PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinemática

2 participantes

Ir para baixo

Cinemática Empty Cinemática

Mensagem por Miguel Alberto Qua 20 Jan 2016, 23:05

Olá, 

Um rio de 500 m de largura e com margens retilíneas e paralelas é atravessado por um barco que o trafega perpendicularmente às suas margens com uma velocidade constante de 36 km/h. Considere que as águas do rio percorrem seu leito paralelamente às suas margens com uma velocidade constante de 18 km/h, despreze as dimensões do barco e assinale o que for correto. 

01) O intervalo de tempo que o barco leva para atravessar o rio é de 50 s. 

02) Durante a travessia, a distância que o barco percorre ao longo da margem é de 300 m. 

04) Para um observador fixo no ponto de partida da travessia do barco, a trajetória realizada pelo barco é retilínea. 

08) Para um observador fixo no ponto de partida da travessia do barco, o barco afasta-se com velocidade de 15 m/s. 

16) A força resultante que atua sobre o barco está na mesma direção da trajetória desse barco.

Nesse tipo de questão, deve-se trabalhar com a velocidade relativa? E se o barco estivesse contra a correnteza? 
Grato.
Miguel Alberto
Miguel Alberto
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 20/10/2015
Idade : 26
Localização : Maringá

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática Empty Re: Cinemática

Mensagem por Euclides Qua 20 Jan 2016, 23:54

Velocidades são vetores. A velocidade do barco em relação às águas é de 36 km/h e perpendicular às margens.

O rio possui um velocidade em relação às margens paralela a elas. Ao trafegar o barco executa simultaneamente dois movimentos:

1- perpendicular às margens a 36 km/h
2- paralelo ás margens a 18 km/h

o primeiro é responsável pelo tempo de travessia e o outro pela posição final após a travessia.

Cinemática 186

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos