PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Delta a mais ou delta a menos?

Ir para baixo

Delta a mais ou delta a menos? Empty Delta a mais ou delta a menos?

Mensagem por Convidado Sáb 01 Jun 2013, 15:07

Eae gente, blz!?

Certas grandezas físicas são as vezes definidas a esmo, quero dizer, certos termos importantes como sen, cos ou ∆, por ex, são omitidos... talvez pra facilitar a compreensão ou por deslize do autor, não sei... mas penso que matemática e física não tem de ser nem fácil e nem difícil, precisa ser simplesmente exata, enfim...

A omissão dum seno ou cosseno numa fórmula não é problema para mim, pois com uma teórica consideração vetorial consigo descobrir a fórmula correta. Mas como eu vou saber se está faltando ou até mesmo excedendo ∆ numa fórmula? Como fazer tal consideração teórica? Por exemplo... ∆P = d·g·∆h, se me derem esta fórmula sem ∆, P = d·g·h, eu não seria capaz de perceber que ele estaria faltando, ou que eu poderia acrescentá-lo nas grandezas P e h e tirar proveito disso.

Algum esclarecimento, plizz!?

Vlw!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Delta a mais ou delta a menos? Empty Re: Delta a mais ou delta a menos?

Mensagem por Euclides Sáb 01 Jun 2013, 15:23

Caro Jhenrique,

acredite: físicos são gente séria e não definem as coisas "a esmo". Quando você diz (não vamos nos preocupar com qual letra grega foi usada) você está definindo a pressão manométrica devida a uma coluna de fluido. Está claro que entre dois pontos desse fluido em alturas teremos:



e, consequentemente a diferença de pressão entre esses dois pontos é



em que a letra Delta designa um intervalo ou variação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Delta a mais ou delta a menos? Empty Re: Delta a mais ou delta a menos?

Mensagem por Convidado Sáb 01 Jun 2013, 16:18

Euclides escreveu:acredite: físicos são gente séria e não definem as coisas "a esmo".

Ahhh, estava me referindo aos escritores de livros didáticos...

Euclides escreveu:Está
claro que entre dois pontos desse fluido em alturas Delta a mais ou delta a menos? Gif teremos:

Delta a mais ou delta a menos? Gif


Sinto dificuldade pra fazer essas deduções lógicas... Sad

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Delta a mais ou delta a menos? Empty Re: Delta a mais ou delta a menos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos