PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por DHST Dom 07 Out 2012, 17:37

É comum, em circuitos elétricos, que um fio passe sobre o outro sem que haja contato
elétrico, sendo a indicação dessa situação, no esquema elétrico do circuito, dada por um
pequeno arco no ponto em que haverá sobreposição. Utilizando resistores de 100 Ω, o
professor desejava que seus alunos montassem o circuito indicado a seguir e
posteriormente medissem, com seus ohmímetros, o valor da resistência equivalente entre os pontos A e B. Um aluno desatento, interpretando erradamente o salto de um fio sobre o outro, montou seu circuito unindo os dois fios em um ponto comum. Como conseqüência, a resistência equivalente de seu circuito, em Ω, resultou:

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... 234234234



(A) 25.
(B) 50.
(C) 100.
(D) 200.
(E) 500.


Como eu sei que mais circuitos assim aparecerão, eu gostaria que vocês me explicassem tim-tim por tim-tim como chegar no R equivalente de um circuito como esse quando tem um ponto no centro conectando tudo. Obrigadíssimo!
DHST
DHST
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/03/2012
Idade : 30
Localização : São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty Re: A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por Elcioschin Dom 07 Out 2012, 19:51

Sem o curto-circuito, o modo mais fácil de "enxergar" é esticando o circuito, isto é puxe o terminal A para a direita: obtém-se uma Ponte de Wheatstone equilibrada: não passa corrente no resistor da direita. Neste caso tem-se 2 ramos em paralelo cada um com 100 + 100  =  200 ohms ----> Resistor equivalente = 100 ohms

Coma ligação dos dois fios no meio tem-se

a) ) resistor da direita está curto-circuitado pelos 2 fios sem resistência. à direita.
b) Os 2 resistores que saem de A estão em paralelo ---> 50 ohms
c) Os 2 resistores que saem de B estão em paralelo ----> 50 ohms
d) Re = 50 + 50 ----> Re = 100 ohms ----> Alternativa C


Última edição por Elcioschin em Qua 16 Jul 2014, 23:26, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71785
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty Re: A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por DHST Seg 08 Out 2012, 06:50

Por acaso, o que você quis dizer com ''puxar o terminar A para a direita'' é isso?

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Circuitoooo



É claro que dando dando um jeito ficaria mais parecido com uma Ponte de Wheatstone, mas é bem isso, né?

DHST
DHST
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/03/2012
Idade : 30
Localização : São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty Re: A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por DHST Seg 08 Out 2012, 07:04

Elcioschin escreveu:não passa corrente no resistor da direita. Neste caso tem-se 2 ramos em paralelo cada um com 100 + 100 = 200 ohms ----> Resistor equivalente = 100 ohms

Eu não entendi. Há 2 ramos em paralelo, mas por que você somou 100 + 100 = 200 ohms?

O R equivalente de um ramo e depois do outro não é: 100 * 100/100 + 100 = 50 ohm e o outro a mesma coisa, dando 50 ohm e 50 ohm. Aí que daria o curto ?

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Currrto

Se não for isso, me ajude. Eu quero aprender a resolver.



DHST
DHST
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/03/2012
Idade : 30
Localização : São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty Re: A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por Elcioschin Seg 08 Out 2012, 18:58

Não é isto não

Vamos usar o seu desenho da ponte de Wheatstone

1) A ponte está equilibrada pois o produto dos resistores opostos é igual (100*100)

2) Isto significa que os potenciais dos dois terminais do resistor central são iguais.

3) Logo, pelo resistor do meio NÃO passa corrente e ela pode ser RETIRADA do circuito

4) Faça isto no seu desenho: apague o resistor central.

O que sobra então?

No ramo superior sobram dois resistores em SÉRIE ---> R = 100 + 100 ---> R = 200

O mesmo acontece no ramo inferior ----> R = 200

Finalmente temos dois resistores de 200 ohms em PARALELO ---> Re = (200*200)/(200 + 200) ---> Re = 100
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71785
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty Re: A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por DHST Seg 08 Out 2012, 20:41

Olha a Física ficando engraçada. Laughing

E, Elcio, deixa eu te perguntar, quero imaginar outro valor pros resistores, tipo, se não fossem todos 100 ohm, se em um ramo (esquerda) fossem 70 ohm e 120 ohm e em outro extremo (direita) fossem 40 ohm e 90 ohm, mantendo-se o resistor de 100 ohm ao meio, como faria?

Porque pelo que eu entendi, você só pôde cortar o resistor central porque os outros eram iguais, por exemplo, como são todos iguais, a corrente que entra se separa em duas e ela só não passa pelo meio (100 ohm) porque senão ''trombaria'' e não haveria como manter essa corrente constante, contínua, algo assim. Como fazer quando eles são diferentes, como no caso em que eu propus? Existe essa possibilidade?

Obrigado.
DHST
DHST
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/03/2012
Idade : 30
Localização : São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty Re: A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por Elcioschin Seg 08 Out 2012, 22:12

70*90 = 6 300 ----> 40*120 = 4 800 ----> A ponte NÃO está equilibrada

Neste caso não existem resistências nem em série nem em paralelo.

Este tipo de associação é denominado "ligação triângulo-estrela" ou "ligação ∆-Y"

Não é matéria do Ensino Médio: Normalmente é ensinado cursos superiores de Física e Engenharia Elétrica"
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71785
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty Re: A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por thiago ro Sáb 04 maio 2013, 14:53

Elcioschin escreveu:

a) ) resistor da esquerda está curto-circuitado pelos 2 fios sem resistência. à esquerda.
por que?

thiago ro
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 27
Localização : luís correia

Ir para o topo Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty Re: A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por Elcioschin Sáb 04 maio 2013, 15:26

Infelizmente o desenho original não consta mais no enunciado.
Assim, não tenho como te responder
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71785
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty Re: A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por thiago ro Sáb 04 maio 2013, 16:13


thiago ro
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 27
Localização : luís correia

Ir para o topo Ir para baixo

A resistência equivalente de seu circuito, em Ω... Empty Re: A resistência equivalente de seu circuito, em Ω...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos