O som da praça
5 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
O som da praça
Na praça de uma cidade (representada num sitema xOy) existem dois conjuntos de auto-falantes, separados de 50 m, um na origem O(0, 0) e o outro no semi-eixo X positivo.
No conjunto da origem existem 2 auto-falantes e no outro 3 auto-falantes, todos iguais.
Sabe-se da Física que a intensidade do som varia proporcionalmente com o quadrado da distância.
Onde uma pessoa deverá colocar-se a fim de que o som dos dois grupos se ouça com a mesma intensidade?
Obs.: Muita atenção nos detalhes!!!
No conjunto da origem existem 2 auto-falantes e no outro 3 auto-falantes, todos iguais.
Sabe-se da Física que a intensidade do som varia proporcionalmente com o quadrado da distância.
Onde uma pessoa deverá colocar-se a fim de que o som dos dois grupos se ouça com a mesma intensidade?
Obs.: Muita atenção nos detalhes!!!
Elcioschin- Grande Mestre
O som da praça
Olá, Elcioschin.
Consideremos os seguintes dados:
x ---> distância da pessoa até os dois auto-falantes
(50-x) --> distância da pessoa até os três auto-falantes
Se a intensidade varia proporcionalmente com o quadrado da distância, então a razão entre a quantidade de auto-falantes deve ser igual a razão entre o quadrado da distância que as separa da pessoa.
Resolvendo essa equação do 2ºgrau encontraremos:
Consideremos os seguintes dados:
x ---> distância da pessoa até os dois auto-falantes
(50-x) --> distância da pessoa até os três auto-falantes
Se a intensidade varia proporcionalmente com o quadrado da distância, então a razão entre a quantidade de auto-falantes deve ser igual a razão entre o quadrado da distância que as separa da pessoa.
Resolvendo essa equação do 2ºgrau encontraremos:
adriano tavares- Grande Mestre
Re: O som da praça
Pensei que era um par ordenado, por isso nao consegui avançar, eis minha tentativa:
Por essa equação x < 23 para que tenhamos valores de y válidos; mas parece que a solução do Tavares esta correta.
Por essa equação x < 23 para que tenhamos valores de y válidos; mas parece que a solução do Tavares esta correta.
Viniciuscoelho- Fera
Lembrem-se da observação no final do meu enunciado: Não são os "detalhes" do rei Roberto Carlos, mas existem!
Elcioschin- Grande Mestre
O ponto que o Adriano encontrou é o vértice de uma elipse (?) (lugar geométrico procurado) . São intersecções de circunferências de raios que conservam aquela proporção.
será isto?
será isto?
Euclides- Fundador
Como a intensidade (W/m² = potencia por metro quadrado) não depende da quantidade de auto-falantes, mas sim de sua qualidade (potencia), logo a intensidade de A = intensidade de B. Daí:
Viniciuscoelho- Fera
sejam:
P(x,y) o ponto onde está o ouvinte;
d2 = sqrt(x2+y2) , a distância de P até os 2 alto-falantes; e
d3 = sqrt[(50-x)2+y2] , a distância de P até os 3 alto-falantes.
O ponto com 3 alto-falantes tem potência 3 e a intensidade do som devido a eles irá variar segundo: i3 = 3/d32
Analogamente, a intensidade devido aos 2 alto-falantes irá variar por: i2 = 2/d22
(*)
Queremos: i2 = i3 -----> 2/d22 = 3/d32
ou seja,
2/(x2+y2) = 3/[(50-x)2+y2]
de onde,
x2 + y2 + 200x - 5000 = 0
ou, quadrando o termo em x,
x2 + 200x - 5000 + 10 000 - 10 000 + y2 = 0
x2 + 200x + 10 000 + y2 = 15 000
(x+100)2 + y2 = (50sqrt(6))2
A eq. em vermelho deixa mais evidente que o ouvinte deverá se colocar em qualquer ponto do lugar geométrico definido por uma circunferência com:
centro = (-100 , 0)
raio = 50*sqrt(6) =~ 122,5 m
e que corta as abscissas aprox. em +22,5m e -222,5m.
(*) aqui já fica evidente que não poderíamos ter x=y=0 ou x=50 e y=0. No entanto, quaisquer das duas condições implicariam em o ouvinte estar dentro dos alto-falantes, o que, por enquanto, é uma impossibilidade física.
Obs.: dentro do círculo sobressai o som do grupo de 2 alto-falantes; fora do círculo, sobressai o dos 3 alto-falantes.
P(x,y) o ponto onde está o ouvinte;
d2 = sqrt(x2+y2) , a distância de P até os 2 alto-falantes; e
d3 = sqrt[(50-x)2+y2] , a distância de P até os 3 alto-falantes.
O ponto com 3 alto-falantes tem potência 3 e a intensidade do som devido a eles irá variar segundo: i3 = 3/d32
Analogamente, a intensidade devido aos 2 alto-falantes irá variar por: i2 = 2/d22
(*)
Queremos: i2 = i3 -----> 2/d22 = 3/d32
ou seja,
2/(x2+y2) = 3/[(50-x)2+y2]
de onde,
x2 + y2 + 200x - 5000 = 0
ou, quadrando o termo em x,
x2 + 200x - 5000 + 10 000 - 10 000 + y2 = 0
x2 + 200x + 10 000 + y2 = 15 000
(x+100)2 + y2 = (50sqrt(6))2
A eq. em vermelho deixa mais evidente que o ouvinte deverá se colocar em qualquer ponto do lugar geométrico definido por uma circunferência com:
centro = (-100 , 0)
raio = 50*sqrt(6) =~ 122,5 m
e que corta as abscissas aprox. em +22,5m e -222,5m.
(*) aqui já fica evidente que não poderíamos ter x=y=0 ou x=50 e y=0. No entanto, quaisquer das duas condições implicariam em o ouvinte estar dentro dos alto-falantes, o que, por enquanto, é uma impossibilidade física.
Obs.: dentro do círculo sobressai o som do grupo de 2 alto-falantes; fora do círculo, sobressai o dos 3 alto-falantes.
Última edição por Medeiros em Dom 05 Dez 2010, 16:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar [color=green][sup]2[/sup][/color] nos locais onde havia esquecido durante a transcrição.)
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
obs: minha ultima tentativa esta totalmente equivocada
Viniciuscoelho- Fera
O Medeiros é o "meu herói"!!
Euclides- Fundador
Matematicamente, a resposta parece nos satisfatória; contudo, fisicamente, não, pois segundo esse modo de resolução, comum a todos os cavalheiros, não se é levado em conta a intensidade do som na delimitação dos calculos, isto é, para ondas menos intensas, logicamente, percorrerâo um menor espaço, e não terão o raio matematicamente estipulado; assim como há intensidades limites para o homem, quando abaixo desses valores, devido ao aumento de distância, não serão ouvidos. Uma resposta mais completa deveria levar em consideração a distancia da circunferencia em função da intensidade, pois o som só será ouvido até a intesidade limite.
Viniciuscoelho- Fera
Página 1 de 2 • 1, 2