PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reta tangente a circunferência/determinante

2 participantes

Ir para baixo

Reta tangente a circunferência/determinante Empty Reta tangente a circunferência/determinante

Mensagem por wadekly Ter 07 maio 2024, 12:49

Fessor, veja esta questão da Fuvest.


A distância entre os pontos P=(a, b) e Q= (c, d) é 1. Uma condição  (necessária e suficiente) para que a  reta PQ seja tangente à circunferência de centro na origem e raio 1 e que o determinante


{ a       b }
{ c       d }
seja
a) 0
b) +-1/2
c) +-1
d) +-2
e) <1


Eu devo montar uum sistema de 2 equações: y^2 + x^2 = 1 e a outra da reta... Não seria necessário um ponto conhecido da reta...?! Poderia me orientar?!
Perdão pela forma como montei o determinante (com chaves)... É que sou iniciante e ainda não sei todas as funções  do Forum...Muito obrigado

wadekly
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/03/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Reta tangente a circunferência/determinante Empty Re: Reta tangente a circunferência/determinante

Mensagem por Elcioschin Ter 07 maio 2024, 14:17

PQ² = (a - c)² + (b - d)² = 1² ---> I

Reta PQ --> m = (b - d)/(a - c) ---> passa por P(a, b) --->

y - yP = m.(x - xP) ---> y - b = [(b - d)/(a - c)].(x - a) ---> Calcule y ---> II

Equação da circunferência ---> x² + y² = 1 ---> 

II em I ---> Chegue numa equação do 2º grau na variável x --->

Para reta ser tangente ---> Discriminante ∆ = 0

Complete
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71856
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reta tangente a circunferência/determinante Empty Re: Reta tangente a circunferência/determinante

Mensagem por wadekly Ter 07 maio 2024, 15:30

Muitíssimo grato, Mestre pela empatia e em responder e cooperar... Havia testado resolver por sistema de equações, mas acabei trabalhando com um número grande de variáveis e me perdir completamente... Poderia ser feito pensando em distância entre ponto e reta...?!

wadekly
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/03/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Reta tangente a circunferência/determinante Empty Re: Reta tangente a circunferência/determinante

Mensagem por Elcioschin Ter 07 maio 2024, 18:09

Distância entre reta e qual ponto?

Só se for entre reta e a origem dos eixos = raio = 1
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71856
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reta tangente a circunferência/determinante Empty Re: Reta tangente a circunferência/determinante

Mensagem por wadekly Ter 07 maio 2024, 19:11

Isso mesmo, Mestre... Como eu me perco com muitas variáveis, o ponto do centro da circunferência anula um monte delas, pois as suas cordenadas são nulas...

wadekly
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/03/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Reta tangente a circunferência/determinante Empty Re: Reta tangente a circunferência/determinante

Mensagem por wadekly Ter 07 maio 2024, 20:04

Mestre, mesmo assim, queria resolver esta questão do seu jeito também... Creio que isso irá agregar aos meus conhecimentos... Entendir a ideia geral da sua resolução... Estou me perdendo na parte operacional, digamos assim... Eu devo isolar o y no primeiro membro da equação da reta e substitui-lo na primeira equacão ou na equação da circunferência...?! acho que deveria ser na da circunfêrencia, pois ela tem um ponto em comum com a reta, que é o de tangencia... Seria isso...?!

wadekly
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 29/03/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Reta tangente a circunferência/determinante Empty Re: Reta tangente a circunferência/determinante

Mensagem por Elcioschin Ter 07 maio 2024, 23:05

Sim, é isto.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71856
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reta tangente a circunferência/determinante Empty Re: Reta tangente a circunferência/determinante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos