PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton.

2 participantes

Ir para baixo

Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton. Empty Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton.

Mensagem por GercinoNogueira Qua 05 Dez 2012, 22:33

TE. 102 (CESCEM-74) O coeficiente do termo independente de x no desenvolvimento de (x - 1/x)^517 é:

a) C517, 259

b) C517, 258

c) - C517, 259

d) 0

e) 1

OBS: O gabarito afirma que a resposta é a letra d. Eu não consegui responder esta questão. Por favor, gostaria muito da resolução. Um forte abraço a todos!
GercinoNogueira
GercinoNogueira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 159
Data de inscrição : 20/11/2012
Idade : 29
Localização : Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton. Empty Re: Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton.

Mensagem por JoaoGabriel Qua 05 Dez 2012, 23:22

Questão batida.

A situação é:



Temos que:



Então, aplicando:



''Ignorando'' o binomial e a soma, desenvolvendo apenas a potência, vem:



Como queremos termo independente:



Com isso, chegamos à conclusão que k não é inteiro, contrariando este princípio do binômio. Dessa forma não há termo independente, logo seu coeficiente é zero.

Letra d mesmo



Última edição por JoaoGabriel em Qua 05 Dez 2012, 23:31, editado 1 vez(es)
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton. Empty Re: Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton.

Mensagem por JoaoGabriel Qua 05 Dez 2012, 23:29

PS talvez você se confunda com esse k que eu usei. A maioria dos livros e pessoas usa p, usam n e p. Mas eu prefiro o k, é a mesma coisa Very Happy
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton. Empty Re: Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton.

Mensagem por GercinoNogueira Qui 06 Dez 2012, 00:35

Grande João Gabriel, muito obrigado pela sua resolução. Eu tinha chegado na mesma, só que eu pensei que deveria ter uma letra oferecendo ao estudante a opção de marcar ''não existe termo independente''. Ao estar no gabarito o resultado número zero, eu pensei que tinha errado em algo. Agradeço-te novamente. Um forte abraço pra ti!
GercinoNogueira
GercinoNogueira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 159
Data de inscrição : 20/11/2012
Idade : 29
Localização : Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton. Empty Re: Fundamentos de Matemática Elementar (Samuel Hazzan) volume cinco, edição de 1977 - Binômio de Newton.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos