Cesgranrio
3 participantes
Página 1 de 1
Cesgranrio
No esquema a seguir, as cargas +Q de mesmo módulo estão fixas, enquanto a carga +q, inicialmente em repouso na origem do sistema de eixos, pode deslizar sem atrito sobre os eixos x e y. O tipo de equilíbrio que a carga +q experimenta nos eixos x e y, respectivamente, é:
a) estável, estável.
b) instável, instável.
c) estável, instável.
d) instável, estável.
e) estável, indiferente.
Gabarito: C
Alguém poderia me dizer o porquê de no eixo y o equilíbrio é instável? Ele não seria estável?
Desde já, eu agradeço.
a) estável, estável.
b) instável, instável.
c) estável, instável.
d) instável, estável.
e) estável, indiferente.
Gabarito: C
Alguém poderia me dizer o porquê de no eixo y o equilíbrio é instável? Ele não seria estável?
Desde já, eu agradeço.
Lucas Lopess- Mestre Jedi
Re: Cesgranrio
Movimentando ligeiramente (d) a carga q, por exemplo, no sentido do eixo Y+ ocorre:
1) Cada carga Q exerce uma força F de repulsão sobre q (uma no sentido noroeste e outra no sentido nordeste): F = kqQ/(a² + d²)
2) A resultante é no sentido norte (Y+) e vale R = 2.F.cosθ = 2.F.[d/√(a² + d²)]
3) A carga q nunca mais retornará para o ponto O, mesmo com o valor de R diminuindo ---> Equilíbrio instável
1) Cada carga Q exerce uma força F de repulsão sobre q (uma no sentido noroeste e outra no sentido nordeste): F = kqQ/(a² + d²)
2) A resultante é no sentido norte (Y+) e vale R = 2.F.cosθ = 2.F.[d/√(a² + d²)]
3) A carga q nunca mais retornará para o ponto O, mesmo com o valor de R diminuindo ---> Equilíbrio instável
Elcioschin- Grande Mestre
Obrigado, Elcioschin
Mas tenho uma dúvida. Por que ocorre esse movimento d? Se as cargas estão todas no eixo x, a força de repulsão não é apenas nesse eixo?
Mas tenho uma dúvida. Por que ocorre esse movimento d? Se as cargas estão todas no eixo x, a força de repulsão não é apenas nesse eixo?
Para entender você precisa saber a teoria! Eis a definição de cada tipo de equilíbrio:
SE for exercida um pequena força ∆F num corpo e, com isto ela se afastar uma pequena distância ∆x (eu chamei de d)
1) Se o corpo voltar EXATAMENTE ao ponto onde estava o equilíbrio é estável (é o caso da força ∆F aplicada no vértice de um cone apoiado sobre a base, num plano horizontal).
2) Se o corpo se movimentar e continuar em equilíbrio numa nova posição similar o equilíbrio é indiferente (é o caso da força aplicada no cone apoiado sobre uma geratriz).
3) Se o corpo se movimentar e não voltar à posição anterior nem numa nova posição similar o equilíbrio é instável (é o caso do mesmo cone se equilibrando sobre o vértice)
Logo, este movimento é causado por uma força externa.
SE for exercida um pequena força ∆F num corpo e, com isto ela se afastar uma pequena distância ∆x (eu chamei de d)
1) Se o corpo voltar EXATAMENTE ao ponto onde estava o equilíbrio é estável (é o caso da força ∆F aplicada no vértice de um cone apoiado sobre a base, num plano horizontal).
2) Se o corpo se movimentar e continuar em equilíbrio numa nova posição similar o equilíbrio é indiferente (é o caso da força aplicada no cone apoiado sobre uma geratriz).
3) Se o corpo se movimentar e não voltar à posição anterior nem numa nova posição similar o equilíbrio é instável (é o caso do mesmo cone se equilibrando sobre o vértice)
Logo, este movimento é causado por uma força externa.
Ok. Obrigado, Elcioschin
Pq que a carga não poderá retornar para o ponto O ? (a parte que é equilíbrio instável entendi)
Juliana Kaire dos Santos- Iniciante
Porque a força resultante na carga q é no eixo y para CIMA: a carga vai sempre se distanciar da origem, até o infinito. Logo não existirá equilíbrio dela nunca mais.
Muito obrigada!!
Juliana Kaire dos Santos- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos