(UFMG)
4 participantes
PiR2 :: Química :: Química Orgânica
Página 1 de 1
(UFMG)
Uma substância apresentou as seguintes características:
I. Descora solução de Br2 em CCl4.
II. Absorve apenas 1 mol de H2 quando submetida à reação de hidrogenação catalítica.
III. Pode apresentar isomeria óptica.
Uma fórmula estrutural possível para essa substância é:
resp:B
só pela II eu já consigo saber que é a B eu só não entendi essa I) Descora solução de Br2 em CCl4. oque isso se significa como que eu posso perceber nessa figura???
I. Descora solução de Br2 em CCl4.
II. Absorve apenas 1 mol de H2 quando submetida à reação de hidrogenação catalítica.
III. Pode apresentar isomeria óptica.
Uma fórmula estrutural possível para essa substância é:
resp:B
só pela II eu já consigo saber que é a B eu só não entendi essa I) Descora solução de Br2 em CCl4. oque isso se significa como que eu posso perceber nessa figura???
Kowalski- Estrela Dourada
Re: (UFMG)
É uma espécie de teste para se verificar se a cadeia é alifática ou insaturada.Kowalski escreveu:eu só não entendi essa I) Descora solução de Br2 em CCl4. oque isso se significa como que eu posso perceber nessa figura???
Por exemplo :
CH2 = CH2 + Br2 --------> CH2- CH2 : as ligações que sobram no produto formam um halogênio incolor. Se houve a reação - mudança de cor - sabemos que o reagente supostamente desconhecido possui dupla(s) ligações.
Última edição por Nina Luizet em Ter 03 Nov 2015, 17:25, editado 1 vez(es)
Nina Luizet- matadora
entendi , valeu!
Kowalski- Estrela Dourada
alguém poderia explicar essa questão?
victormanfro99- Jedi
"I. Descora solução de Br2 em CCl4." Então é um composto insaturado, podemos eliminar a alternativa e).
"II. Absorve apenas 1 mol de H2 quando submetida à reação de hidrogenação catalítica." Então deve apresentar apenas um ligação dupla, podemos eliminar as alternativas a), b) e d)
"III. Pode apresentar isomeria óptica." Deve apresentar carbono quiral, no composto do item c), o carbono 4 é quiral.
Item correto c)
Acredito que o gabarito esteja errado.
"II. Absorve apenas 1 mol de H2 quando submetida à reação de hidrogenação catalítica." Então deve apresentar apenas um ligação dupla, podemos eliminar as alternativas a), b) e d)
"III. Pode apresentar isomeria óptica." Deve apresentar carbono quiral, no composto do item c), o carbono 4 é quiral.
Item correto c)
Acredito que o gabarito esteja errado.
Pedro Raiher gosta desta mensagem
No meu material está letra c também, obrigado!!
victormanfro99- Jedi
PiR2 :: Química :: Química Orgânica
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos