (III):
Veja que amônia faz ligações dativas ao crômio, mas também repare que a estrutura química dos ligantes não foram alteradas: o crômio permanece como está, assim como as amônias não se alteram.
Uma hidratação não deixa de ser uma complexação: a água contém um átomo de O que tem dois pares eletrônicos disponíveis, e então eles podem ser doados para algum metal, formando ligações dativas. Daí nasce um complexo hidratado, veja:
Então, o que aconteceu entre o NH3 e a água não é uma hidratação, e sim uma neutralização
Respondendo a sua segunda pergunta: sim, caso o composto seja uma base de Lewis, ele vai ter um par eletrônico disponível para doar, no caso para o H.
Se for ácido, ele vai receber um par eletrônico, como no caso do HCl: o H+ aceita dois elétrons do H2O, formando o H3O+. No caso da teoria de Arrhenius, ele doou um H+, o que dá na mesma.
Abraço!
Convidado- Convidado
Muito obrigada por toda ajuda!!
mari- Estrela Dourada